Vênus só esfriará se tirarmos o excesso de sua atmosfera, do CO2. Se tivesse uma atmosfera semelhante à nossa atualmente, teria uma temperatura média de uns 30°C mais ou menos. Sim, seria mais quente que a Terra, mas seria um planeta tropical. O problema é a lenta rotação, mas isso poderia ser resolvido se colocarmos espelhos refletores e bloqueadores de luz ao redor de Vênus, para assim simular o tempo exato de dia e noite na Terra.
Mas se não fizermos isso, então o jeito é deixar Vênus com uma pressão atmosférica um pouco maior que a da Terra, e então haverá um equilíbrio de temperatura maior entre o lado diurno e noturno, de forma a tornar a maior parte da superfície suportável. O problema será com relação às plantas. Por exemplo, no lado noturno, onde há florestas, os espelhos refletores poderiam mandar a luz do sol para uma determinada parte, a fim de permitir um curto ciclo entre claridade e escuridão.
Só assim mesmo para permitir um clima estável, mas terá que ser bem controlado, monitorado constantemente por aparelhos refletores.
Mas para por água na superfície, só provocando um impacto de cometas, objetos do cinturão de kuiper e algumas das luas dos planetas exteriores. O mesmo com Marte, neste caso.