Caretice agora tem solução. Pelo menos é o que diz um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.
Segundo os cientistas, a exposição da área do cérebro responsável pelos julgamentos morais à cargas magnéticas altera nossa percepção do mundo fazendo com que tenhamos reações menos conservadoras diante de algo que normalmente condenaríamos.
De acordo com os pesquisadores, existe uma área do cérebro, atrás da orelha direita, que recebe o nome de junção temporo-parietal direita e que se torna mais ativa quando você julga as ações alheias em termos de boa ou má conduta. Quando expostos a carga magnética, os voluntários tiveram esta parte do cérebro parcialmente desativada, tornando-os menos rigorosos em seus julgamentos morais.
Os pesquisadores avaliaram 1200 voluntários que passaram por dois experimentos. No primeiro, 600 deles foram expostos a um poderoso campo magnético na junção temporo-parietal direita do cérebro por 25 minutos e depois tiveram que julgar as atitudes de personagens no dia a dia.
Por exemplo, um cenário descrevia um casal onde o homem permitiu que sua parceira atravessasse uma ponte extremamente perigosa.
Os voluntários com a moralidade alterada acharam que a atitude do homem foi admissível porque a garota chegou ilesa ao outro lado, enquanto resultados em pessoas que não passaram pela exposição magnética seria o contrário.
Em um segundo experimento, as 1200 pessoas responderam a um teste enquanto expostas ao magnetismo e o resultado foi o mesmo.
Todas as 600 que foram expostas ao ímã mostraram-se mais tolerantes a determinadas situações e disseram estar surpresas consigo mesmas já que certamente reagiriam de forma diferente se estivessem livres da ação magnética.
Para os pesquisadores, estes resultados mostram que nossa percepção de certo e errado não é só baseada na forma que fomos educados ou princípios religiosos e filosóficos e, sim, numa tendência biológica que pode ser controlada com estímulos externos, o que pode ajudar a entender e amenizar o comportamento de pessoas intolerantes.
Fonte:
http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11235-Imas-podem-tornar-pessoa-menos-careta-diz-pesquisa.htm