Autor Tópico: IDiotismo ensinado no Mackenzie  (Lida 2349 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
IDiotismo ensinado no Mackenzie
« Online: 02 de Maio de 2010, 11:59:06 »
30/11/2008 - 19h00
Mackenzie defende criacionismo em aulas de ciências

da Folha Online
O Instituto Presbiteriano Mackenzie, que abrange uma universidade e uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, agora assume oficialmente sua posição criacionista, aquela que defende que foi Deus quem criou o universo. A informação é do blog Ciência em Dia, comandado pelo colunista da Folha Marcelo Leite.

De acordo com o jornalista, a direção do Mackenzie não nega os avanços da biologia trazidos pelo darwinismo, mas acredita que é preciso ensinar a seus alunos que há outra explicação, de fundo religioso, para a origem das espécies.

Na escola, a doutrina criacionista é apresentada nas aulas de religião e nas de ciências. O texto postado no blog informa que, neste ano, uma série de apostilas adaptadas de material da Associação Internacional das Escolas Cristãs foi usada nos três primeiros anos do ensino fundamental 1.

Utilizadas por crianças entre seis e nove anos, a coleção se chama "Crescer em Sabedoria". Na apostila de ciências, um dos itens recebe o título de "O Plano de Deus Para os Ambientes".

Ainda de acordo com o blog, a direção do Mackenzie justifica a omissão da evolução por seleção natural na apostila argumentando que o tema está previsto apenas para o ensino fundamental 2.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: IDiotismo ensinado no Mackenzie
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2010, 12:12:19 »
Tem um aspecto positivo neste caso.

A Mackenzie, ao "deixar cair a máscara", deixou claro que não é uma entidade de ensino moderna, pois assume uma posição religiosa e obscurantista em um tema em que os dados favorecem unicamente a Teoria da Evolução.

Que os que fazem ciência boicotem esta "instituição".
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2010, 13:10:24 »
É a Instituição Presbiteriana Mackenzie.

Eu sou pastor presbiteriano. E sou contra essa postura.

Se querem defender o criacionismo, que o façam nos meios normais, tentando ganhar respeito na comunidade científica com artigos e pesquisas. Se conseguirem que ensinem, se não conseguirem, se calem.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2010, 13:11:51 »
A escola da minha irmã  ensina o dawinismo, mas explica que há o criacionismo, suas bases, etc e também diz que a ciência não utiliza essa teoria por não ter comprovação científica e que elas podem até acreditar, mas para os estudos se baserão no dawrnismo.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2010, 13:14:17 »
Em teoria o Mackenzie deveria seguir o que determina o MEC, ou seja, o criacionismo só é permitido nas aulas de religião. Nas aulas de ciência apenas a TE pode ser ensinada.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2010, 13:17:51 »
A escola da minha irmã  ensina o dawinismo, mas explica que há o criacionismo, suas bases, etc e também diz que a ciência não utiliza essa teoria por não ter comprovação científica e que elas podem até acreditar, mas para os estudos se baserão no dawrnismo.

Tão simples!

Sou a favor dessas instituições religiosas investirem em pesquisas, congressos, debates, etc. Com o dinheiro DELAS, e não do governo.
O dinheiro é delas e elas fazem o que quiserem. É até coerente investirem em algo que acreditam. Querem fazer ou falar em alguma coisa sobre o criacionismo, que o façam fora do horário de aula, ou até de preferência fora da instituição de ensino para que o aluno não se sinta pressionado a ir, mesmo sendo contra.

Mas deixar de ensinar qualquer matéria que fará falta na vida acadêmica do aluno por motivos de credo religioso....

É decepcionante.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2010, 13:41:10 »
...a direção do Mackenzie não nega os avanços da biologia trazidos pelo darwinismo, mas acredita que é preciso ensinar a seus alunos que há outra explicação, de fundo religioso, para a origem das espécies.

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2010, 14:00:22 »
Meu filho passa pelo mesmo problema: A escola dele, judaica, ensina o Criacionismo (primeiro, claro) e depois a TE.

O que eu não entendo e já questionei os professores dele (por e-mail) é o seguinte: Quando decidiram por esta forma de ensino, alguém por um acaso pensou nas milhares de dúvidas e conflitos que uma criança (no caso, meu filho) levaria para casa?

Todo o final de semana ele me vem com um monte de perguntas confundindo TE x Criacionismo. Considero tal medida, na idade em que se ensina, de extrema falta de tato com as crianças. Por ser fantastico e irrefutável, o Criacionismo poderia ser ensinado após os 16 anos (é um palpite), assim, o jovem tira suas conclusões sozinho e tranquilamente.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2010, 14:18:54 »
A argumentação geral destas escolas é que a criança "irá escolher". Que piada. Ao falarem isto ignoram preceitos básicos pedagógicos e, ao confrontarem, na cabeça de uma criança, este tipo de engodo, fazem um enorme desserviço ao crescimento intelectual do educando. Desculpem-me pela clareza, mas considero estas escolas verdadeiras estupradoras de mentes.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2010, 14:27:55 »
E de fato são. Resta saber o motivo: Estão gerando futuros mantenedores ou futuros lunáticos?

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2010, 15:33:05 »
A argumentação geral destas escolas é que a criança "irá escolher".
[...]
Boa. Podia se fazer uma votação pra molecada poder escolher qual a realidade mais bacana.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2010, 17:22:57 »
A argumentação geral destas escolas é que a criança "irá escolher". Que piada. Ao falarem isto ignoram preceitos básicos pedagógicos e, ao confrontarem, na cabeça de uma criança, este tipo de engodo, fazem um enorme desserviço ao crescimento intelectual do educando. Desculpem-me pela clareza, mas considero estas escolas verdadeiras estupradoras de mentes.

Pelo mesmo argumento, todo tipo de pseudociência poderia ser ensinado na escola: astrologia, negacionismo do holocausto, deuses astronautas etc.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2010, 22:09:21 »
Tenho um filho e jamais permitirei que ele curse qualquer escola confessional. Mas, se por hipótese, meu filho estivesse cursando uma e eu descobrisse que ali se ensina criacionismo, eu o retiraria de lá imediatamente.

O "X" da questão é que o ensino de criacionismo é, na realidade, proselitismo religioso travestido de (pseudo)ciência.

E o argumento que devem ser ensinadas a TE e o criacionismo para que as crianças possam escolher embute uma falácia e uma covardia.

A falácia é que o criacionismo não é ciência.

A covardia é que a maioria das crianças vem crescendo em um ambiente religioso e isto irá influenciá-las na "decisão".

É revoltante.
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2010, 12:34:37 »
A covardia é que a maioria das crianças vem crescendo em um ambiente religioso e isto irá influenciá-las na "decisão".

É revoltante.

A criança aceita o mundo que lhe é dado. Por isso engole qualquer religião, e cresce fortemente condenada a não mudar de posição.

Uma vez fui rebatido nestas questões: disseram-me que ensinar ciência para uma criança também era uma doutrinação. Bem... o argumento tem seus méritos, mas fica difícil aceitar a premissa de que se ensinar o ceticismo é uma doutrinação. Já imaginaram a situação? "Seu filho é um bitolado: não acredita em nada que não tenha um bom conjunto de evidências. Evidências! Pode? Bah!".

É um contrasenso.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2010, 11:22:15 »
Aqui em casa não tem esse problema de confusão com a minha irmã porque para ela o criacionismo não faz sentido. A única confusão que causa nela é se deus existe ou não, a princípio ela está agnóstica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!