E pra finalizar, eu diria que a felicidade não depende da crença em algum deus, e sim nos seguintes fatores: boa saúde, boa educação, felicidade amorosa, boa condição financeira, união familiar, amizades, esporte, lazer etc. Faça um teste: quando estiver no meio das pessoas – seja no trabalho ou por onde andar – observe no que as pessoas mais falam. Você pode ter certeza que de deus elas muito pouco falaram, mas de dinheiro é conversa não faltará. Na verdade, cá comigo, para mim a maioria das pessoas finge acreditar em seres sobrenaturais – há exceções, é tanto que algumas se matam por isso.
Um abraço e até a próxima.
Quem se apega a algo não pode ser feliz meu caro, pois se perde, já não é mais feliz. E se felicidade é estar feliz (não momentos felizes) qualquer coisa que lhe trás uma perda, é o caminho contrário à felicidade.
"Há certos homens que pretendem ser felizes todos aqueles que vivem a seu bel-prazer. Mas tal é falso, de todos os pontos de vista, porque não há desgraça pior do que querer o que não convém. És menos infeliz por não conseguires o que queres, do que por ambicionar obter algo inconveniente. De fato, a malícia da vontade ocasiona ao homem males maiores do que a fortuna pode lhe trazer de bens".
Além do exemplo acima, do "querer e não poder" que tras a infelicidade, há muitos outros que mostra que seus exemplos de pessoas felizes está redondamente errado. Só um exemplo:
Hoje acordei tranqüilo, sem nenhum problema, nem preocupação, até quando resolvi viajar 100 km para renovar minha CNH no Detran. Encostei meu carro embaixo de uma árvore, e quando voltei tinha um amassado enorme em cima do capô. Quando meu amigo me mostrou chegou doer o coração. Não consegui mais me concentrar em nada, e fiquei a tarde todo nervoso, e angustiado, como se tivesse perdido um "dente da frente". Para completar perdi minha lente de contato quando fui pegar para fazer os exames de vista. Estava tão "nas nuvens", que deixei as lentes caírem, e só encontrei uma. Cheguei na clínica médica puto da vida, e se aquele médico me reprovasse, eu não sei nem o que eu faria de tão nervoso que eu estava.
Isso foi hoje pela manhã, e até agora estou angustiado por causa do amassado no carro, e a perda da lente. Ou seja: se eu não tivesse me apegado ao carro, nem a lente, certamente não teria passado por essa angústia toda, que acabou com meu dia. Esse exemplo serve até para um simples celular que as pessoas se apegam, e quando notam um arranhãozinho, perdem seus dias.
Portando, nem dinheiro, nem amigos, nem uma namorada linda, nem condições financeiras boas, nem mesmo uma boa família unida, pode ser considerado como forma de felicidade. Pois, a felicidade é estar feliz, ou seja, feliz em absoluto, e não momentos felizes, e para estar feliz é preciso de uma coisa muito difícil de se aprender: não se apegar a nada de material nem perecível.
abraços