Desse financiamento existe uma contrapartida dos estados e municípios. Ou seja, os estados e municípios também têm que utilizar seus recursos na o financiamento dentro de suas esferas de ação. Com a publicação da EC-29, foi definida uma obrigatoriedade para isso, com um porcentual de investimento dos recursos (FPM, ISS, IPTU etc) na saúde. Havia a princípio um investimento de 5% dos recursos em saúde, mas esses valores seriam aumentados nos anos seguintes à publicação da emenda. Acho que hoje está em 15%, mas não tenho certeza.
Duas coisas importantes no finciamento: os recursos estão nas mãos do gestor (secretários de saúde) e não do poder central e existe a obrigação dos recursos serem investidos conforme a destinação dos blocos. Assim, não se pode desviar os recursos do PSB para pagar o ESF, por exemplo. Como são feitas essas conferências? Existe a obrigação do gestor em apresentar um relatório de gestão anual contendo todos os gastos e onde foram investidos. Existem as comprovações também das notas e, por fim, se o uso for semelhante ao que acontecia no EB, não é utilizado dinheiro no processo de compra, mas notas de empenho entre os fornecedores que venceram uma licitação (cadastrados no SICAF).
Existe também uma auditoria, o DENASUS, que faz a fiscalização dos recursos. Outro órgão fiscalizador é o Conselho de Saúde (Estadual, Municipal e Nacional), que também fiscaliza a aplicação dos recursos.
É claro que, com tudo isso, acaba havendo ainda desvio de verbas, notas frias etc. Tanto que sempre se vê essas notícias nos jornais. Por exemplo, desvio de verbas no estado de São Paulo, para aplicação no mercado finceiro:
http://www.unasus.org.br/noticias.php?id=513EDIT: A auditoria mostrou os mesmos problemas em MG, RS e DF:
http://www.fss.org.br/noticia_view.php?id=192A princípio pensei em escrever sobre cada bloco, mas isso é demasiado longo e acabei por encontrar na Internet uns artigos que tratam do assunto de uma forma bastante interessante:
Emenda Constitucional 29:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc29.htmFinanciamento do SUS (resumo de uma palestra):
http://www.conasems.org.br/cosems/mt/documentos/FinanciamentoSUSElizabeth.pdfParte do Financiamento como definido pelo Pacto pela Saúde (documento do CONASS):
http://www.conass.org.br/admin/arquivos/NT%2013-06.pdfFuncionamento e Financiamento do SUS (um resumão):
http://revistadoutrina.trf4.jus.br/index.htm?http://revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao035/maria_gadelha.htmlManual de auditoria do DENASUS:
http://sna.saude.gov.br/download/Manual%20Recurso%20%20Financeiro_2004-jul.pdf