Autor Tópico: Qual o futuro do catolicismo ??  (Lida 1272 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Qual o futuro do catolicismo ??
« Online: 05 de Maio de 2010, 17:34:27 »
Bem,logo após sua posse,o papa Bento XVI disse que ele preferia que a igreja católica com menos membros,mas que fossem dedicados à religião,do que uma igreja com muitos membros que fosse,digamos...só encheção de linguiça.Não sei se a vontade do "santo" papa vai se realizar um dia,mas a tendência é o catolicismo...mirrar em termos de número de membros,mas ser uma igreja mais atuante na sociedade ?
« Última modificação: 05 de Maio de 2010, 17:39:46 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Re: Qual o futuro do catolicismo ??
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2010, 18:05:46 »
Muito complexa essa questão. Como seria tirar todos os membros encheção de lingüiça? Excomungando todos? Não vejo como a Igreja poderia mensurar e manter um controle mínimo disso.

Outra questão é: católicos atuantes na sociedade, em relação a o quê? A ICAR vem perdendo fiéis para outras correntes do cristianismo, mas ser católico ou o que quer que seja não implica em nenhum tipo de interação de coletivo, interno ou externo.
8-)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2010, 18:12:16 »
Muito complexa essa questão. Como seria tirar todos os membros encheção de lingüiça? Excomungando todos? Não vejo como a Igreja poderia mensurar e manter um controle mínimo disso.

Outra questão é: católicos atuantes na sociedade, em relação a o quê? A ICAR vem perdendo fiéis para outras correntes do cristianismo, mas ser católico ou o que quer que seja não implica em nenhum tipo de interação de coletivo, interno ou externo.

É que há muitos que se dizem católicos,mas só aparecem na igreja em raras ocasiões...as paróquias não têm uma relação de membros ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2010, 19:28:48 »
Bem,logo após sua posse,o papa Bento XVI disse que ele preferia que a igreja católica com menos membros,mas que fossem dedicados à religião,do que uma igreja com muitos membros que fosse,digamos...só encheção de linguiça.Não sei se a vontade do "santo" papa vai se realizar um dia,mas a tendência é o catolicismo...mirrar em termos de número de membros,mas ser uma igreja mais atuante na sociedade ?

Pelo que entendi é o seguinte, nada daqueles católicos liberais ( bem ao estilo do Brasil) que aceita entre outras coisas o homossexualismo, métodos anticoncepcionais, pesquisas com células tronco, casamento para os sacerdotes, entre outros. Nada daqueles católicos que só vão à igreja uma vez por ano ou só para casar. Uma igreja mais voltada para seus dogmas e mais fechada em si mesmo. Mais radical com a sociedade e menos contraditória com aquilo que prega.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2010, 21:38:53 »
Se for assim, então, com a modernização da mentalidade social, a tendência é que, se fizer isso, vai acabar sumindo. Já que a tendência é que ela está perdendo seguidores, então com isso o número vai reduzir bastante e talvez durar só mais algumas poucas gerações, até não haver mais catolicismo propriamente dito.

E no lugar do catolicismo, as outras correntes continuarão a existir, se estas pregarem atos mais modernos, de acordo com a presente sociedade. Mas devo lembrar que nem sempre um ato por ser moderno será saudável.

Ou seja, uma religião que prega atos que já não mais se encaixam numa presente sociedade tenderá a sumir. Já as que liberam tais comportamentos, se manterão por afinidade. É uma tendência que vejo, pois não faria sentido manter uma religião medieval, tirando a fé religiosa.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2010, 09:41:00 »
4 Ton Mantis

......................................

Qual o futuro do catolicismo?  

Bem, logo após sua posse, o papa Bento XVI disse que ele preferia que a igreja católica com menos membros, mas que fossem dedicados à religião; do que uma igreja com muitos membros, que fosse, digamos... só encheção de linguiça. Não sei se a vontade do "santo" papa vai se realizar um dia, mas a tendência é o catolicismo... mirrar em termos de número de membros, mas ser uma igreja mais atuante na sociedade?

A mim parece-me "óbvio" - que se o império católico está a naufragar - é porque não tem sido consequente, com as suas premissas básicas: Amai-vos ou respeitai-vos uns aos outros, como "deuses"; irmãos, ou no mínimo, primos e amigos.

Aparentemente, a divina e imperial família dos césares romanos, apoderou-se habilmente da hierarquia cristã, dando dessa forma continuidade à realeza e ao império, sob o disfarce de "santa Madre Igreja Católica".

Na prática o papa é sucessor de césar; com as vantagens, de ser o máximo representante legal do pai de "Jesus na terra" (deus" à direita e césar à esquerda: e os dois são o mesmo). Só que mantém o erro dos seus antepassados: persiste em manter um estatus, incompatível com a democarcia ocidental, conquistada pelos iluministas "cristãos" do século XVlll e XlX.

Ao impedir que o sexo feminino, aceda por vocação espontânea ao cardinalato e consequentemente ao papado, está a violar escandalosamente, os princípios ético e morais, propostos pelo seu aparente fundador: "O Cristo".

Ao conservar anacronicamente a manuntenção obrigatória do celibato sacerdotal e uma aparente e anti-natural castidade erótica e sexual, está a contribuir para a persistência da "paneleirice" clerical.

Ora a meu ver, esse é justamente o "tendão de aquiles" do sacro-império romano, astutamente transformado em principado, ou divinato católico.

Eu acredito piamente, como perfeitamente plausível, que  - "ROMA ou o AMOR" - veio para tentar ficar. Só que, para de facto conseguir efectivamente ficar, de forma bem sucedida para sempre, tem de necessária e urgentemente, efectuar umas reparações doutrinárias nos seus dogmas de importância fundamental:

Amai-vos uns aos outros, implica a livre expressão amorosa que me parece inseparável do erotismo e do sexo.

Ora ao continuarem a fazer o culto, da imagem de "Jesus Cristo e de sua admirável mãe" - como exemplos de perfeição humana e divina - baseados na ideia, pouco saudável, que a castidade compulsiva, é o cúmulo da virtude animal e espiritual, estão a contribuir, para os "crimes aberrantes" socialmente cometidos, pelos seus "irrepreensíveis" representantes, ao longo da história.

Que o celibato seja facultativo, acho muito bem; dado que em minha opinião, o cristianismo é uma sociologia-político-religiosa, razoavelmente malandra...

O chefe de estado do Vaticano, devia esclarecer, de uma vez por todas, que o celibato, não tem nada a ver com castidade compulsória e muito menos obrigatória.

Finalmente, o papa e os seus pares, deviam arrumar companhia em público e privado, segundo a sua natural inclinação erótica e sexual. Senâo, fico com a péssima impressão - que o Vaticano é um império homo, não assumido - que dá o mais escandaloso dos maus exemplos de sempre, apesar de se afirmarem impecavelmente heteros.

Estou em crer, que se os "príncipes" católicos, pretendem conservar com autêntica honestidade intelectual, ética e moral, o seu vasto império teocrático - têm de urgentemente - tornarem-se consequentes "democraticamente" e começarem a brilhar, com virtudes humanas e divinas mais naturais, em termos animais e espirituais. :idea:          

« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 11:57:42 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2010, 11:03:33 »

Pelo que entendi é o seguinte, nada daqueles católicos liberais ( bem ao estilo do Brasil) que aceita entre outras coisas o homossexualismo, métodos anticoncepcionais, pesquisas com células tronco, casamento para os sacerdotes, entre outros. Nada daqueles católicos que só vão à igreja uma vez por ano ou só para casar. Uma igreja mais voltada para seus dogmas e mais fechada em si mesmo. Mais radical com a sociedade e menos contraditória com aquilo que prega.

É mais ou menos por aí mesmo. O papa inclusive andou esses dias condenando o sincretismo religioso do catolicismo brasileiro.

Se for assim, então, com a modernização da mentalidade social, a tendência é que, se fizer isso, vai acabar sumindo. Já que a tendência é que ela está perdendo seguidores, então com isso o número vai reduzir bastante e talvez durar só mais algumas poucas gerações, até não haver mais catolicismo propriamente dito.

E no lugar do catolicismo, as outras correntes continuarão a existir, se estas pregarem atos mais modernos, de acordo com a presente sociedade. Mas devo lembrar que nem sempre um ato por ser moderno será saudável.

Ou seja, uma religião que prega atos que já não mais se encaixam numa presente sociedade tenderá a sumir. Já as que liberam tais comportamentos, se manterão por afinidade. É uma tendência que vejo, pois não faria sentido manter uma religião medieval, tirando a fé religiosa.

Se olharmos para o passado, veremos que religiões vem e vão, como modismos em geral, adaptando-se às tendências sociais de cada tempo.

Vendo por esse prisma, podemos dizer que o catolicismo é uma religião em extinção, o protestantismo uma religião de meia idade. Isso, pelo menos em termos de ocidente.

Assim, o que se espera é que o catolicismo se extingua ou se modifique, a exemplo do que tem ocorrido com o fenômeno religioso no decorrer da história humana.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!