Autor Tópico: Imortalidade da alma:pq essa idéia existe ?  (Lida 1825 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Imortalidade da alma:pq essa idéia existe ?
« Online: 08 de Maio de 2010, 19:41:16 »
Vou ser bem sucinto:Pra mim,a idéia da não existência é tão insuportável para o ser humano(pelo menos para a maioria dos mesmos)que essa idéia acabou surgindo como um paliativo,um consolo para as angústias diante da morte.Meu raciocínio está correto ?
« Última modificação: 08 de Maio de 2010, 19:43:17 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Imortalidade da alma:pq essa idéia existe ?
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2010, 20:19:58 »
Acho que isso ajuda, mas parece haver mais do que isso. Parece que, desde crianças, nossos cérebros tem a tendência a classficar as pessoas como algo diferente de "objetos" materiais. Uma criança, bebê, vai se surpreender com coisas "mágicas" acontecendo com objetos inanimandos, mas não vai ver nada demais com pessoas que façam coisas fisicamente malucas, aparecer onde não poderiam estar fisicamente (através de truques de edição de vídeo ou ilusionismo). Não se supreendem se elas parecem agir coincidentemente da mesma forma que os fantasmas fazem.

Então talvez essa distinção biológica inata de gente e coisas físicas, tenha uma tendência a perdurar em uma maneira racionalizada, mesmo quando aprendemos que pessoas também são físicas.

Isso não é uma explicação "total" da coisa, todo o contexto histórico da ignorância humana sobre a realidade e o desenvolvimento dos mitos e religiões, e a transmissão cultural, também tem um papel fundamental. Teoricamente isso apenas muito provavelmente seria suficiente para se ter uma crença em qualquer coisa que seja, sem precisar de uma explicação além de que alguém influente algum dia imaginou que seria verdade e convenceu outras pessoas, que convenceram seus filhos, e assim por diate. Mas esse aspecto desse tratamento ou classificação distinta que a mente humana faz para pessoas e coisas pode ser um componente importante, talvez contribuindo para múltiplas emergências dessas crenças, não requerendo uma única "linhagem" cultural ou "transmissão horizontal" da idéia. O que pode ter ocorrido, só não precisa ser a explicação para todo caso, e também ajudaria a explicar a assimilação.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2010, 21:58:21 »
Acrescente à idéia da não existência, também, a dor da perda. Além de querermos ser eternos, não suportamos a idéia de que nossos entes um dia vão embora.

Esses fatores nos acompanham em nossa vida sincrônica, mas não podemos esquecer o fator histórico também. Antes de qualquer coisa, há a crença na sobrevivência pós-morte porque ela é ensinada como verdade às pessoas desde que nascem. Meu primeiro contato com morte foi, antes de ouvir o verbo "morrer", ouvir que as pessoas, um dia, vão para o céu.
« Última modificação: 08 de Maio de 2010, 22:03:38 por Acolon »
8-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2010, 03:08:51 »
O problema não é a imortalidade da alma e sim o próprio conceito de alma. A alma por sua definição é imortal mesmo, assim como deus é o ser criador do universo. O Waldo Vieira vai mais longe e associa o conceito de alma a consciência com a sua conscienciologia. Foi uma experiência interessante ser um estudante da consciênciologia  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2010, 12:03:59 »
Como disseram: medo da não existência ou consciência (já que alguns se contentam em virar animais depois da morte), e a divinização humana.
Não deseje.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2010, 12:42:26 »
Ah,agora me lembrei pq postei esse tópico...essa idéia de "alma imortal" não surgiu com o filósofo Platão ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2010, 13:08:32 »
Ah,agora me lembrei pq postei esse tópico...essa idéia de "alma imortal" não surgiu com o filósofo Platão ??

O conceito de alma, dissociada do corpo físico, é anterior a Platão, pois Tales de Mileto já a mencionava.

Como para Platão o conhecimento não existe como aprendizado, e sim como recordação, ele supos que a alma existe antes do nascimento do indivíduo, implicando na possibilidade da alma resistir à morte física. O passo seguinte foi torná-la imortal.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2010, 06:23:08 »
Geotecton

Está falando da alma, ou da ideia de alma? Se está falando da ideia de alma, concerteza que essa ideia existe. Mas se está falando da alma, então está se referindo a você mesmo. Qualquer testemunha de Jeová, lhe assegurará que você de facto existe. Você é uma alma vivente!!!

Mas se entretanto, você apenas se refere a um conceito mais abstracto de você próprio, entâo isso é mais controverso; na minha opinião isso exige experiência pessoal, ou "evidência anedótica".

Quanto a mim, qualquer pessoa que sonha, sente esse estado "fantasmagórico" de ser. Claro, que não sei se os cientistas sonham, mas quem sabe? Só eles o podem confirmar...
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2010, 06:35:09 »
Adriano

O problema não é a imortalidade da alma e sim o próprio conceito de alma. A alma por sua definição é imortal mesmo, assim como deus é o ser criador do universo.

Nem todas as heresias estão de acordo, que "deus" criou o universo. No tempo de Platão, foi um engenheiro-arquitecto genial, ou demiurgo, que o fez; lembra-se de Efesto? Mais modernamente, entre certos gnósticos, "deus", é simplesmente o germe da consciência humana. Ou seja: "deus" é o Homem. :) 

O Waldo Vieira vai mais longe e associa o conceito de alma a consciência com a sua conscienciologia. Foi uma experiência interessante ser um estudante da consciênciologia

Que experiências interessantes é que você teve, pode contar?   

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2010, 08:59:23 »
Geotecton

Está falando da alma, ou da ideia de alma? Se está falando da ideia de alma, concerteza que essa ideia existe. Mas se está falando da alma, então está se referindo a você mesmo. Qualquer testemunha de Jeová, lhe assegurará que você de facto existe. Você é uma alma vivente!!!

Mas se entretanto, você apenas se refere a um conceito mais abstracto de você próprio, entâo isso é mais controverso; na minha opinião isso exige experiência pessoal, ou "evidência anedótica".

Quanto a mim, qualquer pessoa que sonha, sente esse estado "fantasmagórico" de ser. Claro, que não sei se os cientistas sonham, mas quem sabe? Só eles o podem confirmar...

Alma = hálito de vida. Por isto há duas interpretações. O de ser e o de ter uma alma vivente. Os gregos achavam que era a segunda. Alguns cristãos acham que é a primeira.
Foto USGS

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2010, 11:48:55 »
Geotecton

Sonho não é sobrenatural!

Nosso ser são apenas "memorias" ou "informações" que com um tempo vão se apagando também..
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2010, 18:49:14 »
Geotecton

Alma = hálito de vida. Por isto há duas interpretações. O de ser e o de ter uma alma vivente. Os gregos achavam que era a segunda. Alguns cristãos acham que é a primeira.

Para si qual é a melhor :?: Para mim, as duas fazem sentido :!: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2010, 18:53:36 »
N3RD

.......................................................

Sonho não é sobrenatural!

Concordo :!: :ok:

Nosso ser são apenas "memorias" ou "informações" que com um tempo vão se apagando também..

Está-se referindo à conscìência, ou ao sistema nervoso? :arrow: :)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2010, 19:43:14 »
Embora um esteja embutido no outro, estou me referindo a consciência... Sistema nervoso todo mundo tem!!
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2010, 21:06:30 »
N3RD

..........................

panem et circenses

Embora um esteja embutido no outro, estou me referindo a consciência... Sistema nervoso todo mundo tem!!

:ok: 

Offline vitorbalbio

• Nível 00
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Junho de 2010, 04:03:55 »
Vou ser bem sucinto:Pra mim,a idéia da não existência é tão insuportável para o ser humano(pelo menos para a maioria dos mesmos)que essa idéia acabou surgindo como um paliativo,um consolo para as angústias diante da morte.Meu raciocínio está correto ?

Em nossa atual sociedade, essa provavelmente não é a causa primordial para a evidente difusão da idéia de uma alma imortal.
A idéia da imortalidade da alma em nossa sociedade ( assim como todo dogma proveniente do misticismo ) vêm da cultura religiosa que absorvemos desde criança, o meme* "imortalidade da alma" teve a sua sobrevivência como idéia garantida ao longo das gerações devido ao bem estar e conforto que produz no indivíduo que a absorve e transmite para as próximas gerações.

A idéia de alma ( não necessariamente imortal ) na visão ocidental, porém, deriva diretamente de Decartes e seu Dualimo Ontológico que postulava mente ( espírito ) e cérebro como entidades substancialmente diferentes e componentes da estrutura do ser enquanto vivente. Até hoje toda a nossa cultura de senso comum crê em uma dualidade mente-cérebro ( na existência de uma alma para além do corpo ) problema hoje abordado pelas neurociências e filosofia da mente.

Espero ter contribuído para a discussão.

* DAWKINS, Richard - O Gene Egoísta - COMPANHIA DAS LETRAS - 1989
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 16:19:11 por vitorbalbio »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2010, 12:27:50 »
vitorbalbio

Ton Mantis - 08 Mai 2010, 19:41:16 - Vou ser bem sucinto:Pra mim,a idéia da não existência é tão insuportável para o ser humano(pelo menos para a maioria dos mesmos)que essa idéia acabou surgindo como um paliativo,um consolo para as angústias diante da morte.Meu raciocínio está correto ?

........................................................... ......................................

A idéia de alma ( não necessariamente imortal ) na visão ocidental, porém, deriva diretamente de Decartes e seu Dualimos Ontológico que postulava mente ( espírito ) e cérebro como entidades substancialmente diferentes e componentes da estrutura do ser enquanto vivente. Até hoje toda a nossa cultura de senso comum crê em uma dualidade mente-cérebro ( na existência de uma alma para além do corpo ) problema hoje abordado pelas neurociências e filosofia da mente.

Espero ter contribuído para a discussão.

Concerteza :!: :ok:

Offline hugoxrosa

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Julho de 2010, 22:56:51 »
Apenas para apresentar uma hipótese alternativa. Eu diria que a imortalidade pode ser definida pela lembrança. Enquanto os outros lembrarem de você e de seus feitos, podemos considerar que você existe na mente destas pessoas.

Porque, a lembrança pode ser considerar uma existência. Eu diria que a lembrança será causa de muitos dos atos daqueles que lembram e desta forma pode-se considerar que ela existe, pois podemos observar seus resultados. Entretanto, é claro que isso não se encaixa em outras definições de existência. Mas, pode substituir a alma imortal, você irá existir enquanto os outros lembrarem de ti e de seus feitos.

Quanto ao porque criou-se o conceito de alma. Eu acredito que seja porque o conceito de que um conjunto por ser mais complexo que a soma de suas partes não seja um conceito muito intuitivo, sendo necessário ter um componente extra para justificar a complexidade. Ou seja, o cérebro por si só não pode gerar consciência, é necessário algo mais. Ou similarmente o fato de que a matéria não pode gerar vida é necessário algo mais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!