Autor Tópico: Politicamente correto  (Lida 962 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Politicamente correto
« Online: 12 de Maio de 2010, 20:52:14 »
Creio que o politicamente correto trouxe uma pressão muito positiva para a vida em civilização. É realmente gratificante que cada vez mais se faça coro contra posições discriminatórias contra minorias religioas e políticas, pessoas com "necessidades especiais" ou possuidoras de qualquer atributo que possa remeter essa pessoa a um grupo com uma característica estereotipada e normalmente gerada por preconceito e desinformação.

Individuos muçulmanos, judeus, negros, americanos (incrível também sofrem um bom preconceito), metalurgicos deveriam ser citados por suas características individuais e não por uma pretensa característica do seu grupo.

Para dar um exemplo tangível, vou cituar com o exemplo dos muçulmanos em paises europeus.

Se um eventual Inglês dizer  "esses muçulmanos estragando meu país", ele na hora iria sentir a pressão onipresente dos defensores do politicamente correto, colocando-o essa pessoa em seu devido lugar.

Mas se essa mesma pessoa falasse "Muçulmanos radicais estragando meu pais" ou ainda "Muçulmanos radicais que claramente pregam contra meu estilo de vida", ainda assim existiria um grupo de pessoas para lembra-lhe que "veja, não são os muçulmanos, o livro é bom" ou ainda "são problemas sociais que devem ser enfrentados, etc.."

Será que estamos indo longe demais? Será que estamos embarcando em uma espécie de relativismo moral?

Será que o ingles deste caso não teria o direito de querer que todos esses caras fossem deportados o mais rapidamente possivel, sem entrar em discussões sem fim possível ao tentar encontrar a cadeia de culpados do porque essas pessoas são da maneira que são?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Politicamente correto
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2010, 21:20:28 »
Tem o direito de querer, agora, o estado se prontificar pra isso... Daria merda!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2010, 21:26:34 »
Exemplo clássico é o Dawkins. Ele está sofrendo uma patrulha imensa ao mostrar problemas claros das religiões (ok algumas vezes de forma panfletária).

Exemplo, o cara faz uma charge em um jornal mostrando Maomé. O mundo cai porque atentaram contra a religião, exatamente   a religião que, ao menos nos países mais atrasados, não aceitam qualquer outra religião.

Proibir o véu? Liberdade afrontada.. mas que tal cristãos sem véus em alguns países muçulmanos?

Realmente não sei o que pensar.. talvez tenhamos mais conhecimentos, sejamos mais maduros, e temos que assumir riscos que outras civilizações simplesmente não estão prontas.. mas talvez não tenhamos que fazer nada disso.

Outra coisa é você tentar falar mal de indios... eles são bons por definição e você pode virar um crápula.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2010, 22:16:21 »
O problema são os extremos. Uma coisa é o respeito ao outro e suas características particulares e culturais, outra coisa é a patrulha ideológica e quando passa a examinar minúcias que, de outra maneira, não teriam tanta importância. Proibir o véu, por exemplo, eu realmente acho um absurdo. É uma opção da pessoa usar o véu, imposto pela religião é verdade, mais ainda assim uma opção. A comparação com estados islâmicos que obrigam às cristãs utlizarem o véu não procede, já que o erro de um não justifica o outro. Por outro lado, quando há uma patrulha que controla até as palavras do idioma, então a coisa foi longe demais. Exemplo é a palavra afro-brasileiro em lugar de negro, primeiro porque é uma macaquice, apenas imitando os EUA e sem entender que "negro" tem uma conotação muito diferente em inglês que em português, em segundo lugar é que no Brasil acaba não designando nada, já que 99% da população deve ser afro-descendente (como também euro-descendente e nativo-descendente).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2010, 23:09:27 »
a questão do véu me parece mais como "que tipo de exigências iriam fazer os islâmicos se eles assumirem o poder na frança?".

Minha dúvida é, devemos deixar fortalecer esses laços culturais se em alguns casos eles representariam o fim da liberdade de não usar o véu, por exemplo?

Eu fiz um exercício, algo como what if, se eu fosse um inglês e percebesse grupos cada vez maiores de pessoas cujo proposta de estilo de vida é bem diferente da minha e que, intrinsicamente em sua mensagem, está que o meu modo de vida é errado e odioso?

Eu não gostaria, certamente. Não estou dizendo que a partir daí tomaria uma decisão de votar em um extremista xenofóbico idiota, mas não gostaria de ver o movimento crescendo. E você?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2010, 00:47:37 »
Como podemos definir "os extremos" em termos de comportamento de segmentos sociais? E, se não houver esta definição, não se conseguirá fugir do subjetivismo.

[...]
Minha dúvida é, devemos deixar fortalecer esses laços culturais se em alguns casos eles representariam o fim da liberdade de não usar o véu, por exemplo?
[...]

Este é um dos dilemas da democracia. Semelhante ao que ocorreu nos anos 50, 60 e 70, quando as sociedades ocidentais se perguntavam se era correto deixar os PCs existirem, pois no programa ideológico deles, elaborados no final do primeiro quartil do século XX, constava claramente a aniquilação da democracia nos moldes vigentes.
Foto USGS

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2010, 10:55:19 »
Temos que levar em consideração o óbvio:os muçulmanos são diferentes de um país para outro.Os da Inglaterra são diferentes dos do Iraque assim como os do Brasil são diferentes dos da Indonésia.Achar que todos tem a mesma ideologia é o mesmo que pensar em todos os grupos de esquerda como comunistas radicais.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2010, 15:39:28 »
Eu não entendi a questão do tópico. É praticamente óbvio que pode haver exagero do politicamente correto, chegando ao relativismo moral (ainda que eu particularmente ache que esse é na maior parte do tempo um temor exagerado por alguns). Mas está mesmo se perguntando se isso de repente justifica, torna aceitável, o extremo oposto? Generalização e discriminação grosseira? :hein: 

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2010, 17:41:39 »
A ideia de "politicamente correto" muda constantemente porém num processo extremamente lento. Além disso é contaminada por questões históricas, religiosas, políticas..., enfim, abordagem não racional considerando apenas uma única perspectiva sobre alguns temas.

Isso acaba levando a sociedade  a proibir véu, pulseira do sexo, rejeitar relacionamentos homossexuais em público, discriminar negros, * etc.

Existe um termo relativamente novo "abordagem biopsicossocial" útil para o conhecimento e conclusão coerente sobre esses tabus.

* maconheiros rsrsrs
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2010, 20:13:52 »
Temos que levar em consideração o óbvio:os muçulmanos são diferentes de um país para outro.Os da Inglaterra são diferentes dos do Iraque assim como os do Brasil são diferentes dos da Indonésia.Achar que todos tem a mesma ideologia é o mesmo que pensar em todos os grupos de esquerda como comunistas radicais.

Respondendo a você e ao Buck. Não, a idéia é não generalizar, mas também não deixar de agir em casos práticos por causa de uma não homogeneidade do grupo.

Isto é:

A- Eu vejo muçulmanos radicais, um grupo enorme, no meu país, pregando contra meu estilo de vida
B- Eu falo, vou expulsar ESSES muúlmanos
C- Aí ocorre a generalização do suposto comportamento bom do grupo maior para proteger o grupo que de fato está agindo mal. Isto é, pode-se ouvir o discurso real "ó mas todos os muçulmanos não são assim, portanto não vamos agir baseados em estereótipos". Então, meio que se faz uma estereotipação politicamente correta sobre o caso prático danoso.
D- Não agimos.

Mais uma vez, usei o caso dos muçulmanos porque seria muito difícil traduzir em argumentos completamente abstratos as idéias e esse tema está mais em voga.
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 21:22:11 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2010, 21:12:52 »
Acho a idéia de evitar ofender uma pessoa, um povo, um país, seja discriminando ou subjugando, bastante plausível e verossímel. Fora isso o excesso de patrulhamento pode desvirtuar essa idéia, fazendo com que aquele que discrimina, seja o discriminado por discriminar. Acontece.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2010, 12:07:36 »
Karl Popper chamava isso de "paradoxo da tolerância":

"Se formos de uma tolerância  absoluta, mesmo para com os intolerantes, e se não defendermos a sociedade tolerante contra seus assaltos, os tolerantes serão aniquilados, e com eles a tolerância".

Eu concordo com Popper.

(TUDO ABAIXO É SPOILER DO BASTARDOS INGLÓRIOS, CASO ALGUÉM NÃO TENHA ASSISTIDO...AINDA!!!!)

Tem uma cena no "Bastardos Inglórios" em que um das heróinas sente pena diante de um jovem nazista que ela acabara de balear. Arrependida, ela se aproxima dele para ajudar e...bum. Mesmo ferido, o tal nazista consegue atirar nela. Ele se aproveita do gesto de misericórdia da mocinha para matá-la. Moral da história: tolerantes "puros" não têm chance alguma diante de intolerantes. Em nome da tolerância, eles simplesmente se deixam aniquilar.
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 17:18:24 por Blues Brother »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2010, 14:43:15 »

Respondendo a você e ao Buck. Não, a idéia é não generalizar, mas também não deixar de agir em casos práticos por causa de uma não homogeneidade do grupo.

Isto é:

A- Eu vejo muçulmanos radicais, um grupo enorme, no meu país, pregando contra meu estilo de vida
B- Eu falo, vou expulsar ESSES muúlmanos
C- Aí ocorre a generalização do suposto comportamento bom do grupo maior para proteger o grupo que de fato está agindo mal. Isto é, pode-se ouvir o discurso real "ó mas todos os muçulmanos não são assim, portanto não vamos agir baseados em estereótipos". Então, meio que se faz uma estereotipação politicamente correta sobre o caso prático danoso.
D- Não agimos.

Mais uma vez, usei o caso dos muçulmanos porque seria muito difícil traduzir em argumentos completamente abstratos as idéias e esse tema está mais em voga.

Não acredito que haja esse risco, de se deixar de tomar qualquer ação contra criminosos* apenas porque fazem parte de um grupo maior que contém mais inocentes do que criminosos. A menos que o que tema que se esteja perdendo como recurso sejam coisas como o que chamam nos EUA de "racial profiling".

* ainda que "pregar contra o estilo de vida" não seja necessariamente criminoso, a menos que se esteja considerando "agir de acordo com a lei" como o "estilo de vida" ou elemento do estilo de vida atacado em questão. Se não há crime, não há problema. Em alguns casos, pode haver crime, mas o problema ser tal ação contrária ao estilo de vida de uns ser considerada crime, e não o crime em si ou o fato de haver gente vivendo sob outro estilo.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2010, 17:17:19 »
Foi mal, Buckaro.

Por outro lado, você não se sente envergonhado e inferior por não ter visto "Bastardos" até hoje?

Eu me sentiria.  :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!