Autor Tópico: Plano fundiário na Amazônia vende hectare a R$ 2,99  (Lida 504 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Plano fundiário na Amazônia vende hectare a R$ 2,99
« Online: 26 de Maio de 2010, 12:24:19 »

Plano fundiário na Amazônia vende hectare a R$ 2,99

26 de maio de 2010

Um pedaço de terra pública na Amazônia pode custar 2,99 reais por hectare (a dimensão de um campo de futebol) ao atual ocupante, de acordo com a nova tabela de preços definida pelo governo. Até o fim deste ano eleitoral, a meta é regularizar 50.000 posses irregulares na região. O preço mais baixo dos terrenos foi objeto de intenso lobby ruralista.

Portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, publicada no Diário Oficial, definiu descontos aos candidatos a títulos de terras na Amazônia por meio do programa de regularização fundiária. O programa Terra Legal começou a cadastrar os candidatos aos títulos em junho do ano passado.

De acordo com simulações de preços a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, um terreno de 200 hectares no município de Manoel Urbano, no Acre, poderá ser vendido ao atual ocupante por menos de 600 reais, a serem pagos em 20 anos em parcelas anuais, com três anos de carência e juros de 1% ao ano. Neste caso, o hectare terá desconto de mais de 80% e sairá por 2,99 reais.

O preço pode ser ainda menor, caso o terreno ocupado irregularmente esteja mais distante da sede do município e não seja acessível por estrada permanente, calcula Carlos Guedes, coordenador do Programa Terra Legal, que apresentou na segunda-feira a nova tabela de preços ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a procuradores do Ministério Público.

Desmatamento - O programa foi aprovado no ano passado pelo Congresso. Foi alvo de críticas de ambientalistas e ruralistas. Os ambientalistas temiam que a doação ou a venda de terras públicas a preço baixo poderia estimular ainda mais o desmatamento. Os ruralistas defenderam preços ainda mais baixos, mas saíram derrotados na votação final. Essa derrota foi revertida agora, pelo menos parcialmente.

O principal objetivo do programa é combater o desmatamento na Amazônia. O governo alega que não tem como punir por desmatamento irregular terras irregularmente ocupadas. Por meio da regularização, seria possível punir quem abater a floresta.

Fonte: http://migre.me/IKlo
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Plano fundiário na Amazônia vende hectare a R$ 2,99
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2010, 13:59:21 »
Minha nossa. Acho que vou para o Acre comprar alguns milhares de hectares.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2010, 14:20:47 »

Vai Calvino, sua vez agora.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2010, 16:43:32 »

Não dá para fazer isso no Acre porque ele NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!

:quevedo: :quevedo: :quevedo: :quevedo: :quevedo: :quevedo:

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2010, 16:44:15 »
Vai Calvino, sua vez agora.....

Valeu Barata, você sim é um amigão  :'(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2010, 22:42:03 »

Será que eles dão um bom desconto se comprar todo o estado?  :lol:

Se ele existir é claro! :biglol:
Foto USGS

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2010, 08:14:45 »
O que alguém vai fazer com terras no Acre se nem existir ele existe? :lol:
::)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2010, 11:33:29 »
Não entendi uma coisa.
O governo alega que não tem como punir por desmatamento irregular terras irregularmente ocupadas. Por meio da regularização, seria possível punir quem abater a floresta.

Como assim, "não tem como punir"? Quer dizer que não possui gente suficiente para fiscalizar tudo ou alguma coutra coisa?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!