As pessoas acabam iludidas principalmente pela mentalidade, pela cultura religiosa. Não sou a favor do ateísmo, mas acho que deve haver um entendimento sobre a espiritualdade sem religiosidade, igrejismo. Enquanto haver religiosidade, haverão sempre os manipuladores. Haverá manipulação de massas (controle social), fanatismo, censura de liberdade de pensamento, aproveiradores (os dizimistas), louvações... É quase a mesma coisa que política!
Mas acho que isso tudo tem que acabar, pois o que defendo é a liberdade da indagação, envolvendo até Deus, portanto, tem que mudar mesmo.
Pois acho que só assim é que o povão vai melhorar de forma geral, passar a ter mais confiança em si mesmo ao invés de render essa confiança a autoridades (que nos manipulam e nos fazem de otários) ou divindades que não ligariam pra gente, pras nossas necessidades materiais ou emocionais. E então ficamos pra trás. Não é o mesmo que não confiar em autoridade, mas não se render totalmente à elas. Senão você será manipulado!
Pra se defender dessas coisas. Pra não ter sua liberdade, inteligência ou imaginação castrada.
Essas igrejas pentecostais têm é muita manipulação e teatro, isso sim. Um exemplo disso são pastores Zangief, Metralhadora, Ryu, Goku, Sonic, Dhalsim, Akuma... é só ver no youtube.