Autor Tópico: São Paulo ocupa 117ª posição em ranking de qualidade de vida  (Lida 552 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
São Paulo ocupa 117ª posição em ranking de qualidade de vida
« Online: 26 de Maio de 2010, 17:55:39 »

A cidade de São Paulo ocupa a 117ª posição em um ranking de qualidade de vida divulgado nesta quarta-feira pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer.

Todos os anos, a empresa divulga a lista, que em 2010 inclui 221 cidades ao redor do mundo. O ranking leva em conta aspectos como política, sociedade, economia, saúde, saneamento, escolas, serviços públicos, transporte e moradia.

Nesta relação, para o qual os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2009, Viena, capital da Áustria, continua no topo da lista e Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada.

São Paulo aparece atrás das outras duas cidades brasileiras incluídas no ranking, Rio de Janeiro (116º) e Brasília (104º).

Como foram incluídas várias cidades este ano, não é possível fazer uma comparação com o posicionamento das cidades no ano passado.

Qualidade de vida

Seguindo o padrão dos anos anteriores, as cidades europeias continuam dominando o topo do ranking. Depois de Viena, Zurique e Genebra, ambas na Suíça, ocupam a segunda e a terceira posições, nesta ordem.

"Os padrões de qualidade de vida permaneceram relativamente estáveis em um nível global em 2009 e na primeira metade de 2010, mas em certas regiões e países a recessão econômica teve um impacto notável no clima dos negócios", afirmou Parakatil.

Segundo o pesquisador, enquanto que a qualidade de vida permaneceu estável nas cidades americanas, houve um declínio nas Américas Central e do Sul "devido à instabilidade política, aos problemas econômicos e à falta de energia em certos países".

"Altos índices de criminalidade também continuam sendo um dos maiores problemas em muitas cidades da região", acrescentou.

O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72º), e a capital argentina, Buenos Aires (78º).

Guadalupe, no Caribe, é um território ultramarino da França - ou seja, faz parte da União Europeia. Pointe-à-Pitre é considerada a capital econômica do arquipélago.

'Ecocidades'

Esta é a primeira vez que a Mercer divulga também uma segunda lista, das "ecocidades", e a performance de São Paulo neste ranking é ainda pior, ficando no 148º lugar, enquanto Rio de Janeiro e Brasília ficaram respectivamente em 112º e 109º colocados.

A cidade no topo da lista dos locais mais ecológicos é Calgary, no Canadá, enquanto que Porto Príncipe, no Haiti, ficou em último.

Várias outras cidades latino-americanas estão à frente das brasileiras nesta lista, como Montevidéu, no Uruguai (70º lugar), Buenos Aires (83º), e Assunção, no Paraguai (90º).

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Slagin Parakatil, "o status ecológico de uma cidade ou sua atitude em relação à sustentabilidade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de seus habitantes".

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=24369592

http://www.mercer.com/qualityofliving

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: São Paulo ocupa 117ª posição em ranking de qualidade de vida
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2010, 22:45:17 »
Viena... se segura que estamos chegando... hehe

Viena é LINDA mesmo
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: São Paulo ocupa 117ª posição em ranking de qualidade de vida
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2010, 00:22:55 »
Não é a toa que eu detestei morar nessa cidade por 04 anos.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:São Paulo ocupa 117ª posição em ranking de qualidade de vida
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2019, 18:42:49 »

A cidade de São Paulo ocupa a 117ª posição em um ranking de qualidade de vida divulgado nesta quarta-feira pela consultoria internacional em recursos humanos Mercer.

Todos os anos, a empresa divulga a lista, que em 2010 inclui 221 cidades ao redor do mundo. O ranking leva em conta aspectos como política, sociedade, economia, saúde, saneamento, escolas, serviços públicos, transporte e moradia.

Nesta relação, para o qual os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2009, Viena, capital da Áustria, continua no topo da lista e Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada.

São Paulo aparece atrás das outras duas cidades brasileiras incluídas no ranking, Rio de Janeiro (116º) e Brasília (104º).

Como foram incluídas várias cidades este ano, não é possível fazer uma comparação com o posicionamento das cidades no ano passado.

Qualidade de vida

Seguindo o padrão dos anos anteriores, as cidades europeias continuam dominando o topo do ranking. Depois de Viena, Zurique e Genebra, ambas na Suíça, ocupam a segunda e a terceira posições, nesta ordem.

"Os padrões de qualidade de vida permaneceram relativamente estáveis em um nível global em 2009 e na primeira metade de 2010, mas em certas regiões e países a recessão econômica teve um impacto notável no clima dos negócios", afirmou Parakatil.

Segundo o pesquisador, enquanto que a qualidade de vida permaneceu estável nas cidades americanas, houve um declínio nas Américas Central e do Sul "devido à instabilidade política, aos problemas econômicos e à falta de energia em certos países".

"Altos índices de criminalidade também continuam sendo um dos maiores problemas em muitas cidades da região", acrescentou.

O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72º), e a capital argentina, Buenos Aires (78º).

Guadalupe, no Caribe, é um território ultramarino da França - ou seja, faz parte da União Europeia. Pointe-à-Pitre é considerada a capital econômica do arquipélago.

'Ecocidades'

Esta é a primeira vez que a Mercer divulga também uma segunda lista, das "ecocidades", e a performance de São Paulo neste ranking é ainda pior, ficando no 148º lugar, enquanto Rio de Janeiro e Brasília ficaram respectivamente em 112º e 109º colocados.

A cidade no topo da lista dos locais mais ecológicos é Calgary, no Canadá, enquanto que Porto Príncipe, no Haiti, ficou em último.

Várias outras cidades latino-americanas estão à frente das brasileiras nesta lista, como Montevidéu, no Uruguai (70º lugar), Buenos Aires (83º), e Assunção, no Paraguai (90º).

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Slagin Parakatil, "o status ecológico de uma cidade ou sua atitude em relação à sustentabilidade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de seus habitantes".

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=24369592

http://www.mercer.com/qualityofliving
Difícil acreditar que sequer São Paulo figuraria em algum ranking antes de mil cidades quaisquer dos Estados Unidos apenas e querem que eu acredite nesse.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2019, 18:44:58 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2019, 19:31:16 »
Essa classificação tem por foco funcionários estrangeiros de grandes empresas.
Então deve incluir disponibilidade de colégios pra estrangeiros; deve incluir restaurantes c/comidas (semi, adaptadas, claro) "típicas"; bares; teatros/museus; grandes hospitais; grandes lojas/shoppings/supermercados; aeroporto c/voos internacionais...
Esse tipo de coisa pra gente já empregada e mui bem paga. Com $ pra morar nas zonas nobres &c...
E só cidades grandes; centros regionais certamente.
Veja que pra nossa região marca as melhores por ordem:
Montevideo
Buenos Aires
Santiago
Asunción
Brasilia
Parece :ok: sempre lembrando que o foco é pessoas empregadas mui bem pagas que podem alugar excelentes flats ou aparts;
têm bons automóveis; podem comer em bons restaurantes; &c.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2019, 19:51:57 por Gorducho »

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2019, 16:24:48 »
Deve-se considerar, também, o fato de ser SP a cidade mais industrializada da América do Sul. Se as leis ambientais não forem rigorosamente observadas a qualidade de vida do cidadão estará comprometida. Provavelmente esta seja a mesma situação de Detroit, que passa por um processo de desindustrialização, prejudicial à sua economia, mas o meio ambiente gradualmente se recuperará.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2019, 16:33:17 »
Eu tenho uma sincera curiosidade de saber qual a área/mancha urbana contínua maior do Brasil, sem uma favela ou socada no meio, e sem ser área com alguma degradação ambiental ou outra estrutura que represente alguma mácula sócioambiental  flagrante. Será que existe alguma com mais de 5 quilômetros pelo menos de raio?

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2019, 16:48:31 »
Pesquise Cubatão; promete.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2019, 17:00:38 »
Na verdade o plano piloto "satisfaz" os requisitos, mas é artificial.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!