Por isso que o Gleiser é meu amor. Também não sei até que ponto é sensata essa preocupação. Sinceramente.
Já acabou há MUITO tempo a época em que éramos "naturais". Dá vontade de rir destas pessoas que têm saudosismo do que nunca viveram: primeiro, vem a birra infantil com essa turma que condena terapia gênica e estudo com CTE, e estes eletrodos aí, e outros, porque eles fazem tomografia e usam celular, né.
Depois, porque tentar preservar a "pureza" da raça humana é absolutamente despropositado, é fazer juízo valorativo no que não cabe, é como perguntar-se se é melhor para o homem moderno reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Vê bem: sexuado é legal porque faz bem pro humor e pra pele, mas por outro lado o flerte dá muito trabalho, e seria legal se a pessoa quisesse ter filhos e desatarrachasse um braço, ou sei lá, não tem que pagar pensão pra ex-esposa, etc. Valor só existe entre os civilizados, não tem destas coisas na natureza. E portanto não dá pra tentar encontrar TRADIÇÃO no comportamento dos homens primitivos. Eu lembro de um texto do Varella em que ele falava sobre como o fato de os homens primitivos comerem muita gordura, dormirem a siesta (é anacrônico falar de siesta, mas paciência), e tal foi fator determinante para o sucesso da raça no mundo. Mas aí ele dizia que hoje a situação é diferente, e o nosso sucesso HOJE depende de não fazer mais essas coisas. Dá pra aproveitar a idéia, eu acho.
Se a gente tem capacidade pra fazer, e necessidade de fazer, tem que fazer, ué. Isso também me lembra TJ e transfusão de sangue. A partir do momento que a pessoa entende está vivendo aqui na Terra, com tudo o que isso implica (ou seja, que os motivos das pessoas têm que se relacionar com a nossa vida aqui), não faz sentido ter medo de que o mundo vire o Admirável Mundo Novo, ou sei lá o que passa na cabeça das pessoas. É a vida, sabem, é a coisa que nos faz GENTE, mesmo.
A maior das invenções é a política; se a gente desenvolve coisas que podem ter mau uso (o que é ÓBVIO), a gente regula o uso através das leis. E FIM, sabem. Esse medinho, na minha terra, chama-se de "síndrome do bom selvagem" e é caso pra internação. Se os fulanos têm tanto medo da civilização... pelo bem da coerência, que faça-se a revolução e vamos todos viver na floresta e voltar à vida de caçadores-coletores. Mas aí mudam de assunto.
Enfim, quick answer: ANACRONISMO É PECADO.