Autor Tópico: Paulistanos dormem cada vez menos, segundo pesquisa  (Lida 403 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Paulistanos dormem cada vez menos, segundo pesquisa
« Online: 28 de Maio de 2010, 08:20:14 »
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/740921-paulistanos-dormem-cada-vez-menos-segundo-pesquisa.shtml


O paulistano está dormindo quase meia hora a menos por noite do que há 20 anos. Seu tempo médio na cama, hoje, é de sete horas e meia nos dias úteis e perto de oito horas e meia aos domingos.

A taxa dos que usam drogas para dormir em no mínimo três noites por semana subiu de 3,9% para 4,6% no período. Aqui, as mulheres são o dobro dos homens.

O estudo, que pode ser extrapolado para grandes cidades do país, mostra que a pessoa tem mais dificuldade em pegar no sono e em mantê-lo. Cresceram as queixas de despertar precoce.

"São Paulo é uma cidade "24 horas", cheia de atividades sociais e profissionais. Isso pode colaborar para a redução das horas de sono", diz o biólogo Rogério Santos-Silva, da Universidade Federal de São Paulo, um dos autores do estudo, que será publicado na "Sleep Medicine".

A empresária Deborah Sollito Ventura, 47, trocou o dia pela noite. "Comecei a levar trabalho para casa porque gosto da madrugada. Faz anos que não durmo as oito horas recomendadas", diz.

O pior é que a redução de horas de sono é maior nos fins de semana.

"Hoje, as pessoas vão ao supermercado de madrugada. Há muitas opções de baladas, bares. Ninguém sacrifica o lazer, é mais fácil sacrificar o sono", diz o pneumologista Maurício Bagnato, responsável pelo setor de medicina do sono do Hospital Sírio-Libanês.

Não é possível "recuperar" uma noite perdida, mas dormir mais no fim de semana ajuda a compensar, em parte, o deficit, dizem os autores.

Para chegar ao resultado, eles aplicaram questionários que avaliavam as queixas das pessoas em 1987, 1995 e 2007. Em cada etapa, foram ouvidos mil voluntários com idades entre 20 e 80 anos.

PROBLEMAS

A falta de sono crônica gera aumento da irritabilidade, queda na concentração e alterações no metabolismo, como maior predisposição à obesidade e ao diabetes. "A privação do sono, mesmo de poucos minutos, é suficiente para alterar todo o relógio biológico", diz Bagnato.

A pesquisa também constatou um aumento das queixas dos distúrbios de sono em geral, como ronco, insônia, pesadelos, bruxismo e sonambulismo.

"Problemas como a insônia estão muito ligados à ansiedade e as pessoas, de fato, andam mais estressadas", nota Santos-Silva.


\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Paulistanos dormem cada vez menos, segundo pesquisa
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2010, 09:06:09 »
O paulistano está dormindo quase meia hora a menos por noite do que há 20 anos.
Só isso? Putz, só devem ter feito essa pesquisa com quem mora no centro ou próximo a metrô ou trem. Quem mora longe e depende de ônibus está dormindo bem menos por causa do aumento de tempo perdido no trânsito. Eu mesmo tive que mudar minha rota por uma mais longa para poder dormir uma hora a mais do que se viesse de ônibus para a universidade.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Paulistanos dormem cada vez menos, segundo pesquisa
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2010, 13:48:58 »

Quando eu morava em Sampa a maioria era zumbi. A média da galera era 5 horas por noite. E quem podia, tinha a tendência de trocar a noite pelo dia.

Por isso que só tenho saudade mesmo dos teatros e da Osesp em Sampa.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!