CONVICÇÕES RELIGIOSAS
A maçonaria não é uma religião, mas seu principal requisito para se tornar maçom é crer em Um Ser Supremo monoteístico, é preciso acreditar na ressurreição e na imortalidade da alma. Por esse motivo são aceitos membros de qualquer religião, o Ser Supremo que ele adora não importa o importante é crer em um ser supremo, da mesma maneira pela qual ele espera atingir a imortalidade da alma, não é o importante o que importa é ele acreditar na imortalidade da alma.
A maçonaria sustenta que aos erros de um homem são resultados de seus próprios erros morais, não de um mal demoníaco que é a força o viver do pecado.
A maçonaria busca encorajar o indivíduo a avançar na direção da esperança de ressurreição e imortalidade da alma por mérito pessoal e atos de caridade.
Maçonaria e Igreja Católica
A maçonaria foi e ainda é o asilo de homens livres, e se voltarmos na época que a igreja católica era preponderante e a religião universal era a católica romana, veremos que homens foram mortos por pelo simples fato de ter outra religião ou de discordar de suas ações cruéis.
Um exemplo disso é a Cruzada Albigense contra os heréticos cátaros ao sul da França, (que pretendiam o retorno à pureza dos primeiros tempos do cristianismo a separação da Igreja e do Estado), um exercito Papal com 30 mil homens massacrou dezenas de milhares de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, O comandante militar prestes a entrar na cidade de Béziers perguntou como suas tropas poderiam entre os heréticos e os católicos leais entre 15 mil homens, mulheres e crianças da cidade. O legado papal respondeu: ''Mate-os todos. Deus reconhecera os seus.'' o massacre iniciou em 1229 e durou até 1244.
Numa atmosfera de perseguições onde a pena por heresia era a morte, e que poderia ser condenado por heresia qualquer um que praticasse outra religião se não o catolicismo. A maçonaria continuava com seu papel de proteção mutua entre membros por isso era procurada por homens que precisavam se esconder da perseguição da Igreja.
O que gerou grande desconforto pra Igreja que homens de varias religiões se reunissem para falar de, respeito e amor fraternal e, porque não sobre a repressão da Igreja já que a mesma proibia qualquer tipo de liberdade.