Autor Tópico: Cientistas responsabilizam celular por desaparecimento de abelhas  (Lida 808 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Cientistas responsabilizam celular por desaparecimento de abelhas
« Online: 10 de Junho de 2010, 08:09:15 »
Cientistas responsabilizam celular por desaparecimento de abelhas, diz site

O desaparecimento de abelhas que alarmou a Europa e a América do Norte está sendo creditado, por alguns cientistas, ao crescimento do uso dos celulares, segundo o site do jornal britânico “Daily Telegraph”.

De acordo com o site, a Grã Bretanha teve uma queda de 15% na sua população de abelhas nos últimos dois anos.

Pesquisadores da Universidade Punjab dizem que a radiação dos telefones celulares é um fator chave no desaparecimento e alegam que isso está envolvendo nos sentidos de navegação das abelhas.

Segundo o “Daily Telegraph”, os cientistas fizeram um experimento durante três meses e compararam a situação das abelhas que estavam coexistindo com os celulares com as que não estavam.

As que estavam no ambiente com radiação de celular tiveram uma queda dramática no tamanho de sua colmeia e redução do número de ovos postos pela abelha rainha.

As abelhas também pararam de produzir mel. (Fonte: Folha.com)

Na casa do meu pai surgiu um cacho de marimbondos. Algum tempo depois, no terreno ao lado instalaram uma torre de celular, com uns 20~30 metros de altura. Não deu outra, os marimbondos sumiram sem deixar vestígios...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Cientistas responsabilizam celular por desaparecimento de abelhas
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2010, 08:21:29 »
De que instituição são esses cientostas? Onde eles publicaram o resultado de suas pesquisas?

Tirado do Le Monde:"Le Monde - E o que dizer das ondas eletromagnéticas emitidas pelas antenas emissoras receptoras, ou ainda das culturas geneticamente modificadas?

Dennis van Engelsdorp - Os autores da única pesquisa que apontou a existência de um vínculo eventual com a telefonia móvel, voltaram atrás e questionaram suas próprias conclusões. Quanto aos lugares nos Estados Unidos onde existe a maior quantidade de culturas de milho Bt [transgênico], eles não correspondem às zonas onde foram registradas as mais fortes mortalidades. . ."

Para ver mais: http://ceticismo.net/2008/10/23/o-desaparecimento-das-abelhas-no-mundo/

A propoósito, sobre o ocorrido na casa de seu pai, veja só como experiencias pessoais podem ser enganadoras, esse tipo de falácia leva a conclusões precipitadas, muitas vezes erradas:
Post hoc ergo propter hoc (depois disso, logo causado por isso) é o nome  de uma falácia lógica, que consiste na idéia de que dois eventos que ocorram em seqüência cronológica estão necessariamente interligados através de uma relação de causa e efeito. Sua forma básica é a seguinte:

1. Quando o evento A acontece, em seguida o evento B também ocorre.

2. Portanto, o evento A é causa do evento B.

E ilustrando, eu trabalhei em campo, com telefonia celular em instalação destas torres como a vizinha de seu pai por 8 anos.
Um dos problemas que o pessoal de instalação tinha era justamente a formação de caixas de marimbondo, e até colméias de abelhas nas antenas ou seus suportes.
Eu não conclui que antenas de celular atrai marimbondos e abelhas. Imagino que em um ambiente urbano, instalando 300 torres, invariavelmente acabamos encontrando algumas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2010, 09:05:46 »
Contini, também trabalhei um bom tempo com projetos de telefonia celular, e por coincidência ou não após sete anos em outra área totalmente diferente, voltei para a telefonia. Já ouvi relatos deste tipo, onde abelhas e afins se instalaram nas torres (pouquíssimos casos, diga-se de passagem). Acontece que a tecnologia moderna, a 3G, emite bem mais radiação do que as tecnologias passadas, sua freqüência gira em torno de 1900 MHz a 2100 MHz, muito superior aos 800 MHz do AMPS. Talvez esteja aí o xis da questão.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2010, 09:26:36 »
emite bem mais radiação do que as tecnologias passadas, sua freqüência gira em torno de 1900 MHz a 2100 MHz, muito superior aos 800 MHz do AMPS. Talvez esteja aí o xis da questão.
Na verdade o controle de potencia das tecnologias atuais é melhor e a potencia efetivamente irradiada é menor hoje em dia.
Se o assunto é faixa de frequencia, os antigos sitemas AMPS e TDMA trabalhavam na faixa de 800 a 900MHz, que é a mesma faixa de sistemas de tv UHF, que são até 100 vezes mais potentes, e mesmo nesse caso observei marimbondos e abelhas alojados nestas torres (trabalhei em site acquisition e visitei centenas de sites de TV, radio e sistemas celulares).
Os insetos parecem não ser afetados pelo sinal celular, o que condiz com as pesquisas que eles se utilizam da luz ultravioleta para se orientar (eles sempre podem ver o sol, mesmo em dias nublados).

Quantos casos voce viu? Qual o universo de estudo?
]Veja, já faz um tempo e faço essas contas de cabeça , mas em uma média de 300 sites, a cada 5 visitados eu encontrava uma colonia de insetos. Mas isso em meio urbano, em cidades sem muitas arvores nem construções altas, pois acaba sendo a torre umaa "escolha" natural dos insetos por ser um lugar alto.
Em areas rurais o numerto era menor, talves devido a maior oção para os insetos de lugares (muitas arvores) e o fato de haver menos torres.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!