Autor Tópico: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância  (Lida 1140 vezes)

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Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Online: 22 de Junho de 2010, 14:20:05 »
Estudo liderado pela professora Débora Diniz afirma que livros didáticos mais aceitos pelas escolas públicas promovem a homofobia e pregam o cristianismo
João Campos - Da Secretaria de Comunicação da UnB


Pesquisa da Universidade de Brasília conclui que o preconceito e a intolerância religiosa fazem parte da lição de casa de milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro. Produzido com base na análise dos 25 livros de ensino religioso mais usados pelas escolas públicas do país, o estudo é apresentado no livro Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil, que será lançado às 16h desta terça-feira, 22 de junho, no auditório do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da UnB.

“O estímulo à homofobia e a imposição de uma espécie de ‘catecismo cristão’ em sala de aula são uma constante nas publicações”, afirma uma das autoras do trabalho, a antropóloga e professora do Departamento de Serviço Social, Débora Diniz.

A pesquisa analisou os títulos mais aceitos pelas escolas do governo federal, segundo informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A imagem de Jesus Cristo aparece 80 vezes mais do que a de uma liderança indígena no campo religioso - limitada a uma referência anônima e sem biografia -, 12 vezes mais que o líder budista Dalai Lama e ainda conta com um espaço 20 vezes maior que Lutero, referência intelectual para o Protestantismo (Calvino nem mesmo é citado).

O estudo aponta que a discriminação também faz parte da tarefa. Principalmente contra homossexuais. “Desvio moral”, “doença física ou psicológica”, “conflitos profundos” e “o homossexualismo não se revela natural” são algumas das expressões usadas para se referir aos homens e mulheres que se relacionam com pessoas do mesmo sexo. Um exercício com a bandeira das cores do arco-íris acaba com a seguinte questão: “Se isso (o homossexualismo) se tornasse regra, como a humanidade iria se perpetuar?”.

A pesquisadora Débora Diniz alerta que o estímulo ao preconceito chega ao ponto de associar uma pessoa sem religião ao nazismo – ideologia alemã que tinha como preceitos o racismo e o anti-semitismo, na primeira metade do século XX. “É sugerida uma associação de que um ateu tenderia a ter comportamentos violentos e ameaçadores”, observa. “Os livros usam de generalizações para levar a desinformação e pregar o cristianismo”, completa a especialista, uma das três autoras da pesquisa.

LEI - Os números contrastam com a previsão da Lei de Diretrizes e Base da Educação de garantir a justiça religiosa e a liberdade de crença. De número 9475, e em vigor desde 1997, a lei tornou obrigatório o ensino de religião nas escolas brasileiras. “Há uma clara confusão entre o ensino religioso e a educação cristã”, afirma Débora Diniz. A antropóloga reforça a imposição do catecismo. “Cristãos tiveram 609 citações nos livros, enquanto religiões afro-brasilieras, tratadas como ‘tradições’, aparecem em apenas 30 momentos”, comenta a especialista.

O estudo, realizado entre março e julho de 2009, ainda revela a tênue fronteira entre as editoras responsáveis pelas publicações e a pregação religiosa. A editora FTD, por exemplo, pertence aos irmãos Maristas, sociedade religiosa nascida em 1817, na França. O interesse comercial com o material escolar surge representado pelas editoras Ártica e Scipione, que formam a Abril de Educação, líder no mercado de livros didáticos no setor privado. “É esse contexto nebuloso de relações e interesses que envolve a pesquisa” diz Débora.

Ainda foram analisadas as editoras Saraiva, Moderna e Dimensão e as religiosas Vozes, Paulus Paulinas, Vida e Edições Loyola.


SEM REGULAMENTAÇÃO

Para a psicóloga e uma das autoras do livro, Tatiana Lionço, os problemas do ensino religioso no Brasil vem da falta de regulação por parte do Estado. Ela explica que, antes de ir parar nas mochilas de crianças e jovens, todo material didático passa por uma avaliação de uma banca de profissionais do Programa Nacional do Livro Didático, vinculado ao Ministério da Educação. Todos, menos os de Religião. “Não há qualquer tipo de controle. O resultado é a má formação dos alunos”, comenta a professora.

A especialista ainda questiona o modelo de ensino religioso nas escolas do país com base no princípio constitucional de que o Estado deveria ser laico (neutro em relação às religiões). “Se o Estado deveria ser laico, por que ensinar religião nas escolas?”, provoca. “Se a religião for tratada na sala de aula, tem de ser de forma responsável e diversificada”, acrescenta a psicóloga. As 112 páginas da publicação, lançada pelas editoras UnB e Letras Livres, ainda conta com a contribuição da assistente social Vanessa Carrião, do instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3506
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Offline West

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2010, 09:10:48 »
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Offline Darkside

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2010, 09:43:53 »
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Ela explica que, antes de ir parar nas mochilas de crianças e jovens, todo material didático passa por uma avaliação de uma banca de profissionais do Programa Nacional do Livro Didático, vinculado ao Ministério da Educação. Todos, menos os de Religião. “Não há qualquer tipo de controle. O resultado é a má formação dos alunos”, comenta a professora.

E o resultado do controle, nas atuais circunstâncias, seria a manipulação ideológica do que é ensinado sobre o assunto.

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“Se o Estado deveria ser laico, por que ensinar religião nas escolas?”, provoca. “Se a religião for tratada na sala de aula, tem de ser de forma responsável e diversificada”, acrescenta a psicóloga.

Religião é um campo de conhecimento profundo que revela aspectos importantes sobre o desenvolvimento de praticamente qualquer cultura e sociedade, e deve ser tratada como tal.

Offline Dr. Manhattan

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2010, 09:50:23 »

Religião é um campo de conhecimento profundo que revela aspectos importantes sobre o desenvolvimento de praticamente qualquer cultura e sociedade, e deve ser tratada como tal.

Mas precisa haver uma disciplina totalmente voltada a religião? Se é para falar de religião como um fenômeno cultural, porque não
incluí-la como um tópico de Geografia ou História? (Aviso: pergunta retórica)
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Offline Darkside

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2010, 10:08:11 »
Olá Dr. Manhattan,


Religião é um campo de conhecimento profundo que revela aspectos importantes sobre o desenvolvimento de praticamente qualquer cultura e sociedade, e deve ser tratada como tal.

Mas precisa haver uma disciplina totalmente voltada a religião? Se é para falar de religião como um fenômeno cultural, porque não
incluí-la como um tópico de Geografia ou História? (Aviso: pergunta retórica)

É uma boa questão. Eu considero que a educação não deveria ser regulada pelo Estado da maneira como acontece no Brasil hoje, então falar sobre o que deveria ser ensinado seria outro assunto.  :)

Entretanto, uma disciplina destacada para a religião poderia sim ser algo muito interessante na formação dos jovens na minha opinião, justamente por dar a oportunidade de analisar e compreender esse fenômeno social de forma mais ampla que apenas informações "brutas" despejadas para serem decoradas, que é o caso do ensino de história e geografia hoje (na melhor das hipóteses).

Entre as muitas oportunidades que poderiam surgir dessa nova abordagem, seria o desenvolvimento de conceitos como a moral de forma mais crítica e racional, assim como ponderações sobre muitas características de nossa cultura que nem percebemos que existem. O aluno poderia ser encorajado a pensar por si mesmo, sem o cabresto de ter que "respeitar todas as religiões".

Offline Felius

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2010, 19:19:30 »
Olá Dr. Manhattan,


Religião é um campo de conhecimento profundo que revela aspectos importantes sobre o desenvolvimento de praticamente qualquer cultura e sociedade, e deve ser tratada como tal.

Mas precisa haver uma disciplina totalmente voltada a religião? Se é para falar de religião como um fenômeno cultural, porque não
incluí-la como um tópico de Geografia ou História? (Aviso: pergunta retórica)

É uma boa questão. Eu considero que a educação não deveria ser regulada pelo Estado da maneira como acontece no Brasil hoje, então falar sobre o que deveria ser ensinado seria outro assunto.  :)

Entretanto, uma disciplina destacada para a religião poderia sim ser algo muito interessante na formação dos jovens na minha opinião, justamente por dar a oportunidade de analisar e compreender esse fenômeno social de forma mais ampla que apenas informações "brutas" despejadas para serem decoradas, que é o caso do ensino de história e geografia hoje (na melhor das hipóteses).

Entre as muitas oportunidades que poderiam surgir dessa nova abordagem, seria o desenvolvimento de conceitos como a moral de forma mais crítica e racional, assim como ponderações sobre muitas características de nossa cultura que nem percebemos que existem. O aluno poderia ser encorajado a pensar por si mesmo, sem o cabresto de ter que "respeitar todas as religiões".
Seria interessante sem dúvida, se fosse dado de uma forma mais ampla e imparcial. Da forma como é dada, é pouco mais, que um fraco disfarce para doutrinação religiosa cristã. Não acho que valha a pena sujeitar a maioria a esta doutrinação para as raras exceções onde o professor(a) daria a aula de forma a fazer a pessoa pensar. Acho que seria mais adequado as aulas de religião no contexto da filosofia, sociologia e/ou antropologia (que também tem seus problemas com doutrinação, mas arrisco dizer que, bem menos que de religião).
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Offline Hold the Door

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2010, 20:36:58 »
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Ela explica que, antes de ir parar nas mochilas de crianças e jovens, todo material didático passa por uma avaliação de uma banca de profissionais do Programa Nacional do Livro Didático, vinculado ao Ministério da Educação. Todos, menos os de Religião. “Não há qualquer tipo de controle. O resultado é a má formação dos alunos”, comenta a professora.

E o resultado do controle, nas atuais circunstâncias, seria a manipulação ideológica do que é ensinado sobre o assunto.
E sem controle também já não existe essa manipulação em favor do cristianismo, em detrimento das demais religiões e com um caráter de disseminação e reforço de preconceitos, como demonstra a pesquisa?

Então a única solução possível atualmente é eliminar o ensino religioso, porque de qualquer forma ele vai servir a uma ideologia perniciosa.
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“Se o Estado deveria ser laico, por que ensinar religião nas escolas?”, provoca. “Se a religião for tratada na sala de aula, tem de ser de forma responsável e diversificada”, acrescenta a psicóloga.

Religião é um campo de conhecimento profundo que revela aspectos importantes sobre o desenvolvimento de praticamente qualquer cultura e sociedade, e deve ser tratada como tal.
Se for ensinada única e exclusivamente no contexto antropológico, social e cultural. Não como forma de proselitismo cristão conservador, como tem sido feito atualmente.
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Offline Darkside

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2010, 08:14:25 »
Se as únicas opções possíveis são as aulas de religião continuarem como são ou deixarem de existir, deveriam abrir espaço pra algo mais útil mesmo.

Offline Geotecton

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Re: Ensino religioso no Brasil estimula o preconceito e a intolerância
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2010, 09:08:08 »
[...]
Se for ensinada única e exclusivamente no contexto antropológico, social e cultural. Não como forma de proselitismo cristão conservador, como tem sido feito atualmente.

Precisamente. E no ensino fundamental e médio isto seria ministrado na disciplina de História.
Foto USGS

 

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