Autor Tópico: Luiz Gonzaga é o artista mais tocado nas festas juninas  (Lida 2935 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Luiz Gonzaga é o artista mais tocado nas festas juninas
« Online: 22 de Junho de 2010, 16:22:47 »
Luiz Gonzaga é o artista mais tocado nas festas juninas

Morto há quase 21 anos, o rei do baião ainda domina imaginário festivo do Brasil

O cantor e compositor Luiz Gonzaga

“Ontem eu sonhei que estava em Moscou/ dançando pagode russo na boate cossaco/ vem cá, cossaco, cossaco dança agora/ na dança do cossaco não fica cossaco fora.” Esses versos, popularizados há 26 anos, quando a expressão “Guerra Fria” ainda fazia algum sentido, foram os mais cantados nas festas juninas brasileiras do ano passado. A posição do "Pagode Russo" no ranking produzido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) não esclarece nada sobre geopolítica, mas deixa evidente a força perene do pernambucano Luiz Gonzaga, morto há quase 21 anos, no imaginário festivo do Brasil.

O mesmo relatório revela a presença do mais importante criador do forró na autoria de quatro dos dez temas mais tocados em espaços públicos nos festejos juninos de 2009. A explicitamente junina "Olha pro Céu" aparece na segunda colocação. O hino nordestino tristíssimo "Asa Branca" ocupa o oitavo lugar. E "O Xote das Meninas", aquele dos versos “ela só quer, só pensa em namorar”, ocupa a nona posição. O Ecad, que não revela valores arrecadados, obtém tais resultados por meio de amostragens das músicas tocadas em eventos juninos que recolheram pagamentos. As amostras são obtidas por gravações feitas pelos funcionários do escritório ou por listas fornecidas pelos organizadores dos eventos.

Examinados os relatórios dos últimos cinco anos, constata-se que não só Gonzagão, mas uma galeria respeitável de nomes do passado musical nacional continua dando as cartas numa das mais tradicionais festividades populares do país. É constante a presença de gente como o baiano Assis Valente ("Cai, Cai, Balão", segundo lugar de 2007), os cariocas Lamartine Babo ("Chegou a Hora da Fogueira" e "Isto é Lá com Santo Antônio", respectivamente sétimo e décimo em 2008), Haroldo Lobo ("O Sanfoneiro Só Tocava Isso", sexto em 2009), Braguinha e Alberto Ribeiro (parceiros em "Capelinha de Melão", oitavo em 2006) e o fluminense Benedito Lacerda ("Antônio, Pedro e João", segundo em 2006).

Do imaginário mais próximo à chamada música caipira, comparecem nomes como o paulista nascido italiano Mário Zan ("Festa na Roça", segundo lugar em 2005) e o paulista Tonico ("Moreninha Linda", nona colocação no mesmo ano).

Todos os autores citados acima estão mortos, e os direitos arrecadados pelo Ecad destinam-se a seus espólios. Mas isso não significa que a música junina seja uma modalidade congelada no tempo. O próprio "Pagode Russo", por exemplo, mantém-se no topo não só pela assinatura de Luiz Gonzaga, como também por ter sido regravado, na década de 90, pelo grupo cearense de forró modernizado Mastruz com Leite. Conservam-se as canções, mas perderam-se no tempo as gravações hoje antiquadas e as vozes intérpretes clássicas de Emilinha Borba (cantora de "Capelinha de Melão" nos anos 40) ou Carmen Miranda e Mário Reis (que gravaram "Chegou a Hora da Fogueira" em duo no longínquo 1933).

E há, por fim, a parcela de música contemporânea frequentando com destaque as relações das mais executadas. Em quarto lugar no ano passado ficou um dos maiores sucessos populares brasileiros dos últimos anos, "Você Não Vale Nada", dos versos “você não vale nada, mas eu gosto de você/ tudo que eu queria era saber por quê”. O autor é o potiguar de 39 anos Dorgival Dantas, que formou a Banda Pirata no Ceará, nos anos 90, e se lançou em carreira solo na década seguinte.

Outro representante do forró contemporâneo com presença constante nas listas é o pernambucano Targino Gondim, de 37 anos, graças à projeção nacional alcançada após ter sua "Esperando na Janela" incluída no filme Eu Tu Eles (2000). A voz que popularizou os versos “por isso eu vou na casa dela, ai, ai/ falar do meu amor pra ela, vai/ tá me esperando na janela, ai, ai/ não sei se vou me segurar” foi a do baiano Gilberto Gil, que desde então tem revisto suas origens forrozeiras regravando canções de Luiz Gonzaga e acaba de lançar o álbum Fé na Festa, feito predominantemente de canções juninas inéditas. Em 2009, quem garantiu o décimo lugar no ranking a "Esperando na Janela" não foi a gravação de Gil, mas uma nova versão da música de Targino, sob responsabilidade do padre Antônio Maria.

Um outro ranking do Ecad mostra mais sobre o peso da tradição nas festas juninas. É a lista de autores que mais arrecadaram com temas juninos, somadas todas as canções de cada um. Aparecem quatro compositores atualmente em atividade: Tato, do grupo Falamansa (em segundo lugar), Dorgival Dantas (terceiro), Victor Chaves, da dupla Victor & Léo (sexto), e Antônio Barros (nono), autor do forró "Homem com H", popular nos anos 80 na voz de Ney Matogrosso. As demais posições são ocupadas por Lamartine Babo (quarto lugar), Mário Zan (sétimo), Alberto Ribeiro (oitavo), Antônio Barros e dois parceiros de Luiz Gonzagão, Zé Dantas (quinto lugar) e João Silva (décimo). Gonzagão, evidentemente, é campeão também nesse quesito.

Veja abaixo a lista de músicas mais tocadas nas festas juninas do ano passado:

1. "Pagode Russo", de Luiz Gonzaga e João Silva
2. "Olha pro Céu", de Luiz Gonzaga e José Fernandes
3. "Quadrilha Brasileira", de Gerson Filho e José Maria de Aguiar Filho
4. "Você Não Vale Nada", de Dorgival Dantas
5. "Cai, Cai, Balão", de Assis Valente
6. "O Sanfoneiro Só Tocava Isso", de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
7. "Pula a Fogueira", de João Bastos Filho e Amor
8. "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
9. "O Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga e Zé Dantas
10. "Esperando na Janela", de Targino Gondim, Raimundinho do Acordeon e Manuca Almeida

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/luiz+gonzaga+e+o+artista+mais+tocado+nas+festas+juninas/n1237674952447.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Luiz Gonzaga é o artista mais tocado nas festas juninas
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2010, 16:31:42 »
"Luiz, respeita o Januário..." :lol:

Muito bom Luiz Gonzaga... :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2010, 10:05:56 »
Sim, muito melhor do que a maioria das músicas de forró recentes, muitas são versões toscas de sucessos do rock, como November Rain e Same Mistake.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2010, 10:24:11 »
Sim, muito melhor do que a maioria das músicas de forró recentes, muitas são versões toscas de sucessos do rock, como November Rain e Same Mistake.

Pior: já fizeram versões de "forró" de Hotel California e My Immortal.  :x
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2010, 14:43:39 »
Eu, particularmente, sou bastante conservador nesse aspecto. Considero lixos bandas como a citada Mastruz com Leite, ou Calcinha Preta, ou Limão com Mel. Acredito que de 1989 para cá, os gêneros musicais tipicamente ou prototipicamente nordestinos como forró, xote, baião, xaxado tiveram uma queda qualitativa, e foi um tombo feio, tanto do ponto de vista das temáticas quanto do ponto de vista da sonoridade.

Obs: Luiz Gonzaga ainda está para o Nordeste assim como Bob Marley está para a Jamaica!
« Última modificação: 23 de Junho de 2010, 14:46:08 por Acolon »
8-)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2010, 17:38:50 »
Eu gosto muito do Luiz Gonzaga. Quando era mais nova e ia às festinhas da escola, adorava ouvir aquele forró 'arrastapé' gostoso.

Mas hoje em dia inventaram um forró tosco, que só serve para fazer versão de música estrangeira e irritar os ouvidos alheios.

Aliás, eu sou suspeita: por mim, São João bom é tradicional, com comidas, quadrilha e forró bom. Como tem ocorrido lá na Bahia, é comum realizarem alguns forrós antes de junho que de forró não tem nada: tocam mais axé, pop e pagode. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2010, 22:24:48 »
Eu, particularmente, sou bastante conservador nesse aspecto. Considero lixos bandas como a citada Mastruz com Leite, ou Calcinha Preta, ou Limão com Mel. Acredito que de 1989 para cá, os gêneros musicais tipicamente ou prototipicamente nordestinos como forró, xote, baião, xaxado tiveram uma queda qualitativa, e foi um tombo feio, tanto do ponto de vista das temáticas quanto do ponto de vista da sonoridade.

Obs: Luiz Gonzaga ainda está para o Nordeste assim como Bob Marley está para a Jamaica!

Concordo.

Não há termo de comparação entre Luiz Gonzaga e o "lixo comércio-global" nordestino produzido nas últimas duas décadas.
Foto USGS

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2010, 17:01:22 »
por mim, São João bom é tradicional, com comidas, quadrilha e forró bom.
Com fogueira na porta de casa, a gente comendo canjica na casa do vizinho e ele comendo amendoim na nossa e o sanfoneiro de vez em quando tocando Mulher rendeira e afins!  :lol:

Hoje é difícil de ver isso - pelo menos nos circuitos de São João que conheço. Ainda sonho em comemorar festas juninas em algum lugar onde Quincas perdeu as botas.
« Última modificação: 25 de Junho de 2010, 17:03:40 por Acolon »
8-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2010, 17:45:02 »
Interiorzão ainda é bem assim...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2010, 17:35:37 »
Luis Gonzaga cantando a música mais triste de todos os tempos. :'(
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2010, 21:48:25 »
A ausência do Flávio José nessa lista é a maior evidência da desvirtualização. Um absurdo...
.
.
Eu gosto de um pé de serra, mas só se tiver mulher pra ralar o bucho até amanhecer o dia. O Luiz Gonzaga, assim, pra ouvir? Eu gosto mais de álbuns como "O Rei Volta Pra Casa", no qual ele conta causos divertidíssimos da vida sua, de amigos e familiares. É engraçado ouvi-lo falar de como sua mãe, analfabeta que era, conseguia debulhar as Orações até em Latim e que suas ladainhas serviram de influência para que ele desenvolvesse, também, o dom de cantador. Assim como o véio Januário (seu pai) o influenciou como sanfoneiro. E o mais engraçado de todos os causos é o da recepção do véio Januário, quando Luiz Gonzaga chega em casa depois de 10 anos distante, correndo mundo afora com sua sanfona... "Isso é hora de chegar em casa?! Seu corno!" O Véio era mais bruto que os pés da burra! (gargalhadas desconcertantes)  
.
.
E tem muita gente nova e boa, aqui, na Paraíba, que se mantém fiel às tradições. Inclusive, os compositores que mais costumam destacarem-se no Forró Fest, são conterrâneos meus da cidade de Guarabira - PB (brejo paraibano). E, para quem gosta. Eu recomendo um grupo de umas moças belíssimas, que tocam um forró de alto nível: "As Bastianas" (Vale à pena conferir).  
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 22:09:34 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!