Autor Tópico: Por quê crentes tem tanta capacidade negar o mito dos outros, menos o seu?  (Lida 1052 vezes)

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
É sabida a capacidade do crente, notadamente os mais intelectuais, de enxergar as loucuras dos mitos dos outros. Mas o quê lhes impede de aplicar os mesmos critérios para seus mitos?

Tipo: Krishna é uma invenção, por quê ninguém pode ter 4 braços, mas Jesus é real, mesmo nascendo de uma virgem.

Exemplo desse tipo de raciocínio:
http://www.marciodesouza.com/2010/06/serie-sobrenatural-parte-3-lobisomens.html
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Por quê crentes tem tanta capacidade negar o mito dos outros, menos o seu?
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2010, 14:50:50 »
Por que torcedores do Vasco têm problemas em admitir que o Flamengo ganha sem roubar? Por que os americanos acham que os muçulmanos têm inveja do way of life deles? Por que temos dificuldades em revisar nossos próprios textos?

Tenho a impressão que a resposta para todas essas questões é a mesma...

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2010, 15:27:01 »
É, mas é algum tipo de ignorância seletiva? Um bloqueio mental automático para suas próprias crenças? É resultado de ficar cantando desde criancinha que "Gizuis é o meu melhor amigo"?
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2010, 15:39:43 »
Suponho que sim, é difícil sermos objetivos conosco mesmos.

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2010, 15:51:42 »
Interessante. Principalmente se notarmos que todos (ou boa parte) dos grandes mitos, tem uma mensagem que visaria tirar o homem de sua cegueira quanto a si mesmo. Buda, Jesus, e outros "viviam" dizendo para nós enxergarmos nossos próprios defeitos etc, mas ironicamente, quanto mais a pessoa cultua a estes, mais alienada ela fica. É meio que um non sense total. Aí acontece disso, do cara conseguir abrir os olhos, mas só para a religião dos outros, que é falsa por mil motivos, mas a sua é verdadeira, mesmo que caia nos mesmos erros das que ele nega.

Esses dias, conversando com um colega, e lembrando de minhas crenças antigas e do processo que me levou ao ateísmo, percebi que foi o incômodo, a sensação de conflito de idéias, que iam me levando cada vez mais longe. Cada vez que eu via que uma crença não batia com a realidade, ficava dias sem dormir, brigando comigo mesmo, até que um dia eu acordava com a mente livre, e fui me libertando rsrs (parece até testemunho de crente, mas ao contrário). A mente parece não suportar viver em conflito, ela sempre busca um equilíbrio, no meu caso eu tento sempre optar (e espero que esteja) pela verdade dos fatos, ou o mais próximo possível.

Mas parece que certas pessoas não vivem estes conflitos. É como se sua fé estivesse bloqueada em sua mente, de modo que esta fica em uma área protegida, e ela não aplica os mesmos raciocínios que dispensa a outros mitos à sí próprio, de modo que o conflito não surge, e a mente vive nesse estado tranquilamente. Daí que quando fala dos outros, é tudo cristalino, mas quando fala da própria fé, vive de mistérios.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2010, 16:24:23 »

Ou entao justificam que os deuses dos outros sao demonios

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2010, 16:30:34 »
Ou largam todos os deuses e abraçam o comunismo, anarquismo, neo-liberalismo ou qualquer outro ismo e continuam achando que a crença alheia é a errada....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2010, 19:54:17 »
Alguém achar que tem a opinião correta, pode implicar que as outras opiniões estão erradas.
Difícil alguém considerar que ´tudo é correto´. :-)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2010, 22:02:56 »
Essa é uma característica de todas as religiões/crenças. Os seguidores de uma dada religião normalmente só são capazes de enxergar os absurdos das religiões alheias, mas não os da sua própria religião, que acham a coisa mais normal do mundo.

Essa característica é muito bem explorada de forma homorística naquele documentário do Bill Maher - Religulous:
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2010, 22:04:52 »
Ou largam todos os deuses e abraçam o comunismo, anarquismo, neo-liberalismo ou qualquer outro ismo e continuam achando que a crença alheia é a errada....

Isto. Mil vezes isto :ok:

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2010, 22:08:16 »
Dizer todos menos o/a meu/minha é uma admissão Freudiana de que você tmb faz parte desse grupo. Por exemplo, antigamente os biólogos classificavam todos os grandes macacos e diziam algo do tipo, "todos os organismos com essas características são grandes macacos, exceto o homem".
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2010, 22:48:44 »
Por medo do conhecimento se busca a autoproteção, ou refúgio, em crenças. E se uma crença está correta, por exclusão, as demais não!
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x