Mais uma vez fui insultado por um homem de deus. Embora dificilmente dê certo, eu tentei me defender da seguinte forma:
Meu Caro (xxx), eu sei que não deveria mais tocar nesse assunto, mas em vista de você me insultar todas as vezes em que nós falamos sobre religião, eu vou provar que não há motivos pra se alterar. Pois do mesmo modo em que eu não acredito no deus em que você acredita, você também não acredita em outros deuses, e pode acreditar, eu não vou lhe insultar por isso.
Você acreditar nos deuses nórdicos? Tais como: Odin e Tîwaz? Eu vou arriscar uma resposta: NÃO. Eu suponho que você veja esses deuses como entidades mitológicas. Eu concordo.
Você acredita nos deuses romanos? Como: Apolo,Diana,Baco etc. Fica frio, eu não vou lhe insultar por isso. Pois eu também os vejo como entidades mitológicas, apesar de que os romanos criam neles de coração, assim como os cristãos em Cristo.
Você acredita nos deuses egípcios? Como: Ísis, Serapis, Rá etc. Pois é, pra mim também esses são mitológicos. Não existem além da imaginação do crente. Mas devemos respeitar que até hoje tem gente que crê neles de coração. Mesmo assim, nem eu nem você levamos isso a sério.Mais um motivo pra não insultar ninguém pois até você desacredita nesses deuses. (suposição, não tenho certeza)
E nos deuses indígenas brasileiros, você acredita em algum? Como por exemplo: Peurê, Catú, Mutim, Nháa, Jaci, Rudá, entre outros. Pois é, não acredita.Mas eu fico pensando, será que um índio te insultaria se você dissesse isso pra ele? Não sei, talvez.
Agora vamos supor que você tivesse nascido em um país africano onde se cultuam os seguintes deuses, como você se sentiria se alguém olhasse pra você com fúria e dissesse: “vocês têm mentes diabólicas, são um bando de loucos, idiotas, cegos...?” Supondo que você fosse um deles, como você se sentiria? Pois é, eles acreditam em Orixá, Ariaxé, Exu, Ogum, Xangô, Oxóssi, Oxalá, entre outros. Pra mim, sinceramente, todos eles são personagens folclóricos, mitológicos; eu não acredito que eles existam de verdade. Você acredita? Mas convenhamos, não é legal xingá-los por isso, é?
Além dos deuses citados acima existem - na literatura - centenas de outros. Até o momento eu só os vejo como mitológicos. E vou supor que você também. Porém nós temos uma coisa que não é comum nessa questão. Você acredita em Jeová, Jesus, anjos etc. Essa é nossa diferença. Você não acredita nos deuses citados acima – eu suponho – mas acredita em Jeová; eu, nem acredito nos deuses acima, nem em Jeová. Ou seja, apenas Jeová faz a diferença entre nosso modo de pensar dessa questão. E se você se sente mal por isso, tente pensar nos adeptos das religiões acima caso você lhes dissesse que NÃO acredita nos seus deuses. Eles se sentiriam exatamente como você se sente em relação a minha resposta ao seu deus. Mas nem por isso vamos insultar um ao outro, afinal trata-se de espiritualidade, ou não?
Ronysalles