Autor Tópico: Brasileiro desenvolve planta de café sem cafeína  (Lida 1864 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Brasileiro desenvolve planta de café sem cafeína
« Online: 30 de Junho de 2010, 12:47:58 »

Brasileiro desenvolve planta de café sem cafeína

Há seis anos, Paulo Mazzafera, diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, foi um dos pesquisadores que descobriram uma espécie de café naturalmente sem cafeína. A descoberta foi publicada na revista Nature, porém os planos de explorá-la comercialmente se mostraram infrutíferos, por causa da baixa produtividade das plantas, naturais da Etiópia. Agora, Mazzafera afirma ter conseguido sete plantas mutantes que combinam a produtividade e a ausência de cafeína. E o cientista garante que “o gosto é o mesmo do café comum”. Segundo Mazzafera, "a cafeína não influi no sabor do café, é o processo industrial de descafeinação que o deixa com um sabor diferente".

A retirada de cafeína do café pode ser feita de várias maneiras. As mais comuns são três: o método que utiliza solventes para remover a substância, o método suiço, que utiliza água quente, e o método de gás carbônico supercrítico, que utiliza pressões e temperaturas muito altas. "No método suíço, a água retira a cafeína, mas leva junto muitos elementos importantes do café, alterando o sabor. Já o supercrítico exige instalações muito caras", explicou Mazzafera.

Agora, em vez de processos industriais, o experimento do pesquisador da Unicamp promete entregar o café sem cafeína desde a lavoura e com o mesmo sabor. As sementes foram tratadas com dois tipos mutagênicos. "Com o tratamento, obtivemos sete cafeeiros que são praticamente desprovidos de cafeína. São plantas bastante vigorosas que já estão produzindo flores", diz Mazzafera. Uma das principais vantagens do método é a economia de tempo, uma vez que o melhoramento genético tradicional poderia levar anos para gerar plantas produtivas e sem cafeína.

De acordo com o cientista, as plantas só apresentam um problema: a estrutura da flor do café garante que a planta tenha uma alta taxa de fecundação, cerca de 95%, mas a flor da planta mutante abre precocemente, comprometendo sua estrutura e, por consequência, a taxa de fecundação. "O problema não é tão grave porque podemos plantar lotes de café exclusivamente com as plantas mutantes", explica Mazzafera. Além disso, o pesquisador disse que seria possível incluir abelhas nas plantações para aumentar a taxa de fecundação.

O próximo passo é aguardar que uma empresa brasileira se interesse em plantar o café mutante. "No Brasil, não podemos patentear o material, por isso patenteamos o processo. Quando alguma empresa brasileira mostrar interesse, poderemos fazer uma patente internacional relativa aos produtos provenientes desse café, cobrando royalties para quem for produzir."

A venda do café descafeinado é expressiva, chegando a 10% do consumo total no mundo. O Brasil também vende o descafeínado, mas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), menos de 1% do mercado é dedicado ao produto.

Fonte: http://is.gd/da7w1
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re: Brasileiro desenvolve planta de café sem cafeína
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2010, 14:13:31 »
Agora vamos desenvolver água em pó.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2010, 14:36:01 »
Agora vamos desenvolver água em pó.
Morri...:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2010, 21:47:26 »
O “barato” do café não é a cafeína?

Offline Mike

• Nível 00
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2010, 22:05:34 »
Ai ai, se minha mãe bebe um negoço desse. Hum, cai para traz na hora, do jeito que é viciada em café.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2010, 22:15:29 »
Nunca entendi porque prefere tomar café sem cafeína.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2010, 15:33:52 »
Café sem cafeína é igual a cerveja sem álcool, sem graça nenhuma.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2010, 22:38:07 »
Vocês não perceberam na tamanha importância em resolver com essa planta os males da cafeína em viciados em café, um café descafeinado, o efeito placebo surge na hora.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2010, 22:58:05 »
Tanto faz como tanto fez!
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2010, 23:31:43 »
Bebo café descafeinado em casa porque tenho problema de estômago (não sei se é gastrite ou que diabo é porque me borro todo de fazer a endoscopia por medo do diagnóstico ser algo grave e estou a 1 ano postergando a dita cuja, sim, eu sei que sou ridículo). Só sei que se tomo café me fodo todo, sobretudo me dá muita náusea, então tomo café sem cafeína que não me ferra, gosto, não sinto a menor falta da cafeína (só o Mellita presta, os outros descafeinados que tomei têm gosto muito alterado).

Já no trabalho eu tomo o café comum, que a moça do refeitório faz, e aí me lasco todo :|

Então a notícia me interessou :ok:

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2010, 11:35:42 »
... tenho problema de estômago (não sei se é gastrite ou que diabo é porque me borro todo de fazer a endoscopia por medo do diagnóstico ser algo grave e estou a 1 ano postergando a dita cuja, sim, eu sei que sou ridículo).

2.

Mas sou teimosa, continuo bebendo café cafeinado :biglol:
E são 5 colheres de pó (gosto do 3 corações) p/ cada litro, ou seja, não é chá-fé...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2010, 11:50:19 »
Bebo café descafeinado em casa porque tenho problema de estômago (não sei se é gastrite ou que diabo é porque me borro todo de fazer a endoscopia por medo do diagnóstico ser algo grave e estou a 1 ano postergando a dita cuja, sim, eu sei que sou ridículo). Só sei que se tomo café me fodo todo, sobretudo me dá muita náusea, então tomo café sem cafeína que não me ferra, gosto, não sinto a menor falta da cafeína (só o Mellita presta, os outros descafeinados que tomei têm gosto muito alterado).

Já no trabalho eu tomo o café comum, que a moça do refeitório faz, e aí me lasco todo :|

Então a notícia me interessou :ok:

Se o seu problema é 'só' com café, ou café, chás, chimarrão, o problema parece mais algum tipo de alergia do que problemas de estômago. Mais se você toma normalmente descafeinado, e come bem regularmente.

Se for num gastro provavelmente fará um exame mas talvez sequer precise de endoscopia... seu ridículo ... hahaha ! :P
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2010, 13:15:10 »
 :vergonha: Errrrrr...

Na verdade já fui na gastro e ela já me passou a endoscopia, isto já vai fazer um ano, o pedido está guardado em alguma gaveta mas nem serve mais porque mudei de plano de saúde. Tenho náuseas constantes e vômitos ocasionais mas não tanto ocasionais como deveriam ser, não apenas quando bebo café, mas a situação piora se eu tiver bebido. Já tratei com Omeprazol, Ranitidina e Bromoprida sem muita melhora.

Quanto à possibilidade de ser uma alergia, isso me passou pela cabeça neste mês agora: me tratei com anti-alérgico por conta de uma condição respiratória e realmente me deu a impressão que o tratamento acompanhou uma melhora enorme no meu estômago. Mas deve ter sido apenas coincidência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2010, 15:36:21 »
É, agora realmente um exame ajudaria :)

Força Donatello, vc é mais do que um tubinho !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 09 de Julho de 2010, 15:49:16 »
:vergonha: Errrrrr...

Na verdade já fui na gastro e ela já me passou a endoscopia, isto já vai fazer um ano, o pedido está guardado em alguma gaveta mas nem serve mais porque mudei de plano de saúde. Tenho náuseas constantes e vômitos ocasionais mas não tanto ocasionais como deveriam ser, não apenas quando bebo café, mas a situação piora se eu tiver bebido. Já tratei com Omeprazol, Ranitidina e Bromoprida sem muita melhora.

Quanto à possibilidade de ser uma alergia, isso me passou pela cabeça neste mês agora: me tratei com anti-alérgico por conta de uma condição respiratória e realmente me deu a impressão que o tratamento acompanhou uma melhora enorme no meu estômago. Mas deve ter sido apenas coincidência.

Labirintite? Pode ser desencadeada por cafeína.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2010, 16:03:34 »
É, ví agora que alguns dos sintomas de labirintite são náusea e vômitos, nunca tinha me passado pela cabeça isso, pra mim só dava tonturas mesmo. Mas acho que não acho provável, acho mesmo que deve ser algo do estômago, já tou com ele ferrado há quase dois anos, já fui em clínico geral, gastro, mas o bendito exame eu tô empurrando pra frente. Vou pedir pra médica refazer o pedido e vou tomar um chazinho de coragem sem cafeína. :biglol:

Força Donatello, vc é mais do que um tubinho !
Meu problema não é o tubo, é o resultado. Sei que mais de 99% de chance é de ser algo tratável mas os menos de 1% me borram todo de medo. :|
« Última modificação: 09 de Julho de 2010, 16:05:48 por Donatello van Dijck »

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #16 Online: 09 de Julho de 2010, 17:52:54 »
Café sem cafeína não rola!!! Trabalhar sem café cafeinado tb não rola... seria como uma carro sem qualquer combustível, mas não sou viciada! :P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2010, 19:25:13 »
Teste de HIV então nem pensar né?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2010, 19:35:52 »
Hahahahahaha, já fiz, mas tem tempo.

Agora eu doo sangue de 3 em 3 meses e sempre vem o exame, e sempre dá um medinho meio viado de olhar o resultado :histeria:

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Julho de 2010, 03:26:32 »
A cafeína não altera o sabor, mas faz muita diferença na sensação de beber o café.
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!