Luiz Souto, na sua opinião como médico e tendo prováveis amigos médicos, o que faz médicos acreditarem na suposta eficiência da homeopatia, sendo que os grandes estudos demonstram ser falsa (e até mesmo logicamente, quimicamente etc.)?
A questão Zé é que
não há grandes estudos * feitos especificamente para avaliar as medicações homeopáticas , há vários pequenos estudos realizados para avaliar a eficácia de determinada medicação em determinada patologia (p.ex."Efeito do tratamento com Kalium phosphoricus na dismenorréia de adolescentes"). Os estudos estão pulverizados pelas várias medicações e patologias mas, de forma geral , são de má qualidade metodológica e nenhum permite afiançar que algum medicamento homeopático seja eficaz ou não.
A Homeopatia se mantém porque , além do peso da tradição , os homeopatas no final das contas tratam em sua grande maioria de patologias de baixo risco ( principalmente afecções alérgicas) e têm uma ótima relação médico-paciente ( derivada do fato do diagnóstico homeopático se basear totalmente na história do paciente). Não conheço nenhum homeopata que trate um paciente hipertenso ou com doença coronariana
apenas com homeopatia , na prática o cardiologista prescreve a sua medicação e o homeopata a dele ** e vivemos felizes para sempre.
Quanto aos fundamentos fisico-quimicos -farmacológicos da homeopatia...o discurso homeopata é que as bases da homeopatia são diferentes da alopatia , pereré-piriri , a energia , pororó-pururu , o reequilíbrio do organismo e por aí vai. Embora para aqueles que exigem um fundamento científico claro este arrazoado não cole, para grande parte dos médicos envolvidos na clínica diária e que enfrentam os dilemas de cuidar de gente doente a homeopatia oferece uma coisa altamente tentadora:uma prática humanizada e muito próxima do paciente. Todos os colegas que eu conheci e que fizeram homeopatia depois de um tempo de formados o fizeram por estarem desiludidos com a frieza e a impessoalidade do atendimento médico ( todos eram , como eu , médicos de CTI) , queriam clinicar de outra forma. A prática homeopática funciona como um nicho onde
valores tradicionais da prática médica ( o ouvir o paciente , o construir uma relação de confiança ) ainda se manteriam ; com este ambiente , com resultados equívocos ou anedóticos dos estudos , com a tradição e com o efeito placebo a Homeopatia se mantem.
* Por grandes estudos entenda-se: estudo com grande número de pacientes , testando a medicação contra placebo ( ou o tratamento padrão) , com alocação aleatória entre os grupos tratamento e controle ( randomização) e duplo-cego ( nem os pacientes nem os pesquisdadores sabem quem está tomando medicação e quem está tomando placebo).
** Diálogo padrão no meu consultório:
- Doutor estou tomando medicação da homeopatia , tem problema?
- Não se preocupe , nenhum dos medicamentos que prescrevi para sua hipertensão tem reação com os remédios homeopáticos.