Perguntas simples aos literalistas:
- Qual seria a importância da interpretação literal da bíblia, fechada
e conservadora para a fé?
- Qual seria a diferença entre um criacionista literalista biblico que
vai a Igreja, reza e faz boas ações, a um criacionista da Terra
antiga, não literalista, que também vai a Igreja, também reza e também
faz boas ações?
- Qual é o erro de um criacionista da Terra antiga? Porque apenas os
da Terra jovem estão com toda a razão universal enquanto os outros 5
bilhões e poucos estão errados?
- A fé de alguém que faz uma interpretação literal de gênesis é "maior" ou "melhor" que a de uma pessoa que também é cristã mas le gênesis como "uma celebração da criação"?
- Deus tem preferencia por uma pessoa que le genesis literalmente a uma que não le?
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Respostas, por Michelson Borges:
1. Qual seria a importância da interpretação literal da Bíblia, fechada
e conservadora para a fé?
R.: A primeira vista, nenhuma. Mas com o tempo, ao se rejeitar o relato
histórico de Gênesis, os não literalistas que se dedicam a estudar a
Bíblia (e não a apenas lê-la superficialmente, como é muito comum),
percebem certas incoerências como: (a) Se Deus é amor, por que criou a
morte? (b) Por que a beleza está misturada com a miséria neste mundo?
Ele foi criado assim por Deus? (c) Qual a necessidade da salvação em
Cristo, se o pecado não existe (a história do pecado começa em Gênesis)?
(d) Que Deus é esse que permite uma "lei da vida" tal que funciona sob
os requisitos de sobrevivência do mais apto, com predadores e predados?
Você pode rejeitar todas essas perguntas, apenas se não levar em conta a
Bíblia, não importa se literalmente ou não.
Por isso, em última instância, a fé em Deus acaba afetada pela postura
que se adota em relação à Bíblia.
2. Qual seria a diferença entre um criacionista literalista biblico que
vai a Igreja, reza e faz boas ações, a um criacionista da Terra antiga,
não literalista, que também vai a Igreja, também reza e também faz boas
ações?
R.: Tecnicamente nenhuma. Obviamente que ambos, sendo sinceros, têm
acesso à salvação e são considerados filhos por Deus. Mas uma busca mais
intensa pela verdade (tanto bíblica, como científica) acabará clamando
pela harmonização de idéias e doutrinas.
3. Qual é o erro de um criacionista da Terra antiga? Por que apenas os
da Terra jovem estão com toda a razão universal enquanto os outros 5
bilhões e poucos estão errados?
R.: Só porque a maioria pensa de um modo, não significa que essa forma
de pensar seja a correta (lembre-se de que você ou outra pessoa já disse
algo semelhante aqui, quando o Guilherme disse que um enorme percentual
de terráqueos crêem em Deus).
4. A fé de alguém que faz uma interpretação literal de gênesis é "maior"
ou "melhor" que a de uma pessoa que também é cristã mas le Gênesis como
"uma celebração da criação"? Deus tem preferencia por uma pessoa que le
genesis literalmente a uma que não le?
R.: Como fé é um assunto de foro íntimo, a resposta a esta pergunta é
irrelevante. Eu poderia citar um caminhão de textos bíblicos que
garantem que Deus ama a todos, indiscriminadamente. Não se trata de
"melhor", "maior", "pior", "menor" fé, e sim da busca sincera pela
verdade (no caso, bíblica).
5. Será que Deus iria preferir que eu fosse ateu em minha vida na Terra,
mas sempre desse 5 reais para esses meninos de rua que vendem chiclete?
Ou ele iria preferir que eu lesse Gênesis literalmente e fosse a Igreja
todo domingo rezar por estes meninos que vendem chiclete na rua?
R.: Se você fosse pai, gostaria que seu filho vivesse ignorando sua
existência? Portanto, é lógico que Deus prefere que você não seja ateu,
que ore pelas crianças menos favorecidas, e mais: faça alguma coisa por
elas, pois cristianismo é uma religião de ação e amor ao próximo.