Autor Tópico: Tão pobres e tão contentes!  (Lida 564 vezes)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Tão pobres e tão contentes!
« Online: 03 de Julho de 2010, 17:09:34 »
Era uma vez a inauguração do pavilhão brasileiro na feira de Hannover (Alemanha), presente o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Para animar a festa, foi arrebanhado um grupo de frevo, naturalmente pernambucano.

Enquanto esperavam a vez de atuar, tiritavam de frio nos bastidores, vestidos com as roupas relativamente sumárias exigidas para o espetáculo.Quando entraram em ação, mostraram a alegria de praxe. Pensei comigo, sinceramente condoído: tão pobrezinhos, mas tão alegres.

Não consegui impedir que a memória voltasse a essa cena ao ler anteontem a reportagem em que Larissa Guimarães relata que, mesmo com os benefícios do Bolsa Família, a renda das famílias no Norte e no Nordeste não consegue ultrapassar a linha de pobreza. Linha, aliás, estabelecida em R$ 70, o que torna mais justo chamá-la de linha da miséria.

Não obstante tal nudez de rendimento, as famílias do Norte e do Nordeste estão tão alegrinhas que transformaram Luiz Inácio Lula da Silva, cuja imagem está colada ao Bolsa Família, em uma espécie de Padim Ciço dos novos tempos.

Repito, porque os hidrófobos e debiloides do lulo-petismo não conseguem pensar, que não se trata de ser contra o Bolsa Família. Trata-se, pura e simplesmente, de reconhecer o óbvio, como o faz a reportagem de Larissa: por muito necessário que seja, por avanços que de fato traz, não basta nem para tirar os beneficiários da pobreza quanto mais para proporcionar uma mudança estrutural.

Ah, essa situação torna ainda mais patética a afirmação que gente do governo faz -e analistas distraídos ou de má-fé reproduzem mecanicamente- de que está havendo queda da desigualdade no Brasil. Como, se o Bolsa Família leva algo em torno de 0,4% do PIB e o pagamento dos juros ao andar de cima consome oito vezes isso (3,3% do PIB)?

Clóvis Rossi, Folha de São Paulo

http://sergyovitro.blogspot.com/2010/06/clovis-rossi-tao-pobres-e-tao-contentes.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Tão pobres e tão contentes!
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2010, 20:02:10 »
Os petistas vão dizer: "Ahhh, este é o Clovis Rossi, jornalista da Folha. Então é a mando do PSDB!"
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2010, 21:57:41 »
Agora eles abreviam simplesmente com "PIG". Qualquer notícia que fale contra o governo, comentam embaixo, "PIG! PIG!", e assim os próximos que forem ler podem antes de começar simplesmente dar uma busca por "control f" por pig nos comentários, e se aparecer, nem precisa se dar ao trabalho de ler, pode só comentar "PIG!" também e ir embora sem correr o risco de ler algo que vá causar dissonância cognitiva.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2010, 22:20:25 »
PIG! PIG! PIG!

Não, brincadeirinha. Confesso que não sou tão entusiasta do PT quanto há 8 anos, confesso que esperava muito mais (muito mais à esquerda, entendam) mas se não me engano o ganho real anual do salário mínimo sobre a inflação tem sido anormal e absurdamente alto para os últimos 30 anos, se não me engano também as taxas de desemprego são bem menores, se não me engano ainda o percentual de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza (ou da miséria) não é tão baixo faz tempo.

Então, me limitando ao ponto levantado pelo colunista, não há discussão sobre se ainda falta muito a ser feito além da bolsa-família para que os mais miseráveis consigam pelo menos deixar de ser os mais miseráveis para ser os mais pobres. Mas parece que falta bem menos, incomparavelmente menos, do que faltava antes quando o antiptismo vigorava.

Não se trata de ufanar o PT ou o Lula não, longe de mim, se trata apenas de lembrar que quem critica o lulismo e o ptismo é quase sempre afeiçoado a grupos políticos que quando estiveram no poder tiveram, fato incontestável, resultados muito menos elogiáveis ainda do que os destes.

E bom que este pelo menos não acha um derrame dispendioso e desnecessário de verbas, o programa de transferência de renda do Governo Federal vigente nos últimos 8 anos. Tem tanta gente por aí que acha.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2010, 22:37:08 »
E la vamos nos de novo debater se a melhora é realmente mérito do Lula....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2010, 22:48:35 »
Embora eu ache que a crítica ao Lula quase sempre é tão fanática quanto a idolatria, mesmo admitindo avanços, ainda tenho muita curiosidade sobre uma comparação mais cuidadosa entre as gestões todas. Porque muito do alarde sobre a supremacia Lula tem uma lógica meio "Lula nos levou até 2010! Enquanto FHC nos levou só até o ano 2000! Dez anos a menos! Dez anos inteiros no passado, foi lá que FHC deixou os brasileiros."

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2010, 23:02:47 »
E la vamos nos de novo debater se a melhora é realmente mérito do Lula....
Nem quero, já ví estes debates por aqui um monte de vezes, nunca tomei parte, sempre não chegaram a lugar nenhum, e além do mais não vem muito ao caso, até porque não vejo nada de maravilhoso (maravilhoso é diferente de bom que é diferente de aceitável) no governo Lula.

Agora que é muito menos babaca apontar as glórias (simplesmente mantidas, continuadas e maximizadas ou originadadas pelo próprio, tanto faz) do governo Lula do que ficar apontando as mazelas históricas do país, carregadas durante décadas, como se fossem culpa do governo atual a despeito de ser exatamente durante este governo que estas mazelas apresentaram o mais significativo retrocesso, ahhh, isso é.
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, 23:52:10 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!