Autor Tópico: Maioria dos adolescentes é sedentária; um terço está acima do peso  (Lida 713 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/751810-maioria-dos-adolescentes-e-sedentaria-um-terco-esta-acima-do-peso.shtml

Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, menos da metade dos adolescentes brasileiros podem ser considerados ativos do ponto de vista físico. Quase um terço deles está acima do peso.
As causas apontadas para a inatividade vão do hábito de ficar em frente à TV ou ao computador até a falta de segurança para brincar na rua.

O dado é de um estudo da Universidade Federal de Pelotas (RS) que avaliou 4.325 jovens entre 14 e 15 anos.
Só 48% praticam os 300 minutos de atividade física semanal recomendados pela OMS -cerca de uma hora por dia. E os meninos são duas vezes mais ativos do que as meninas.
Os resultados podem ser extrapolados para o país, e equivalem ao cenário mundial: pesquisa da OMS feita em 34 países mostra que só 24% dos meninos e 15% delas preenchem os critérios mínimos recomendados.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Para chegar à conclusão, os pesquisadores brasileiros avaliaram a prática de atividade física de lazer (como futebol, natação, skate etc.); a atividade física de deslocamento, que considera se o jovem costuma ir à escola a pé ou de bicicleta; e a soma desses dois hábitos.
Segundo o educador físico Samuel Dumith, autor do estudo, as aulas de educação física não foram consideradas porque elas não são feitas nem em quantidade nem em qualidade necessárias para promover benefícios à saúde.
"Os adolescentes não levam a educação física a sério e fazem os exercícios sem intensidade e regularidade."
Apesar de a pesquisa mostrar que 75% dos adolescentes fazem alguma atividade de lazer e que 73% deles caminham ou vão de bicicleta até a escola, o estudo provou que as duas ações juntas não alcançam o mínimo recomendado de exercício.
"Os jovens priorizam as atividades sedentárias, e isso é muito preocupante. Eles estão acima do peso e ficam, em média, quatro horas por dia em frente à TV, ao videogame ou ao computador, enquanto se dedicam menos de uma hora por dia para os exercícios", afirma Dumith.
Para Marlos Domingues, outro autor do trabalho, a falta de segurança explica parte dessa situação. Além disso, o nível de sedentarismo entre os pais também é alto, o que pode acabar influenciando os hábitos dos "teens".
"Já não se brinca na rua. A pessoa depende de alguém para levá-la às escolinhas de esportes", diz Domingues, que é educador físico.
Para ele, os resultados são "uma surpresa" porque, nessa faixa de idade, é difícil sofrer falta de tempo para justificar a pouca atividade.
"A surpresa fica por conta da tragédia que esperamos daqui a alguns anos. Todos serão sedentários", diz Timóteo Araújo, educador físico que dá assessoria ao programa Agita São Paulo.
Domingues concorda. "Os prejuízos à saúde só serão vistos mais tarde. A chance de continuarem sedentários na idade adulta é altíssima."
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: Maioria dos adolescentes é sedentária; um terço está acima do peso
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 01:23:08 »
Em adultos existe a falta de tempo!! Tem gente que não consegue nem dormir 6hrs por isto...

Não deseje.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2010, 16:10:36 »
Na verdade, o que me surpreende é a enorme quantidade de sujeitos da minha faixa etária (nos 30) que são obesos ou
estão como sobrepeso (não é o meu caso :hihi:). Em breve eles estarão sobrecarregando o nosso sistema de saúde.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2010, 16:23:37 »
Na verdade, o que me surpreende é a enorme quantidade de sujeitos da minha faixa etária (nos 30) que são obesos ou
estão como sobrepeso (não é o meu caso :hihi:). Em breve eles estarão sobrecarregando o nosso sistema de saúde.
Não só no sistema de saúde. Lombalgia (dor nas costas), uma das conseqüências mais comuns do sedentarismo e má postura nas longas horas em frente à tv e ao pc, são a primeira causa de falta ao trabalho aqui no Brasil.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2010, 19:37:31 »
Em adultos existe a falta de tempo!! Tem gente que não consegue nem dormir 6hrs por isto...

Mas assim como há adultos sem tempo também há adolescentes...
Mas a questão de tempo, as vezes,se resolve apenas com organização
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2010, 23:48:55 »
Estou na fase dos 40ão mas baseado em minhas experiencias diárias posso afirmar que tenho mais disposição e vigor que muito gurizão de 19 aninhos... bom.. profissionalmente falando... se bem que em outros aspectos não tenho ouvido nenhuma reclamação e/ou comentários pejorativos.  :hihi: :hihi: :hihi:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2010, 00:25:18 »

Difícil encontrar adolescentes que trabalham até meia noite e acordam as seis sobrando umas cinco horas para dormir  :ok:

No exemplo que eu dei, consegue achar espaço para os exercícios ? Sem ser nos finais de semana.
Não deseje.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2010, 15:54:47 »

Difícil encontrar adolescentes que trabalham até meia noite e acordam as seis sobrando umas cinco horas para dormir  :ok:

No exemplo que eu dei, consegue achar espaço para os exercícios ? Sem ser nos finais de semana.

Calma, não critiquei seu Tópico
Apenas estou dizendo que Há (principalmente no 3º Ano do Ens. Médio) Adolescentes que não tem tempo para atividades físicas.
Sei que este conjunto que citei é bem menor do que o que você citou mas não podemos desprezar-lo.
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!