http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=831&codigo=478838O mototaxista José Ricardo Oliveira Guimarães, de 32 anos, foi assassinado na manhã de ontem, no bairro Carmelândia, enquanto consertava sua moto. O crime ocorreu por volta do meio-dia, quando a vítima estava em uma oficina de bicicleta, localizada na rua Tancredo Neves, próximo a rua Deolinda da Silva. Segundo testemunhas, dois homens que estava numa moto, de características e placas ignoradas, pararam ao lado da vítima e dispararam quatro tiros. A dupla fugiu e até o final da tarde de ontem ainda nenhum dos suspeitos havia sido identificado.
No local do crime, dezenas de moradores se concentraram em volta do corpo até que ele fosse removido, depois das 14 horas. A irmã da vítima, Tami Oliveira Rocha, de 20 anos, foi até o local assim que foi informada do crime, quando chegou em casa, após um dia de trabalho . "Eu não sei quem pode ter feito isso com ele", disse a irmã, acrescentando que não tinha conhecimento de que Ricardo tivesse inimigos. Ela, no entanto, confirmou a informação dada pela polícia de que o irmão já tivera passagem pela polícia. "Isso foi há cerca de dois anos. Até onde eu sei, ele não estava mais metido com isso (crime)", acrescentou.
O cabo PM Paulo Melo, que esteve no local da morte, informou que moradores da área disseram que a vítima seria assaltante e que o crime pode ter sido um "acerto de contas". Ainda segundo testemunhas, a moto da vítima foi guardada após o crime. "Ele estava abaixado ao lado da moto. Quando os assaltantes chegaram só disseram para a namorada dele se afastar e atiraram", disse uma moradora, que não quis se identificar.
"Ele (Ricardo) ainda disse: "Jesus, me acode!", antes de cair, morto, no chão", acrescentou.
Nenhum outro morador quis falar com a reportagem sobre o crime, com medo de represália dos criminosos. A "lei do silêncio" prevaleceu também naquela periferia. O crime foi registrado na Seccional da Marambaia e a equipe daquela especializada ficará responsável pelas investigações relativas ao caso.