Autor Tópico: Mulheres na política  (Lida 1318 vezes)

Offline Erika

• Nível 03
  • *
Mulheres na política
« Online: 06 de Julho de 2010, 20:39:40 »
Oiee... :)

Estou nos últimos tempos, ando pensando em algumas questões relativas à presença das mulheres no cenário político e queria que vocês dessem algumas opiniões, ok?

1. Mulheres são mais cobradas (julgadas) por seu perfil pessoal quando são candidatas do que os homens?
2. Isso é um critério determinado pelo machismo e imaturidade dos eleitores ou é só um critério mesmo?
3. Mulheres mais femininas (dentro do padrão vigente) conseguem mais eleitores ou não?
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 20:43:35 por Erika »
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline Erika

• Nível 03
  • *
Re: Mulheres na política
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 20:41:55 »
Preciso avisar que amanhã vou para far-far-away e ficarei sem net, portanto só responderei depois do dia 15... Sorry... :vergonha:
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 20:44:18 por Erika »
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2010, 21:00:38 »
Por "ser julgada pelo perfil pessoal" você quer dizer algo relativo à sexualidade, como homoafetividade ou infidelidade conjugal? Se for isso não me vem a cabeça nenhum caso em que tal fator pareça ter tido alguma relevância eleitoral (nem o caso do Gabeira no ano passado que perdeu mesmo foi para os próprios eleitores que deram a vitória como certa e foram surfar em Saquá).

Se entendi bem a primeira pergunta a segunda não faz sentido. Teríamos que admitir a priori um "sim" à primeira questão para responder à segunda.

Acho que mulheres mais bonitas recebem mais votos mas antes de dizer que isso é prova incontestável do machismo da nossa sociedade é bom lembrar que políticos como Lindberg Farias, Fernando Collor de Mello e Carli Filho entre tantos outros tiveram/tem como uma das principais plataformas de campanha a própria beleza.

Na verdade a beleza influencia no sucesso de homens e mulheres seja qual for a carreira que se tenha escolhido mas não é definitiva, tanto que existem políticos feios que são eleitos (vide Luiza Erondina e Enéas), jogadores feios que fazem sucesso e ficam milionários (vide Amaral e Ronaldinho Gaúcho, embora o Ronaldinho Gaúcho a minha namorada ache bonito, fico triste porque isto me dá uma idéia da minha beleza) então esta choradeira de que "buááááá!!!! a sociedade é machista porque privilegia as mulheres bonitas e exige delas um padrão de beleza inalcançável, eu quero mamãe" não cola.

É mais uma das milhares de meias verdades de que vive a lenga-lenga feminista.
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 21:26:47 por Donatello van Dijck »

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2010, 21:23:37 »

Estou nos últimos tempos, ando pensando em algumas questões relativas à presença das mulheres no cenário político e queria que vocês dessem algumas opiniões, ok?

1. Mulheres são mais cobradas (julgadas) por seu perfil pessoal quando são candidatas do que os homens?
2. Isso é um critério determinado pelo machismo e imaturidade dos eleitores ou é só um critério mesmo?
3. Mulheres mais femininas (dentro do padrão vigente) conseguem mais eleitores ou não?

Minha modesta avaliação pessoal da realidade :
1. Mulheres são mais cobradas e são avaliadas com mais rigor do que os homens que possuem postos semelhantes.
2. O critério é determinado pelo condicionamento social que ainda hoje existe, onde mulheres são vistas com suspeitas e como incompetentes para o exercício de funções públicas. Avaliação independete do gênero geralmente não é feita pela maioria.Não sei até onde isso é efeito de um machismo, mas acho injusto, como critério.
3.Depende. O público alvo avalia o critério subjetivo de feminilidade - e dependendo do caso, pode ajudar ou atrapalhar. Pessoalmente, acho que outros fatores até contam mais, mas acho difícil definir quando uma mulher é mais feminina do que outra. O critério parece-me potencialmente viciado.  Não sei se uma mulher mais sensual seria menos femina do que uma mais sensual, uma mulher bonita no padrão vigente seria mais femina ou menos feminina. Não sei se a Cora Coralina é mais ou menos feminina que a Gisele Bündchen.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2010, 23:26:05 »
Caro Donatello,

Quando falo de perfil pessoal, vou além da aparência físicca ou do comportamento sexual, porque é meio óbvio que bonitinhas-boas moças tendam a ser mais bem votadas.
Esse perfil pessoal passa por detalhes menores que compõem uma figura. Um exemplo  legal é Angela Merkel, que por seu perfil pessoal e ações públicas é valorizada por ser uma mãe/avó alemã, ela encarna as virtudes e valores das mulheres alemãs, isso na opinião de que acompanha mais de perto a política do país.

Assim, acho que minha segunda pergunta é plausível, na medida em que pode ser que seja apenas um critério não necessariamente baseado num suposto machismo.

Quanto a ser uma "lenga-lenga feminista", me poupe, ok?  :sleepy:

E por favor, quando (se) escrever, lembre-se de ter um pouco mais de tato, afinal, não nos conhecemos (nem queremos) e não é legal ser agressivo sem motivo.  :)
Gilberto Freyre

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2010, 23:45:26 »
Olá HFC,

Queria muito saber citar parcialmente, mas infelizmente não sei fazer isso ainda, seria muito mas fácil pra responder seu comentário, mas vamos lá... :)

Concordo com você plenamente nas suas colocações para a 1 e a 2 (estranho escrever assim, não?), pode ser que seja apenas um critério, injusto, mas um critério.
Acompanhando Sarah Palin, Angela, Merkel, Dilma, Marina, Erundina e seus concorrentes homens, percebemos que há uma diferença no olhar dos eleitores, eles são apenas candidatos, elas são MULHERES candidatos.

Cora Coralina é tão feminina quanto Gisele Bundchen, a questão não é a aparência, é algo mais sutil que ainda não conssegui entender direito e por isso tenho dificuldade de explicar. Pense na Erundina e na Dilma, qual é mais feminina? Com qual delas as mulheres brasileiras se identificam mais? Arrisco a dizer que é com a Erundina, apesar dela não ser nada SEXY. Erundina é mulher, brasileira, nordestina, sofrida com a qual muitas mulheres se identificam.

Minha suposição é que na polítia ao feminino é permitido o afeto, muito mais que ao masculino.
O que você acha disso?
Gilberto Freyre

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2010, 23:50:41 »
Não sei porque mas tudo que você fala sobre mulheres se adequa perfeitamente a homens, tanto de positivo quanto de negativo. Exemplo, quando você fala de a Ângela Merkel ser respeitada e valorizada como mulher que encarna as virtudes e valores das mulheres alemãs por suas relações com filhos e netos eu poderia dizer que o Barack Obama é respeitado como homem que encarna as virtudes e valores dos homens estadunidenses pelos mesmos motivos. É esta necessidade de especificar o gênero em questões que independem absolutamente de tal especificação que eu não entendo. Este como mulher é que me dói os ouvidos (ou os olhos, no caso).

Do mesmo modo não é que mulheres bonitinhas "boas-moças" tenham mais chances de receber votos. É que candidatos de ambos os sexos bonitinhos "bons-moços" têm mais chances de receber votos. Agora você nunca deve ter ouvido nenhum homem lamentando "ahhh, esta sociedade feminista que privilegia os jogadores bonitos como Kaká e Beckham aos jogadores feios como Ronaldinho e Teves".

Quanto à minha dificuldade de compreensão da pergunta, é porque expressões como "mulher feminina" e "perfil pessoal", você há de convir, são um tanto quanto vagas demais, daí tive que tentar deduzir o que você estava querendo dizer com elas.

Em nenhum momento quiz ser grosseiro, mas as vezes a gente acaba sendo mesmo sem intenção.

E não lhe poupo da lenga-lenga feminista não. Na verdade é mesmo uma lenga-lenga cheia de meias verdades como "mulheres ganham menos segundo a PNAD (porque trabalham cerca da metade da carga horária que os homens segundo a mesma PNAD)"; "mulheres trabalhadoras trabalham mais em atividades domésticas que seu marido, diz IBGE (e trabalham menos que eles em atividades não domésticas, diz o mesmo IBGE)"; "mulheres são cobradas por sua aparência estética no trabalho (e homens também)"; "mulheres alcançam maior escolarização que os homens (porque abandonam o estudo mais tarde do que eles para trabalhar)"...

No mais, beijinhos no seu coraçãozinho.

« Última modificação: 07 de Julho de 2010, 00:32:41 por Donatello van Dijck »

Offline Erika

• Nível 03
  • *
Diogo Mainardi
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2010, 23:53:41 »
E mais...

Acho Diogo Mainardi um chato, mas ele falou um negócio interessante, algo como: "Dilma não é homem, não é mulher, não é feminista, não é nada, é um boneco do Lula".
É mais ou menos por aí, o índice de rejeição dela é maior entre as mulheres do que entre os homens.
Será que se a mulher consegue usar do afeto na política ela não se dá melhor?
Gilberto Freyre

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2010, 00:01:44 »
Caro Donatello,

Vou pensar seriamente no que você colocou, mas tendo a pensar que o genêro, infelizmente, importa na política.
Desculpe-me pelos termos vagos, mas foi o melhor que encontrei para o momento. Como são questões que ainda estou pensando, não achei palavras melhores.

Quanto ao feminismo, me pouparei de discutir com você porque acho que vivemos em planetas diferentes. :)

Beijo e durma bem.
Gilberto Freyre

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2010, 00:18:24 »
Citação de: Erika
Quanto ao feminismo, me pouparei de discutir com você porque acho que vivemos em planetas diferentes.
Só se você viver em um mundo em que as mulheres não trabalham menos (em ocupações economicamente produtivas) que os homens; em que os homens mais bonitos não têm maiores chances que os mais feios no mercado de trabalho e em que as mulheres não demoram bem mais tempo que os homens para entrar no mercado de trabalho dedicando-se mais longamente aos estudos (porque os homens começam mais cedo, ainda na adolescência ou antes dela se forem pobres, a serem pressionados a arrumar "alguma coisa para fazer").

Caso contrário nós vivemos no mesmo mundo mas interpretamos os problemas deste mundo de modos diversos.

No mais, boa noite procê também.
« Última modificação: 07 de Julho de 2010, 01:28:16 por Donatello van Dijck »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2010, 09:05:05 »
Erika: alguns dados para discussão:
(1) As mulheres, tradicionalmente, têm mais relutância em votar em candidatos do PT, independentemente do sexo. Porque ninguem sabe.
(2) Uma pesquisa (desculpe a falta de link, mas faz tempo que li isso) indicou que as mulheres, no ambiente de trabalho, geralmente preferem ter
chefes homens a mulheres. Dizem que o relacionamento é melhor.

Citação de: Erika
Minha suposição é que na política ao feminino é permitido o afeto, muito mais que ao masculino.
O que você acha disso?

O que acho dessa suposição? Sexismo. Uma conclusão apressada baseada numa visão estereotipada de características supostamente
típicas de um sexo, que não leva em conta uma infinidade de outros fatores possivelmente mais importantes.

O político tenta se vender, como um produto. Daí ele vai tentar explorar quaisquer características que possam lhe dar vantagem.
Seja a aparência de competência, aparência de "durão" ou uma história de superação de adversidades (ou, no caso da Cicciolina, na
Itália, seus... dotes físicos.) Se ele ou ela acharem que o "afeto" vai lhe dar votos, então teremos um político afetuoso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2010, 14:44:04 »

Penso que sim. O grande problema em ser candidata e ser mulher é ainda não gozar de total credibilidade justamente por sermos consideradas mais afáveis e termos 'menos pulso' quando se trata de questões que exigem um posicionamento mais feroz. E essa visão é alimentada sobretudo por outras mulheres que não conseguem confiar no próprio sexo no que diz respeito à administração de interesses. No entanto, o entrave está mais na aceitação durante a campanha, já que, após a eleição, o sexo não costuma interferir na atuação do político - embora possa moldar o foco dessa atuação.

Como disse antes, o machismo de eleitores e eleitoras conta muito quando se trata de uma candidata mulher. E a imaturidade histórica talvez seja outro fator, considerando que, à parte a evolução do papel da mulher na sociedade, muitas de nós e muitos homens ainda não conseguem enxergar que papéis antes masculinos podem ser exercidos por mulheres com a mesma qualidade ou até superior - considerando o nível indivídual e não o sexo.

Depende. Qual o critério atual de feminilidade? Ser bonita e personificar a boa moça ou malhada e gostosa e ser objeto de desejo de todos? Acho que, em ambos os casos, há um público passível de ser atraído por um ou outro tipo. Daí a conseguir ser eleita, uma série de fatores contam: alianças políticas, visibilidade, credibilidade, etc.

Para ilustrar: uma mulher sem qualquer representatividade política ou mesmo sem estar dentro dos padrões pode ser eleita em um município do interior. Não é necessário que ela personifique a personagem que todos querem bastando que 'encarne' estas características e receba o apoio devido.

No mais, todo político personifica o anseio da sociedade num dado momento histórico. Se a sociedade precisa de uma mulher que personifique a família, a boa moça e boa esposa, alguém com essas características e as alianças corretas terá grandes chances de se eleger. Por outro lado, se a sociedade se encontra estagnada, sem esperanças, há grandes probabilidades de eleger aqueles que configuram um protesto, um 'não' ao que está posto - é o caso do Clodovil, por exemplo.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2010, 18:13:40 »

Minhas respostas:

1 - Não, não vejo nenhuma mulher ser mais ou menos cobrada que um homem na política, o que falta é mais mulheres na política e mais oportunidades para estarem lá.

2 - Como a primeira é não, a segunda fica subentendida.

3 -  Dependende muito do que você quis dizer, se foi mulheres mais sexys, não.  Se quis dizer mulheres mais femininas, com certeza.

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2010, 18:30:18 »

Você começou a dizer "Estou nos últimos tempos querendo entrar para a política" e esqueceu de escrever o resto?  :P

Na verdade, tudo o que envolve política, e não é um senso comum do tipo "políticos deveriam ser honestos", acaba sendo um campo bem nebuloso para conclusões. Quase sempre depende demais do contexto.

Depende, porque o eleitor brasileiro tende a ver todos os políticos como farinha do mesmo saco. Qualquer coisa em especial que o povo espere de algum político é baseado em seu discurso, e não necessariamente em sua aparência.

Eu acredito sinceramente que a grande diferença entre o número de homens e mulheres eleitos acontece por causa do jogo político dentro dos partidos, um ambiente onde o status quo na maioria das vezes tende a ser preservado por quem convive nele, pois toda estabilidade é pouca. Os homens sempre foram mais numerosos.

Os políticos possuem perfis com os quais conseguem a simpatia de determinados grupos, e com outros nem tanto. Ou seja, no caso de existirem pessoas que não votam em mulheres por preconceito, essas pessoas também não votam em muitos candidatos homens por critérios semelhantes (embora como eu já tinha dito, não acho que as mulheres sejam discriminadas pelos eleitores na política).

Olha, eu acredito que sim, porque mais pessoas vão confiar nela do que em uma mulher de perfil mais exótico, embora essa outra alternativa também atraia eleitores de determinados grupos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!