Recentemente eu tive uma discussão com meu irmão sobre qual critério/s seriam aplicados para definir uma pessoa como “fracassada”. Então achei que seria legal ter a opinião de vocês. Mas vejam, eu não pretendo julgar ou avaliar ninguém nesse sentido. É apenas uma discussão. É apenas pra refletir sobre o que realmente é importante para o ser humano.
Para meu irmão, leiga em termos de escolaridade, fracassada é aquela que não adquiriu bens materias. Para ele, os outros aspectos da vida não são de muita importância. Ele costuma me responder assim: “o dinheiro não é tudo, e sim tudo-e-mais-um pouco”.
Eu, ao contrário, não tenho riquezas materiais, mas tenho uma ótima família. Tenho uma filha adorável, um lar, uma esposa maravilhosa e companheira, tento cultivar meu intelecto por meio de leitura, cultura, amizade, e outras coisas, que a meu ver, o dinheiro não produz... Não que ele não seja importante, e sim que é necessário aprender equilibrar as coisas.
Em suma. Pra você leitor, o que é uma pessoa fracassada? O que faz com que um ser humano seja definido como fracassado? Por favor, participem.
Um abraço a todos, lerei com carinho as opiniões de vocês
Rony