Autor Tópico: Ateus no mundo  (Lida 2272 vezes)

Offline Rose of Pain

• Nível 09
  • *
Ateus no mundo
« Online: 25 de Julho de 2005, 01:55:52 »
A revista National Geographic lançou a 2 meses uma coleção sobre a História das Religiões. Eu estou colecionando, é bem interessante, mostra como e onde surgiram as maiores religiões da humanidade.
Pena que eu não tenho scanner, gostaria de mostrar o gráfico das religiões no mundo em 1900 e em 2000.

Em 1900 os sem religião eram 0,2% em 2000 o número pulou  para 15,1%.

Segundo a pesquisa , hoje uma em cada seis pessoas se diz atéia ou não professa religião. :clap:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Ateus no mundo
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2005, 04:35:04 »
e é de se espantar que, apesar do elevado número, ainda tenhamos tão poucos direitos...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2005, 07:32:39 »
O direito de ser reconhecidos como ateus é o primeiro a conquistar.  Você não vive encontrando quem insiste em afirmar que você crê sim em Deus?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Karl Rove

• Visitante
Ateus no mundo
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2005, 21:25:27 »
Essa estatística deve estar incorporando a parcela da população chinesa que não pode professar religião. Por isso esse número. A pesquisa anterior não deve ter levado esse dado em consideração.

E passarinho, de que direitos você está falando? Se você teve algum direito seu desrespeitado, acho que você deve abrir um processo, e isso nada tem a ver com ser ou não ateu.

Quanto a pensarem ou não se sou ateu de verdade ou se no fundo acredito em Deus, por que eu deveria ligar? Que achem o que quiserem, até porque não dá para se controlar o que as pessoas acham ou não.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Ateus no mundo
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2005, 21:31:59 »
Citação de: passarinho
e é de se espantar que, apesar do elevado número, ainda tenhamos tão poucos direitos...

Realmente... As vezes penso que ateus são mais discriminados que negros ou gays nesse país...

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2005, 21:48:45 »
Citação de: Oceanos

Realmente... As vezes penso que ateus são mais discriminados que negros ou gays nesse país...

Não acho que isso se verifique.

Até porque alguém só é reconhecido como ateu por pessoas do seu círculo de intimidade.

Mas não deixaria de ser coerente, até porque ateus representam para teístas um certo antagonismo. Gays e negros não (em geral).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2005, 22:01:06 »
Citação de: Cabeção
Citação de: Oceanos

Não acho que isso se verifique.

Até porque alguém só é reconhecido como ateu por pessoas do seu círculo de intimidade.

Mas não deixaria de ser coerente, até porque ateus representam para teístas um certo antagonismo. Gays e negros não (em geral).

Gays também geralmente só são reconhecidos como gays por pessoas de seu círculo de intimidade.

Pois é, não existem passeatas ateístas pelo Brasil, pelo menos eu não conheço alguma passeata de expressão pelo ateísmo, assim como a passeata do orgulho gay, pelo homosexualismo, que acontece em São Paulo. O ateísmo é e foi difamado através do tempo nas igrejas, e no Brasil uma pessoa já nasce cristã, com ensinamentos cristãos, ou seja, já nasce com o dogma de que não ser cristão é errado. Não costumo ver ateus indo pra TV reclamar direitos, dizer que sofre preconceito, ir lá mostrar que é tão normal quanto qualquer ser-humano.

Por isso as vezes penso isso... ;)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2005, 00:23:55 »
São 15% de ateus + sem religião! Desse total quantos são ateus ou agnósticos?

Karl Rove

• Visitante
Ateus no mundo
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2005, 00:36:21 »
Cara, você realmente queria passeatas ateístas, com cartazes "Deus não existe", etc?

Eu acho difícil você convencer um ateu a participar disso, quanto mais convencer as autoridades de que isso é necessário.

Concordo que existam pessoas retrógradas e intolerantes, mas na maior parte do tempo elas guardam as opiniões delas para elas. No fundo todo mundo é assim com quem não partilha das mesmas idéias, é uma espécie de mecanismo de defesa.

Se os seus direitos forem violados em função da sua descrença, acho que você deve realmente entrar com uma ação judicial. Mas uma pessoa ensinar para seus filhos a sua religião não é crime, é um erro comunista tentar embarreirar essa transmissão cultural.

O que deve ser feito é manter a religião fora dos colégios, mas não podemos impedir pessoas de batizarem seus filhos e os colocarem em escolas dominicais, pois isso é totalitarismo.

Vale o princípio:

"Se você acabar com uma vida tediosa e miserável porque você ouviu seus país, seus professores, seu padre ou alguma pessoa na televisão, dizendo para você como conduzir a sua vida, então a culpa é só sua e você merece." - Fracis Vincent ZAPPA

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2005, 00:42:50 »
Citação de: Gabriel dCF
São 15% de ateus + sem religião! Desse total quantos são ateus ou agnósticos?

É mesmo.... ao que parece nem os caras da pesquisa se preocuparam em nos contabilizar. :oops:
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2005, 08:48:58 »
Questões de interesse à parte, não é tão simples assim definir quem é ou não ateu ou agnóstico.  Muitas vezes nem a própria pessoa se sente confortável em escolher um ou outro rótulo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2005, 09:46:20 »
Seria interessante tentar falar com o IBGE sobre isso..

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2005, 11:03:02 »
Será que os q responderam "sem religião" não seriam tb pessoas q acreditam em algum tipo de "força suprema q comanda o universo"?
Tipo  a opção do orkut "tenho um lado espiritual independente de religiões"?

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2005, 11:34:54 »
Para ter uma amostragem que realmente esclareça alguma coisa sobre o perfil religioso dos brasileiros, é preciso ser muito mais ambicioso do que o Orkut ou o IBGE tem sido até o momento.  Uma única pergunta só teria valor real se fosse discursiva (mas aí seria difícil sumarizar os resultados).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2005, 11:38:41 »
Você acredita em alguma forma de manifestação divina?
*SIM *NÃO

Tão difícil?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 26 de Julho de 2005, 11:48:42 »
Na minha opinião isso não esclarece muita coisa.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Ateus no mundo
« Resposta #16 Online: 26 de Julho de 2005, 12:04:00 »
Cara, você realmente queria passeatas ateístas, com cartazes "Deus não existe", etc?

Eu acho difícil você convencer um ateu a participar disso, quanto mais convencer as autoridades de que isso é necessário.

Não disse isso. Só disse que ateus não costumam aparecer para o "povo" pra dizer que também é gente e merece tanto respeito quanto qualquer outro de sua espécie.

Concordo que existam pessoas retrógradas e intolerantes, mas na maior parte do tempo elas guardam as opiniões delas para elas. No fundo todo mundo é assim com quem não partilha das mesmas idéias, é uma espécie de mecanismo de defesa.

Não estou falando das pessoas que guardam as opniões delas pra elas.

Se os seus direitos forem violados em função da sua descrença, acho que você deve realmente entrar com uma ação judicial.

Aí na Suíça isso pode funcionar, aqui no Brasil não.

Mas uma pessoa ensinar para seus filhos a sua religião não é crime, é um erro comunista tentar embarreirar essa transmissão cultural.

Não estou reclamando do fato de ensinarem ou não a religião para os filhos, estou falando de que a religião ensinada vem juntamente com o ódio e o desprezo aos ateus.

O que deve ser feito é manter a religião fora dos colégios, mas não podemos impedir pessoas de batizarem seus filhos e os colocarem em escolas dominicais, pois isso é totalitarismo.

E ?

"Se você acabar com uma vida tediosa e miserável porque você ouviu seus país, seus professores, seu padre ou alguma pessoa na televisão, dizendo para você como conduzir a sua vida, então a culpa é só sua e você merece." - Fracis Vincent ZAPPA

E ?

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Ateus no mundo
« Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2005, 00:47:06 »

Isso seria pregação, acho que ele falou de defesa de direitos.

um cartaz "fazer o bem e não olhar a quem" ou "ame o próximo como a ti mesmo" de forma irônica soaria mais profundo.

penso que mesmo sendo ateus não recusamos as partes boas das filosofias religiosas, seria idiotice. Os lances de não matar, não roubar etc etc continuam válidos para nós, mesmo que muitas vezes por causas diferentes.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #18 Online: 09 de Janeiro de 2006, 01:45:34 »
Vamos ser sinceros... o problema nunca foi a religião. Tá bom, pode ser um monte de besteiras, mas de maneira geral todas pregam alguma coisa positiva (eu sei que alguém pode argumentar que na Bíblia, principalmente velho testamento, ou no torá, ou no Corão tem coisas realmente bizarras, mas não é a regra).
O problema sempre foi (e será) o ser humano por trás dessa máquina, usando seu poder para a manipulação em detrimento do bem-estar geral. E quando religião (e seus homens) interfere no Estado... está feita a merda.
Em suma, o que eu quis dizer é que não é a idéia de religião que é o problema, muito menos a hipotética existência de Deus; mas sim a forma como ela foi usada para fins escusos.
by Ronin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Janeiro de 2006, 11:39:39 »
O que eu acho absurdo é o fundamentalismo, a inflexibilidade de alguns religiosos que acham apropriado tentar impor à sociedade atual regras estabelecidas para uma cultura diferente de 2000 anos mais atrás. Contra os religiosos liberais e contra os que entendem que suas opiniões religiosas devem se restringir a si próprio eu não tenho absolutamente nada contra, pelo contrário, defendo a liberdade religiosa.

O ponto positivo em ver o crescimento do número de sem-religiões é que com ele está associado um crecimento da racionalidade em geral, pois temos mais livres-pensadores, que vêem o mundo segundo seus próprios olhos, em vez de baseados nos dogmas religiosos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!