Segundo um estudo mais recente, mulheres ligam mais para simetria, enquanto homens preferem rostos "médios" (que pareçam retratos "compostos" de várias fotografias, de várias pessoas... como naquelas transformações do clipe do Michael Jackson... imagine pegar o meio termo entre duas garotas, então fazer com que se transformasse em uma terceira, novamente congelar no meio termo, e misturar com outra e outra), e não ligam tanto para simetria.
Eu sempre fico meio com o pé atrás sobre esses estudos, acho que tem uma certa artificialidade no desenho ou nesses elementos usados (como os rostos manipulados), e algumas vezes dão resultados estranhos e até meio contraditórios, alguns variando de acordo com culturas (como atração da mulher pelo homem de acordo com o cheiro, que escolharia genes diferentes dos dela, relacionados ao sistema imune), parece. Em algumas dessas reportagens eu mal conseguia ver diferença entre os rostos "rivais" (como no caso das imagens de composições de mulheres ovulando e não-ovulando), e, qualquer preferência a um ou outro, é praticamente arbitrária. Talvez até ocorra disso, não sei. Um efeito aumentado por uma escolha binária de preferência, preferir um rosto contra o outro, em vez de se poder dar notas para os rostos.
Recentemente teve um estudo que concluiu que homens preferem mulheres com pés pequenos e quadris estreitos (traços correlacionados, bem como uma considerável diferença facial resultante nos retratos compostos). Quadris estreitos, não cintura. Maluquice.