Autor Tópico: Por que achamos pessoas simétricas mais bonitas?  (Lida 1747 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Por que achamos pessoas simétricas mais bonitas?
« Online: 15 de Julho de 2010, 17:57:20 »
http://colunas.galileu.globo.com/formuladoamor/2010/07/14/por-que-achamos-pessoas-simetricas-mais-bonitas/

Sabe o Reynaldo Gianecchini e a Paola Oliveira? Você não os acha bonitos à toa. É tudo uma questão de simetria e seleção natural. “A simetria é praticamente um sinônimo de beleza”, diz Walter Neves, biólogo e arqueólogo do Laboratório de Estudos Evolutivos da USP. “Os genes que determinam o lado direito e o lado esquerdo são os mesmos, então potencialmente todos nós deveríamos ser perfeitamente simétricos.” Mas a expressão dos genes é influenciada pelas condições ambientais. Então, o individuo que não se alimentou direito, teve muitas doenças ou foi alvo de parasitas, por exemplo, infelizmente não vai exibir uma simetria perfeita. É por isso que sua irmã suspira pelo Brad Pitt, ou qualquer outro bonitão com traços perfeitos. Toda aquela simetria indica que o sujeito tem uma carga genética de boa qualidade e possivelmente uma boa saúde também.

Para o francês Michael Raymond, pesquisador em biologia evolutiva da Universidade de Montpellier, essa predileção é um claro indicativo de que a nossa noção de beleza está ligada diretamente a fatores biológicos. “Pouco a pouco, há uma seleção para que as preferências se orientem para as características que indicam a qualidade do indivíduo. Ou seja, nossa noção estética não é aleatória. É seleção natural.” Nada mais normal, portanto, que sejamos atraídos pelos sinais que reflitam esse bom desenvolvimento físico e genético. E demos a isso o nome de “beleza”.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Por que achamos pessoas simétricas mais bonitas?
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2010, 18:49:15 »
No National Geographic passou, há cerca de 4 anos, um documentário sobre padrões de beleza e um dos critérios era o de simetria. Mesmo homens ou mulheres mais rechonchudo(a)s, mas simétrico(a)s, eram considerado(a)s mais bonito(a)s que homens ou mulheres magro(a)s mas com alguma assimetria mais acentuada.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2010, 18:50:06 »
Não entendo como se repetem as notícias. Essa noção da simetria estar relacionada com a saúde (para efeitos evolutivos e reprodutivos) é bem antiga. Há muito tempo vi até um programa no Discovery sobre isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2010, 21:09:58 »
Segundo um estudo mais recente, mulheres ligam mais para simetria, enquanto homens preferem rostos "médios" (que pareçam retratos "compostos" de várias fotografias, de várias pessoas... como naquelas transformações do clipe do Michael Jackson... imagine pegar o meio termo entre duas garotas, então fazer com que se transformasse em uma terceira, novamente congelar no meio termo, e misturar com outra e outra), e não ligam tanto para simetria.

Eu sempre fico meio com o pé atrás sobre esses estudos, acho que tem uma certa artificialidade no desenho ou nesses elementos usados (como os rostos manipulados), e algumas vezes dão resultados estranhos e até meio contraditórios, alguns variando de acordo com culturas (como atração da mulher pelo homem de acordo com o cheiro, que escolharia genes diferentes dos dela, relacionados ao sistema imune), parece. Em algumas dessas reportagens eu mal conseguia ver diferença entre os rostos "rivais" (como no caso das imagens de composições de mulheres ovulando e não-ovulando), e, qualquer preferência a um ou outro, é praticamente arbitrária. Talvez até ocorra disso, não sei. Um efeito aumentado por uma escolha binária de preferência, preferir um rosto contra o outro, em vez de se poder dar notas para os rostos.

Recentemente teve um estudo que concluiu que homens preferem mulheres com pés pequenos e quadris estreitos (traços correlacionados, bem como uma considerável diferença facial resultante nos retratos compostos). Quadris estreitos, não cintura. Maluquice.

Offline hugoxrosa

• Nível 02
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2010, 23:40:11 »
Infelizmente, discordo, já vi muitas matérias sobre simetria, inclusive montagens tornando rostos de voluntários simétricos, eu preferi na maioria os rostos originais. Também, tenho a mesma opinião sobre rostos computadorizados que mesmo quando perfeitos em detalhes não acho tão bonitos quanto de pessoas reais, e os primeiros são simétricos. Digo o mesmo para cirurgias plásticas.

É claro que rostos deformados totalmente assimétricos também não são belos.

Concluo que a beleza não está em nenhum dos extremos, mas em algum ponto intermediário, algo como os fractais que possuem uma quase simetria, ao dar zoom, as estruturas se repetem, mas sempre com pequenas diferenças. Acho que a beleza está em algum ponto por aí. Uma simetria, mas não exata pois isso traz uma artificialidade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2010, 21:34:46 »
Tem um site em que se pode fazer rostos compostos com as fotos disponibilizadas ou mesmo mandar as próprias fotos para fazer (se não me engano, e depois elas ficam lá, acho). É realmente impressionante o poder da "média" em deixar os rostos mais bonitos, mesmo escolhendo a dedo justamente os piores rostos, no fim, o resultado é bem melhor, parece que aproveita o que é bom e descarta o que é ruim, de alguma forma.

Mas os melhores resultados, na minha opinião, não vêm de pegar o máximo de rostos bonitos e fundir num só, mas em pegar uns poucos, uns três ou quatro apenas. Fica sobrando um pouco mais de "individualidade" (no sentido estritamente de características únicas do rosto).

http://www.faceresearch.org/demos/average

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!