25 de julho, 2005 - 15h01 GMT (12h01 Brasília)
Uma estátua de um pênis encontrada em uma caverna alemã é uma das representações mais antigas da sexualidade masculina já descobertas pela ciência, segundo pesquisadores da Universidade de Tübigen, na Alemanha. O objeto, esculpido em pedra, tem 20 centímetros de comprimento e três de diâmetro e é datado em cerca de 28 mil anos. O pênis foi encontrado na caverna de Hohle Fels, famosa por relíquias pré-históricas.
A ferramenta foi composta por cerca de 14 diferentes materiais. O seu tamanho sugere que ela também pode ter sido usada como “ferramenta sexual” pelos seres humanos da época.
“Além de uma representação simbólica da genitália masculina, a escultura também deve ter sido usada para capturar outras rochas. Há rachaduras na escultura que sugerem isso”, disse Nicholas Conard, um dos responsáveis pela descoberta.
Os pesquisadores da Universidade de Tübigen não descobriram a escultura de uma vez. Um quebra-cabeça contendo 14 partes foi juntado. A última peça foi descoberta na caverna no ano passado e pôde resolver o mistério.
Segundo os cientistas, todas as peças foram polidas da mesma forma e se encaixam perfeitamente.
CavernaO local é um dos mais fantásticos para a ciência na Europa central.
A Hohle Fels encontra-se a cerca de 500 metros acima do nível do mar, no vale do Rio Ach. Milhares de objetos pré-históricos (do período do Paleolítico Superior) foram ali encontrados.
Alguns mostram uma sofisticação impressionante, como a escultura de uma ave datada de 30 mil anos, em mármore. Trata-se de um dos primeiros registros arqueológicos de pássaros que se têm notícia.
Apesar de a ciência ter encontrado alguns registros de objetos de conatação sexual, alguns até mais antigos do que o pênis, não se tem notícia de uma escultura tão explícita de uma genitália masculina antes.
“Representações femininas com atributos sexuais explícitos são muito mais comuns de serem encontradas. Encontrar genitálias masculinas é muito, muito raro”, disse Conrad.
A região onde fica a caverna foi uma das culturalmente mais inovadoras quando os primeiros homens modernos chegaram à Europa, há cerca de 40 mil anos.
O pênis fará parte de uma exibição sobre o tema na Alemanha.