Autor Tópico: O "pepsigate" e autores brasileiros dos scienceblogs  (Lida 1582 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
O "pepsigate" e autores brasileiros dos scienceblogs
« Online: 22 de Julho de 2010, 21:19:04 »
Essa novela está tão longa que simplesmente não estou a fim de ir atrás de muita coisa. Só fico curioso com o rumo da versão brasileira. Os sciblogueiros vão também sair em protesto contra a pepsseed, ou vão continuar como se não tivesse acontecido nada, por não ter havido um peps(c)iblog brasileiro?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O "pepsigate" e autores brasileiros dos scienceblogs
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2010, 06:59:52 »
Do que se trata?

EDIT:

Achei isto aqui: http://layscience.net/node/1064

Eu concordo com o autor do artigo acima. Claro que a Pepsi tem todo o direito de abrir quantos Blogs ela quiser e o tal Seed tem o direito de vender para quem ele quiser. Mas a Pepsi no Sci-Blog? Really? Enfraquece...
« Última modificação: 23 de Julho de 2010, 07:04:44 por Dbohr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2010, 00:59:53 »
Os "sciblings" americanos estão debandando de volta para o blogspot ou outros blogs, ou mesmo sites próprios, além de terem havido "greves". Acho que por volta de uns dez saíram. Dos que semi-acompanhava mais, sobraram acho que o Greg Laden e o PZ Myers, ainda lá, e parece que não estão tendendo a sair, mas isso foi semana passada.

Não sei de nada sobre os blogs brasileiros, e muito menos dos alemães. A minha impressão é que simplesmente está passando batido.

A Gaia Nãolembroossobrenome tem um artigo no Guardian detonando ainda mais o Seed Media Group.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2010, 10:06:45 »
A pergunta que eu me faço é: por quê? Por que o Seed cometeria uma gafe dessas? Não digo nem que fosse provisível a debandada em massa; mas o mal-estar seria óbvio.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2010, 23:52:48 »
Acho que é meio como o Bora do blog-around-the-clock falou no post de saída. Eles tinham uma mentalidade de publicação impressa, da defunta revista, ainda mantinham os recursos todos voltados para a revista que nem mais existia, e deixavam os blogs de lado, apesar de terem muito mais visitas, e serem muito mais conhecidos. Partindo daí, imagino que, numa revista, um "informercial" da pepsi não seria nada tão trágico.

Não imagino um ultraje tão grande parecido acontecendo a Sciam, a new scientist ou alguma outra tivesse publicado um daqueles anúncios/informes que ficam meio "camuflados" entre as matérias (era bem comum na Seleções), só que da Pepsi. Tenho a impressão que, apesar disso, a coisa ainda fica suficientemente mais clara, e a credibilidade não seria questionada. Algo mais comparável numa revista seria uma seção inteira da pepsi, seja mais descaradamente, ou veladamente, como uma seção de nutrição e saúde com perspectivas mais exageradamente otimistas sobre os produtos da pepsi.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2010, 23:56:25 »
Bom, eu fiquei ultrajado o bastante quando alguns anúncios de picaretas e quacks começaram a aparecer na SciAm Brasil. Escrevi duas cartas e tal (nunca me responderam). Parei de comprar depois. Se fossem anúncios da Pepsi eu realmente não teria ligado a mínima :-D

Se foi mesmo um caso de confusão das mídias, só lamento mais ainda. Linguagens diferentes pedem estratégias diferenciadas, afinal. E o que diabos a Pepsi ia querer com um blog?? Fico só imaginando o conteúdo daquilo...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2010, 00:06:50 »
Ah, faz anos. Eu me arrependi depois de alguns meses e até quis voltar a comprar, mas estava ocupado demais pagando contas, aluguel etc. :-P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2010, 00:58:10 »
Bom, eu fiquei ultrajado o bastante quando alguns anúncios de picaretas e quacks começaram a aparecer na SciAm Brasil. Escrevi duas cartas e tal (nunca me responderam). Parei de comprar depois. Se fossem anúncios da Pepsi eu realmente não teria ligado a mínima :-D

Se foi mesmo um caso de confusão das mídias, só lamento mais ainda. Linguagens diferentes pedem estratégias diferenciadas, afinal. E o que diabos a Pepsi ia querer com um blog?? Fico só imaginando o conteúdo daquilo...

Quais foram os casos e em que revistas eles estão?
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2010, 17:45:42 »
Vou ter que catar na minha coleção empoeirada. Se eu sobreviver à alergia, posto aqui em seguida :D

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2010, 01:41:57 »
Vou ter que catar na minha coleção empoeirada. Se eu sobreviver à alergia, posto aqui em seguida :D

Não tem pressa. :ok:
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2010, 14:18:34 »
Quero ver também.

Eu assino a SciAm mas não tenho tido tempo de ler. Que raiva :x
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2010, 17:49:44 »
Bom, eu não sei se continua. Faz realmente muito tempo.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2010, 16:06:05 »
Não tô entendendo nada... Alguém, por gentileza, poderia me explicar o caso?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2010, 21:47:01 »
Tem um site da Seed Media que hospeda um monte de blogs de cientistas, sciblogs. É originalmente americano, mas há algum tempo tem as versões brasileira e alemã, pelo menos. Há menos tempo ainda algum dirigente da Seed Media inventou de colocar um blog pago pela pepsi lá no meio, o que foi a gota d'água para vários blogueiros de lá, que resolveram sair por acreditar que a credibilidade do site ficou comprometida, apesar do blog da Pepsi não ter ficado no ar acho que nem por um dia inteiro, sei lá. Foi um considerável tumulto, até hoje tem matéria saindo no New York Times, relacionada ao ocorrido. E então eu me perguntava se algo disso afetou os sciblogueiros brasileiros. Mas parece que o tsunami de lá chegou aqui como marolinha [/Lula].

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2010, 22:33:05 »

Acho que era propaganda de livros da Ediouro, não eram? Nunca mais vi. Neste número por exemplo, não tem. Acho que seus emails surtiram efeito.

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 02 de Agosto de 2010, 22:34:15 »
Quero ver também.

Eu assino a SciAm mas não tenho tido tempo de ler. Que raiva :x

Eu dou uma folheada e só. De vez em quando carrego pra lá e pra cá.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2010, 08:23:13 »
Tem um site da Seed Media que hospeda um monte de blogs de cientistas, sciblogs. É originalmente americano, mas há algum tempo tem as versões brasileira e alemã, pelo menos. Há menos tempo ainda algum dirigente da Seed Media inventou de colocar um blog pago pela pepsi lá no meio, o que foi a gota d'água para vários blogueiros de lá, que resolveram sair por acreditar que a credibilidade do site ficou comprometida, apesar do blog da Pepsi não ter ficado no ar acho que nem por um dia inteiro, sei lá. Foi um considerável tumulto, até hoje tem matéria saindo no New York Times, relacionada ao ocorrido. E então eu me perguntava se algo disso afetou os sciblogueiros brasileiros. Mas parece que o tsunami de lá chegou aqui como marolinha [/Lula].
:ok:
Numa leitura rápida dum link do Dbhor mais ou menos entendi que a Pepsi queria um espaço pra que falassem bem dos seus refris... E o blogueiro desse site, ainda na minha leitura rápida, disse que ia contra a cultura de sciblogs em geral, pois pela primeira vez pagavam pra alguém falar diretamente bem de um produto... E toda aquela maneira de se conseguir espaço e respeito pelas publicações em si ia pelo cano...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2010, 14:26:59 »
Que curioso...

In Response to Recent Comments from Readers
by Derek Yach
Food Frontiers readers have asked several questions related to the integrity of food industry scientists, whether all food company actions must lead to increased profits, and the need to place the full text of speeches and comments in the public domain. Let me address each.
We do not expect to be judged by our words alone but rather on the basis of verifiable data. PepsiCo’s recent goals and commitments included many features that show deep change is underway. All commitments are global in scope and many include quantitative data with explicit timelines for implementation. Taken together they address most major public health recommendations for actions including those of the World Health Organization. They cover complex issues including restricted marketing to kids, the elimination of direct sales of full calorie soft drinks for primary and secondary schools by the end of next year, and quantitative targets for sodium, saturated fat and sugar levels in the coming years. Actions are underway across the company in relation to all of these health commitments as well as to a matching set of environmental ones.
As we achieve our targets, we will provide solid evidence of compliance. We would hope that colleagues in the public sector and academia will judge us on the basis of that evidence.
na íntegra

De cara uma defesa sobre se são ou não confiáveis...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, 14:30:03 por Mabumbo »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2010, 15:53:42 »
Ou seja, já descaracterizou a iniciativa, tal como eu a havia entendido -- blogs de indivíduos falando de ciência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!