Autor Tópico: A caverna de cristais no México  (Lida 601 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
A caverna de cristais no México
« Online: 26 de Julho de 2010, 08:09:38 »

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: A caverna de cristais no México
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2010, 08:55:50 »
Estes cristais estão dispostos em duas cavernas, que localizam-se no estado de Chihuahua ao norte de México.

Elas ocupam um complexo de mineração de prata e zinco em rochas calcáreas, que estão sotopostas a rochas ígneas, se eu não estiver enganado, de composição granodirorítica.

Os cristais são de um mineral chamado selenita, composto por sulfato hidratado de cálcio. Eles provavelmente se formaram pela percolação de fluídos hidrotermais ricos em enxofre, que dissolveram as rochas calcáreas e propiciaram a cristalização destes minerais em escala jamais vista.

A temperatura destas cavernas ultrapassa com folga os 50 graus Celsius e a umidade deve estar próxima dos 100%. Isto dificulta sobremaneira o trabalho dos pesquisadores.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2010, 10:03:51 »
Pergunta leiga e potencialmente idiota:
Esse fenômeno não teria o mesmo princípio daquela experiencia de fazer cristais "crescerem" a partir de uma "semente" em uma solução apropriada?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2010, 11:18:59 »
Pergunta leiga e potencialmente idiota:
Esse fenômeno não teria o mesmo princípio daquela experiencia de fazer cristais "crescerem" a partir de uma "semente" em uma solução apropriada?

Não é uma pergunta leiga e muito menos idiota.

O princípio é exatamente o mesmo. É necessário que um conjunto de átomos ou moléculas se agrupem fisico-quimicamente, para que se forme o sólido inicial com uma estrutura cristalina definida ou "cristal" como também é chamado. A partir daí, em um processo chamado de nucleação, há um crescimento contínuo a partir do centro.

Praticamente todos os cristais que formam minerais provem de algum meio fluido (solução), em que há uma precipitação dos elementos e ou moléculas químicas segundo uma posição definida, geralmente controlada pelos tipos de ligações químicas.
« Última modificação: 26 de Julho de 2010, 11:21:13 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2010, 11:35:06 »
 :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!