Em linhas gerais eu discordo de você, Fabi. Um dos males históricos do Brasil sempre foi a necessidade de legislar e burocratizar tudo.
DDV, me corrija se eu estiver errada. Mas eu aprendi na escola que, quando vieram colonizar o Brasil, só veio pessoas expulsas da europa por ter cometido algum crime ou pessoas para explorar o território e tirar tudo que tinha. E uma das consequencias foi que, os brasileiros* projetam nas leis, coisas que eles mesmo fariam, ou dariam um jeito de fazer.
Sabe, falta um sentimento de confiança na comunidade como um todo, meio que um egocentrismo* exagerado.
E, ao passo, que no Japão, por exemplo, eles tem um sentimento de comunidade exagerado, que chega a anular o individuo como um ser importante. E uma das consequencias é o suicidio (Se eu não sou importante, por que existo?). Um ser que não é importante, não pode falhar, não é aceitável nesse sistema rígido que não dá valor ao individuo, e somente a comunidade. Mas o contrário também é prejudicial, como vemos no Brasil.
Temos que encontrar um meio termo.
Há autorizações demais, impostos demais, barreiras burocráticas demais... e cada novo membro do Legislativo (em qualquer dos 3 níveis) acha que fazer novas leis é marca de um bom trabalho.
Mas não é, por isso esse membro do Legislativo sente necessidade de criar cada vez mais leis, porque no fundo não se sente satisfeito.
*É só lembrar do famoso
jeitinho brasileiro.