Autor Tópico: Suécia estuda acabar com dinheiro para combater assaltos  (Lida 805 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Suécia estuda acabar com dinheiro para combater assaltos
« Online: 30 de Julho de 2010, 02:38:59 »
Citação de: [url=http://veja.abril.com.br/noticia/economia/suecia-estuda-acabar-com-o-dinheiro]Veja.com[/url]
Suécia estuda acabar com o dinheiro

Movimentos pedem o fim das notas e moedas para diminuir os assaltos

Em muitos países, os cartões de débito e crédito estão substituindo o dinheiro em espécie. Na Suécia, se debate se vale a pena extingui-lo para reduzir a delinquência. A bancária Marie Jarvas, de Estocolmo, sofreu dois assaltos. “O primeiro foi de manhãzinha. Dois homens entraram depois de estourar a porta de vidro com um machado”, conta ela. “Queriam o dinheiro que iria para os caixas automáticos. Eu estava tão assustada que me escondi atrás de um armário. Estava segura que iriam me matar. Estava morta de medo.”

Dois anos depois aconteceu de novo. Desta vez, um homem armado entrou pela janela. O sindicato de Marie está agora liderando os que querem que a Suécia elimine o dinheiro em circulação, preocupado com a segurança de 30 mil bancários. “Se pudermos reduzir o dinheiro que circula nos bancos e na sociedade, também reduziremos os roubos”, afirma Marie Look, do sindicato dos bancários. “Se a longo prazo abandonarmos o dinheiro totalmente, não haverá mais roubos, porque não fará sentido assaltar um banco que não tenha nada para ser levado.”

A campanha pela supressão do dinheiro conta em suas fileiras com alguns participantes famosos, como o ex-membro do grupo Abba Bjorn Ulvaeus. “Não há razão prática clara, até onde eu possa ver, para seguir usando notas e moedas”, escreveu em seu blog. “O que sim existe são óbvias vantagens de se desfazer deles. A Suécia poderia ser o primeiro país do mundo a tomar essa medida.”

Leia mais...

Na boa, o que mais me surpreendeu foi descobrir que na Suécia existem assaltos... antes eu estava até pensando em fundar uma religião que diz que se formos bonzinhos, depois de morrer vamos pra Suécia!  :o

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Suécia estuda acabar com dinheiro para combater assaltos
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2010, 04:11:03 »
Sejamos honestos, a segurança dos bancários e de suas contas. Tudo vai ter que pago de formas que deem dinheiro para eles.

Sem contar a inconveniência para pequenas compras. Ninguém quer puxar cartão de crédito pra comprar um chiclete na banca. Se, e somente se, acabarem com basicamente todas as tarifas dos cartões ou criarem uma forma virtualmente gratuita de fazer transferências monetárias, não importa quão pequenas, talvez, e um grande talvez, consigam pensar em acabar com dinheiro em espécie. Um pouco mais provavel se a forma que fizerem for altamente prática e que dificulte abusos.
"The patient refused an autopsy."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2010, 09:21:27 »
Sejamos honestos, a segurança dos bancários e de suas contas. Tudo vai ter que pago de formas que deem dinheiro para eles.

Sem contar a inconveniência para pequenas compras. Ninguém quer puxar cartão de crédito pra comprar um chiclete na banca. Se, e somente se, acabarem com basicamente todas as tarifas dos cartões ou criarem uma forma virtualmente gratuita de fazer transferências monetárias, não importa quão pequenas, talvez, e um grande talvez, consigam pensar em acabar com dinheiro em espécie. Um pouco mais provavel se a forma que fizerem for altamente prática e que dificulte abusos.

E como é que a escória que vive no e do Estado vai fazer com os subornos e as propinas?  :susto:

Vai mandar passar o cartão também ou fará um prosaico TED ou DOC? :biglol:
Foto USGS

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2010, 09:33:19 »
Citação de: [url=http://veja.abril.com.br/noticia/economia/suecia-estuda-acabar-com-o-dinheiro]Veja.com[/url]

Em muitos países, os cartões de débito e crédito estão substituindo o dinheiro em espécie.

Os banqueiros devem estar super felizes, pois terão mais segurança e como Felius disse mais dinheiro também. Eu particularmente não acredito que eles irão acabar com as tarifas de cartão e nem irão criar uma forma gratuita de se comprar algo virtualmente, porque se eles fizerem isto pra que irá servir os cartões? E isto com certeza geraria uma "revolta" entre os banqueiros não acham?

Na boa, o que mais me surpreendeu foi descobrir que na Suécia existem assaltos... antes eu estava até pensando em fundar uma religião que diz que se formos bonzinhos, depois de morrer vamos pra Suécia!  :o

:histeria: Terás que arranjar outro paraíso para tua religião   :hihi:

"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2010, 10:33:50 »
Aqui cartão não tem tarifa extra...... Cheque não existe ha uns 15 anos. Mas a maioria ainda usa dinheiro e muita, muita moeda.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2010, 12:44:54 »
E quando eles começarem a roubar cartões, como vão fazer?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2010, 12:48:09 »
E quando eles começarem a roubar cartões, como vão fazer?
Ai vão implantar um chip na mão direita ou na testa e ninguém vai poder comprar ou vender se não tiver o chip e .............. Hummmm ..... Melhor deixar pra lá.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2010, 13:02:17 »
Ai vão implantar um chip na mão direita ou na testa e ninguém vai poder comprar ou vender se não tiver o chip e .............. Hummmm ..... Melhor deixar pra lá.....

Pensei nisso também!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2010, 14:05:34 »
Aqui cartão não tem tarifa extra...... Cheque não existe ha uns 15 anos. Mas a maioria ainda usa dinheiro e muita, muita moeda.
Nem para os lojistas? Aqui no brasil pelo que vejo, é cobrado do lojista uma taxa sem mostrada a mesma para o consumidor.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2010, 14:12:22 »
Eu estava pensando que acabando com o dinheiro (e consequentemente com a privacidade nas transações), um monte de atividades ilegais seria impedida, como o tráfico de drogas, por exemplo. Mas que ingenuidade a minha, depois pensei melhor e concluí que tudo o o que os traficantes iam precisar é de um negócio de fachada, tipo, eles abrem um boteco, passam o cartão informando que o cliente comprou X cervejas, mas ele sai de lá com uma pedra de crack.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2010, 14:33:55 »
Eu estava pensando que acabando com o dinheiro (e consequentemente com a privacidade nas transações), um monte de atividades ilegais seria impedida, como o tráfico de drogas, por exemplo. Mas que ingenuidade a minha, depois pensei melhor e concluí que tudo o o que os traficantes iam precisar é de um negócio de fachada, tipo, eles abrem um boteco, passam o cartão informando que o cliente comprou X cervejas, mas ele sai de lá com uma pedra de crack.

Ou simplesmente fazem a troca com bens. Ao invez do crack custar x reais vai passar a custar y gramas de ouro ou z gramas de prata. Vai acabar dificultando as atividades ilegais, não é para se negar, mas é menos do que se pensa também. Fora como você falou, negócios de fachada, os quais para completar até vendem também a cerveja, só superfatura as mesmas...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2010, 14:38:16 »

E como é que a escória que vive no e do Estado vai fazer com os subornos e as propinas?  :susto:

Vai mandar passar o cartão também ou fará um prosaico TED ou DOC? :biglol:

Nunca subestime a capacidade humana.

E mais, nunca subestime a capacidade dos corruptos! :biglol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2010, 17:41:43 »

Em muitos países, os cartões de débito e crédito estão substituindo o dinheiro em espécie. Na Suécia, se debate se vale a pena extingui-lo para reduzir a delinquência. A bancária Marie Jarvas, de Estocolmo, sofreu dois assaltos. “O primeiro foi de manhãzinha. Dois homens entraram depois de estourar a porta de vidro com um machado”, conta ela. “Queriam o dinheiro que iria para os caixas automáticos. Eu estava tão assustada que me escondi atrás de um armário. Estava segura que iriam me matar. Estava morta de medo.”

Dois anos depois aconteceu de novo. Desta vez, um homem armado entrou pela janela. O sindicato de Marie está agora liderando os que querem que a Suécia elimine o dinheiro em circulação, preocupado com a segurança de 30 mil bancários. “Se pudermos reduzir o dinheiro que circula nos bancos e na sociedade, também reduziremos os roubos”, afirma Marie Look, do sindicato dos bancários. “Se a longo prazo abandonarmos o dinheiro totalmente, não haverá mais roubos, porque não fará sentido assaltar um banco que não tenha nada para ser levado.”

A campanha pela supressão do dinheiro conta em suas fileiras com alguns participantes famosos, como o ex-membro do grupo Abba Bjorn Ulvaeus. “Não há razão prática clara, até onde eu possa ver, para seguir usando notas e moedas”, escreveu em seu blog. “O que sim existe são óbvias vantagens de se desfazer deles. A Suécia poderia ser o primeiro país do mundo a tomar essa medida.”

Leia mais...

Na boa, o que mais me surpreendeu foi descobrir que na Suécia existem assaltos... antes eu estava até pensando em fundar uma religião que diz que se formos bonzinhos, depois de morrer vamos pra Suécia!  :o

Na Suécia, não só existem assaltos, como também homicídios e latrocínios. Mas o número é tão pequeno que muitas cidades interioranas do Brasil com menos de 100.000 habitantes a supera. Se quisar um esteriótipo próximo ao do que imaginou da Suécia, tente a Islândia...
« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 17:47:21 por -Huxley- »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!