Autor Tópico: Adventistas do Sétimo Dia vão ao STF para mudar dia de prova em concurso (MPU)  (Lida 1548 vezes)

Offline Hipátia

• Nível 07
  • *
Adventistas do Sétimo Dia vão ao
STF para mudar dia de prova em concurso

Fonte:http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2304557/adventistas-do-setimo-dia-vao-ao-stf-para-mudar-dia-de-prova-em-concurso

Cinco candidatos inscritos no concurso público para provimento de cargos de analista e técnico do Ministério Público da União (MPU) ajuizaram mandado de segurança no STF, pedindo liminar para que seja alterado o dia da prova (sábado, 11 de setembro de 2010), ou para que lhes seja permitido fazer a prova apenas após o sol se pôr.

Os candidatos são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia e, para eles, o sábado é considerado dia sagrado de adoração.

Segundo os candidatos, a fixação da data está impedindo que eles tenham acesso a cargos públicos pela via democrática do concurso sem que firam suas consciências.

Para os adventistas, o dia de repouso escolhido, abençoado e santificado por Deus é o sétimo, com o objetivo de ser um memorial da Criação, um dia em que se adora e se reconhece a Deus como Criador de todas as coisas e o ser humano como simples criatura. Neste aspecto, a questão da tolerância fará grande diferença à efetivação do direito fundamental à liberdade religiosa em uma sociedade pluralista e democrática, sem que se restrinjam os direitos daqueles que desejarem seguir suas convicções, afirmam os impetrantes (quatro bacharéis em Direito e um licenciado em História).

Segundo eles, a importância dos dias religiosos sagrados é reconhecida pelo Direito Internacional e citam, como exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No mandado de segurança, o pedido principal é para que a data da prova seja alterada para outro dia de semana, de preferência domingo.

É feito um pedido alternativo para que seja permitido aos cinco candidatos chegar ao local da prova no horário estabelecido, mas esperar o pôr do sol, num local em que permaneçam isolados e incomunicáveis, para só depois disso a prova ser aplicada com o mesmo tempo de duração concedido aos demais candidatos.

Para resguardar a integridade espiritual, os candidatos pedem ainda que lhes seja permitido ler a Bíblia durante as horas sabáticas (até o pôr do sol).

O relator do MS é o ministro presidente, Cezar Peluso. (MS nº 28960 - com informações do STF).
___________________________________________________________ ____________________________________

Hum essa bíblia está suspeita!!!! Será que não tem nenhuma apostila no meio  :histeria:

Estou curiosa para saber a decisão, normalmente não modificam a data da prova nem se o candidato estiver morrendo em um leito de hospital, vamos ver quais são os cirtérios que o STF vai analisar. :medo:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Adventistas do Sétimo Dia vão ao STF para mudar dia de prova em concurso (MPU)
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2010, 09:31:30 »
Devem fazer como nos vestibulares. Deixar eles trancafiados até depois do sol se pôr.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Adventistas do Sétimo Dia vão ao STF para mudar dia de prova em concurso (MPU)
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2010, 09:34:08 »
É cada uma que me aparece... Também quero levar minha vade mecum bíblia durante a prova.... ::)

Bem, acho que a situação se resolverá como já tem sido feito antes: eles chegarão no mesmo horário que os demais candidatos e aguardarão num recinto separado até o horário em que deus autorizar, daí eles farão as provas. Mas querer mudar a data de um concurso nacional que certamente contará com centenas de milhares de inscritos por conta de alguns adventistas... se bem que a fé remove montanhas...  :twisted:

E até onde sei, no fim de semana seguinte será o concurso dos correios, que teve mais de um milhão de inscritos... Veremos como isso acabará.
« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 09:38:02 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2010, 10:15:28 »
É cada uma que me aparece... Também quero levar minha vade mecum bíblia durante a prova.... ::)

Bem, acho que a situação se resolverá como já tem sido feito antes: eles chegarão no mesmo horário que os demais candidatos e aguardarão num recinto separado até o horário em que deus autorizar, daí eles farão as provas. Mas querer mudar a data de um concurso nacional que certamente contará com centenas de milhares de inscritos por conta de alguns adventistas... se bem que a fé remove montanhas...  :twisted:

E até onde sei, no fim de semana seguinte será o concurso dos correios, que teve mais de um milhão de inscritos... Veremos como isso acabará.

Cara Lua

Permita-me, como geólogo, discordar do trecho ressaltado em negrito.

O que remove montanhas não é a fé mas a combinação de dinamite e Caterpillars! :biglol:
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2010, 12:46:39 »
Devem fazer como nos vestibulares. Deixar eles trancafiados até depois do sol se pôr.

Os que trabalham nos vestibulares devem ficar mmmmmmmmuuuuuuiiiiiiittttttttttoooooooooo felizes.
Na boa, se o STF for atender os xiliques de cada religião a coisa fica feia.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2010, 23:16:44 »
Segundo os candidatos, a fixação da data está impedindo que eles tenham acesso a cargos públicos pela via democrática do concurso sem que firam suas consciências.

::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2010, 00:07:33 »
Chega de concursos e vestibulares aos domingos (por causa dos cristãos), aos sábados (adventistas e judeus) e sextas-feiras (muçulmanos).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2010, 00:12:15 »
Chega de concursos e vestibulares aos domingos (por causa dos cristãos), aos sábados (adventistas e judeus) e sextas-feiras (muçulmanos).

Ótimo! Só precisamos achar mais quatro religiões agora!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2010, 10:35:21 »
Se eu fizer aquele registro de igreja perante o governo  por 400 reais, eu posso também pedir a mudança dos dias das provas? Posso fundar uma religião que diz que as manhãs são períodos sagrados de adoração e eu não posso fazer nada antes do meio-dia?

Por que os adventistas teriam mais legitimidade que minha religião registrada por R$400,00 pra esse tipo de coisa?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2010, 10:36:14 »
Que bom! Mas dependendo do concurso vai ter que trabalhar no sábado caso sejam aprovados. E aí? Pergunto! Eu precisarei trabalhar no sábado para eles folgarem sexta?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2010, 22:55:07 »

Ótimo! Só precisamos achar mais quatro religiões agora!
Se eu arrumar uma que descanse na segunda-feira, já me dou por satisfeito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!