Autor Tópico: Autores da Bíblia  (Lida 1717 vezes)

Offline thomascrown

• Nível 00
  • *
Autores da Bíblia
« Online: 03 de Agosto de 2010, 00:54:39 »
Amigos,

Gostaria de saber quem são os autores da Bíblia.
Acredito que os 5 livros do velho testamento, supostamente foram escritos por Moisés que estava em contato direto com o "homi" mas me soa estranho ele morrer no final de Deuteronômio 34 e a história ainda ser contada do mesmo jeito.
De quem são Felipenses, Galatas, Tasalonicences, Corintios etc...
Afinal quem escreveu os livros da Bíblia?  :?

Abs,
"Nada na vida é completamente errado. Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Autores da Bíblia
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2010, 08:59:54 »
Amigos,

Gostaria de saber quem são os autores da Bíblia.
Acredito que os 5 livros do velho testamento, supostamente foram escritos por Moisés que estava em contato direto com o "homi" mas me soa estranho ele morrer no final de Deuteronômio 34 e a história ainda ser contada do mesmo jeito.
De quem são Felipenses, Galatas, Tasalonicences, Corintios etc...
Afinal quem escreveu os livros da Bíblia?  :?

Abs,

Saber quem redigiu é uma informação absolutamente perdida. Dadas as características do NT, é provável que ele tenha sido escrito, compilado e alterado muitas vezes e por muitas pessoas entre 90 e 430 DC.

As epístolas que estão em negrito são atribuídas a Saulo, de Tarso.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2010, 12:38:06 »
Oficialmente, todas as epístolas foram escritas por Paulo, mas na verdade devem ter sido escritas por ele e por várias pessoas.

Já o Pentateuco é uma coleção de relatos orais que passou de geração em geração, sendo modificada e aumentada, até que começou a ser registrada por escrito por volta de 800 a.C., ou seja, por volta da época de 1 Reis, que já foi escrito na própria época dos fatos.

Moisés não escreveu nada e sua própria existência é questionável, já que alguns dos acontecimentos de sua vida são cópias de mitos anteriores, como o cesto em que foi jogado no rio ou as leis que recebeu de Javé.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:12:20 »
Ora, se nem os autores dos tais livros bíblicos são verdadeiros, que dizer do seu conteúdo fantasioso?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:24:20 »
Ora, se nem os autores dos tais livros bíblicos são verdadeiros, que dizer do seu conteúdo fantasioso?

Eu não iria tão longe. Afinal de contas, ninguém sabe se Homero existiu, embora seja evidente que
todos os fatos da Ilíada e da Odisséia REALMENTE ACONTECERAM!!!1!1*

*Agora sério, parece que os Aqueus(Dóricos? Mionanos?) realmente tiveram uma guerra com Ílion.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:27:15 »
Vi um documentario em que a guerra foi com os hititas, a tal Troia/Willusha era um protetorado hitita

Deve ter sido um arranca-rabos dos brabos pra ficar tanto tempo assim na memoria dos gregos

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2010, 12:04:08 »
Moisés não escreveu nada e sua própria existência é questionável, já que alguns dos acontecimentos de sua vida são cópias de mitos anteriores, como o cesto em que foi jogado no rio...

... que veio do mito do Super-Homem! :lol:
Brincadeira, claro, mas esses dias me caiu a ficha que a história da origem do Super-Homem é uma alegoria da história de Moisés. O homem de aço foi colocado por seu pai numa nave espacial (cesto) que atravessou o espaço (Nilo) até chegar a um mundo (Egito), onde ele se tornou um herói (príncipe) e usou seus poderes (milagres) para proteger os fracos e oprimidos (libertar os escravos). Não por coincidência, os criadores do Super-Homem foram dois judeus.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2010, 16:00:07 »

Eu não iria tão longe. Afinal de contas, ninguém sabe se Homero existiu, embora seja evidente que
todos os fatos da Ilíada e da Odisséia REALMENTE ACONTECERAM!!!1!1*

*Agora sério, parece que os Aqueus(Dóricos? Mionanos?) realmente tiveram uma guerra com Ílion.

Hehe. :D Acho que não me expressei bem. O que eu quis diser é que se nem a autoria dos livros da bílblia é verdadeira, se o evangélio de Marcos, por exemplo, não foi escrito pelo tal Marcos, imagina o resto?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:43:26 »
Para os livros do AT recomendo o livro "Who wrote the Bible?" de Richard Elliott Friedman.
Para os evangelhos, "Em busca do Jesus Histórico" de Albert Schweitzer.
Quanto a outros livros do NT, várias das cartas "de Paulo" foram escritas por outros autores, às vezes décadas depois da vida de Paulo. Não sei qual é a posição da ICAR sobre estas autorias, mas nas igrejas protestantes se reconhece que a autoria é diversa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2010, 07:11:03 »
Vi um documentario em que a guerra foi com os hititas, a tal Troia/Willusha era um protetorado hitita

Deve ter sido um arranca-rabos dos brabos pra ficar tanto tempo assim na memoria dos gregos
Os hititas eram indo-europeus e se instalaram na Turquia, criando um império formado por muitas cidades.
Séculos mais tarde, chegaram os frígios ("os povos do mar"), expulsos da Europa pelos antepassados dos celtas, e acabaram com o império hitita, que se dispersou em várias cidades-estado independentes.

Junto com os frígios, chegaram também os gregos, tomando a terra dos micenos.

Sim, deve ter sido uma época marcante, a ponto de gerar esses relatos épicos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2010, 07:13:18 »
Acho que não me expressei bem. O que eu quis diser é que se nem a autoria dos livros da bílblia é verdadeira, se o evangélio de Marcos, por exemplo, não foi escrito pelo tal Marcos, imagina o resto?
As primeiras versões de Marcos terminavam no sepulcro vazio. O resto da história foi escrito por outros mais tarde, aos poucos.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2010, 16:29:04 »
Entao os famosos "povos do mar" sao os Frigios?

Finalmente descobriram

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:30:09 »
Entao os famosos "povos do mar" sao os Frigios?

Finalmente descobriram

Entre outros. No caso da região onde estavam os hititas, eram os frígios.

Na verdade, os próprios hititas devem ter vindo pelo mar, só que não receberam este nome.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!