Autor Tópico: Cidade nigeriana impõe lei islâmica no transporte público  (Lida 549 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
Cidade nigeriana impõe lei islâmica no transporte público
« Online: 26 de Julho de 2005, 14:47:17 »
Citar

Cidade nigeriana impõe lei islâmica no transporte público

Reuters - 13:20 - 26/07/2005
Por Mike Oboh

KANO, Nigéria (Reuters) - A cidade de Kano, no norte da Nigéria, apresentou na terça-feira uma frota de veículos exclusivos para homens ou mulheres, de forma que a população muçulmana possa seguir a sharia, uma lei islâmica.

Milhares de pessoas foram ao estádio Pillars para ver os veículos -- cem microônibus de dez lugares apenas para mulheres, cem mototáxis para homens, e 500 microônibus de tr6es rodas que só poderão transportar homens ou mulheres a cada viagem.

"Deus é grande," gritava o público, aplaudindo muito, enquanto as motos desfilavam no gramado.

"É um bom avanço para facilitar o problema do transporte. Também vai reduzir os vícios sociais," disse Umaru Suleiman, que foi assistir à festa no estádio.

O governador do Estado de Kano disse que quem tentar usar os veículos sem observar as regras de gênero poderia ser processado por tribunais religiosos.

O Estado é um dos 12 do norte da Nigéria que em 2000 adotaram a sharia, logo depois do fim de um regime militar de 15 anos no país.

A Nigéria --país mais populoso da África, com 140 milhões de habitantes -- está dividida em partes quase iguais entre muçulmanos, no norte, e cristãos, no sul, embora grandes minorias também existam em ambas as regiões.

A introdução da sharia isolou muitos cristãos que vivem nos Estados do norte. Confrontos religiosos esporádicos já mataram milhares de pessoas desde então. Muitos clérigos muçulmanos no norte querem uma observação mais estrita da sharia.

A regra religiosa nos transportes de Kano foi em geral bem aceita por todas as comunidades, pois os cristãos poderão continuar usando os atuais veículos mistos.

"É um gesto perfeito e bom, que vai aliviar o sofrimento das massas," disse Hajara Mohammed Sani, uma mulher de meia-idade que usava o véu típico islâmico. Ela estava sentada em um setor das arquibancadas do estádio Pillars reservado às mulheres.

Os veículos foram adquiridos pelo governo de Kano e alugados aos motoristas, que terão a possibilidade de comprá-los com o lucro da sua atividade -- ou seja, também há uma função social no novo esquema.




http://esportes.aol.com.br/fornecedores/rts/2005/07/26/0009.adp

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Cidade nigeriana impõe lei islâmica no transporte públi
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2005, 14:49:27 »
Citar
"Deus é grande," gritava o público, aplaudindo muito, enquanto as motos desfilavam no gramado.

depois vem gente dizer que "não são eles, é quem os governa e uns poucos extremistas".
eu sei muito bem dos valores dessa gente viu  :?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!