Autor Tópico: Japonês diz ter calculado número recorde de casas decimais do Pi  (Lida 1500 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Japonês diz ter calculado número recorde de casas decimais do Pi
« Online: 06 de Agosto de 2010, 12:55:59 »

Shigeru Kondo afirma ter chegado a 5 trilhões de decimais. Recorde anterior pertencia a francês, que calculou o Pi com 2,7 trilhões de dígitos

O engenheiro de informática japonês Shigeru Kondo, 54 anos, afirmou nesta quinta-feira ter calculado em 5 trilhões de decimais a constante matemática Pi. O recorde ainda precisa ser verificado mas, se confirmado, relegaria a segundo plano a performance quase duas vezes menor realizada pelo francês Fabrice Bellard, que calculou o Pi com 2,7 trilhões de dígitos.

Kondo, trabalhou via internet com o estudante americano Alexander Yee, um analista de sistema considerado brilhante, que desenvolveu um programa para computador com base numa bateria de discos rígidos reunidos pelo japonês. "Com 5 trilhões de decimais, pensamos em estabelecer um novo recorde", diz Kondo.

Na matemática, o Pi é uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, comportando um número infinito de casas decimais. Em geral, é arredondado para 3,14159 ou simplesmente 3,14.

O cientista francês do setor de computação Fabrice Bellard disse ter usado um computador comum, no qual trabalhou 131 dias para completar o cálculo e confirmar o resultado. Só para armazenar esta nova versão do número Pi é necessário mais de um terabyte de espaço no disco rígido.

O Pi é um exemplo de um número que nunca pode ser calculado com exatidão e, durante séculos, os matemáticos tentam chegar a uma representação mais precisa.

Antes do francês, Daisuke Takahashi, da Universidade de Tsukuba, no Japão, chegou a 2,6 trilhões de dígitos em apenas 29 horas, em agosto de 2009. Mas, nesta ocasião, o pesquisador japonês usou um supercomputador 2 mil vezes mais rápido e muito mais caro que o computador comum de Bellard.

Há informações de que "o próprio (Isaac) Newton trabalhou neste assunto e passou muito tempo usando uma das fórmulas que ele desenvolveu para conseguir mais alguns dígitos.

Estes grande cálculos fazem parte de um ramo da matemática conhecido como aritmética de precisão arbitrária, com poucas aplicações práticas.

Fonte: http://migre.me/12OIt
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Japonês diz ter calculado número recorde de casas decimais do Pi
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2010, 13:57:47 »

Shigeru Kondo afirma ter chegado a 5 trilhões de decimais. Recorde anterior pertencia a francês, que calculou o Pi com 2,7 trilhões de dígitos
[...]
Estes grande cálculos fazem parte de um ramo da matemática conhecido como aritmética de precisão arbitrária, com poucas aplicações práticas.

Fonte: http://migre.me/12OIt

Com isto, será reaberta aquela antiga (e falsa) polêmica que opõe ciência pura e ciência aplicada?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2010, 14:07:45 »
"O novo valor para π fez os engenheiros de todo mundo corrigirem seus projetos por um fator de 0,00000000002 %" :P

Eu acho que mesmo como ciência pura esse resultado é completamente irrelevante. O que é interessante na verdade não são as casinhas de π, mas o aparato que eles criaram para calculá-las, e isso é ciência aplicada.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2010, 14:16:59 »
Devo jogar fora a minha HP12C ?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2010, 14:20:00 »
Que se explodam então.

Se isso estivesse na primeira linha, teria me poupado algum tempo... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2010, 14:22:01 »
Devo jogar fora a minha HP12C ?

Calculadora financeira? Pfft... maricas :P

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2010, 16:24:25 »
Ninguem gosta de contadores

:'(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:38:10 »
Ninguem gosta de contadores

:'(

Imagine então de um cara que seja geólogo e contador!
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:49:35 »
Imagine então de um cara que seja geólogo e contador!

nah.... geólogos são legais :P

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2010, 00:05:52 »
Isso me lembra que até o meio do século XX, o recorde pertencia à William Shanks. Ele dedicou 20 anos da sua vida calculando casas decimais do pi, chegando até a 707a casa. Hoje em dia qualquer computador faz isso em míseros segundos. Mas o pior de tudo é que Shanks calculou errado as últimas 180 casas...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2010, 01:40:11 »
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2010, 01:45:11 »
Porque?

Psst... estou recrutando gente pro harém!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2010, 01:52:15 »
Porque?

Não adianta. Eu já estou comprometido com outro xeique! :P
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2010, 02:11:45 »

Não esqueça de avisar o Jaf para fazer aquele exame com o cacetete, e o Barata para o exame com a espada

:)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2010, 02:12:24 »
Não adianta. Eu já estou comprometido com outro xeique! :P

Eu me fiz de difícil no começo também.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 07 de Agosto de 2010, 13:21:22 »
"O novo valor para π fez os engenheiros de todo mundo corrigirem seus projetos por um fator de 0,00000000002 %" :P

Eu acho que mesmo como ciência pura esse resultado é completamente irrelevante. O que é interessante na verdade não são as casinhas de π, mas o aparato que eles criaram para calculá-las, e isso é ciência aplicada.

Em tecnologia geralmente é assim, o propósito não importa muito em termos práticos mas o esforço para alcançá-lo é que nos faz avançar !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2010, 13:22:34 »
Isso me lembra que até o meio do século XX, o recorde pertencia à William Shanks. Ele dedicou 20 anos da sua vida calculando casas decimais do pi, chegando até a 707a casa. Hoje em dia qualquer computador faz isso em míseros segundos. Mas o pior de tudo é que Shanks calculou errado as últimas 180 casas...

Ou seja, vamos levar 200 anos para dizer 'esse japonês tava nos enrolando! '
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:31:21 »
Em tecnologia geralmente é assim, o propósito não importa muito em termos práticos mas o esforço para alcançá-lo é que nos faz avançar !

¡Sí! Tipo, o LHC e o programa espacial são coisas muito interessantes, mas o que convence os governos a pagar bilhões de dólares por eles não são os resultados científicos em si, mas a tecnologia que eles ajudam a criar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!