Autor Tópico: 2 brasileiras são parte de estudo sobre reencarnação(reencarnação é ciência ??)  (Lida 2309 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/medico-dos-eua-estuda-suposta-reencarnacao-de-duas-brasileiras.html

http://g1.com.br/fantastico

Duas brasileiras são parte de um estudo feito por um médico americano, que há 40 anos investiga casos de reencarnação. Uma diz que morreu atropelada por um trem; outra, na 2ª Guerra Mundial.

Apesar de não ter comprovação científica, a teoria da reencarnação é estudada pelo médico psiquiatra Jim Tucker, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Ele dá continuidade à pesquisa iniciada há mais de 30 anos pelo também psiquiatra Ian Stevenson, que morreu em 2007.

Tucker diz que foram estudados 250 casos em todo o mundo. As histórias ganharam projeção internacional ao serem exibidas pela TV inglesa. Os pesquisadores colheram relatos impressionantes, inclusive no Brasil.

“Fizeram alguns testes e perguntaram coisas, bom, até então eu não sabia absolutamente nada da reencarnação da minha tia”, conta Yvone Martha, corretora de imóveis.

2ª Guerra

A tia-avó de Yvone morreu durante a 2ª Guerra Mundial. Ela foi atingida na nuca por estilhaços de uma bomba em Viena, na Áustria. “Morreu com uma bomba, justamente no local que eu tenho a marca”, explica.

Para os estudiosos, a marca de nascença é um sinal de que Yvone seria a reencarnação da tia-avó. E há outras coincidências: as duas nasceram no mesmo dia: 11 de setembro.

“Eu tinha uns 2 anos de idade mais ou menos. Eu dormia com a minha avó e brigava com ela. Eu abria a gaveta e falava: ‘Como você é desordeira e tal’. Aí ela falava: ‘Mas como você fala assim comigo?’. Aí eu falava: ‘Você não me responda, porque eu sou sua irmã mais velha’”, lembra Yvone.

O fato de Yvone, ainda tão pequena, repetir o comportamento da tia-avó, foi mais um indício para os pesquisadores.

Jim Tucker afirma que até os 3 anos as crianças têm uma janela por onde parecem enxergar fatos de vidas passadas.

Novela

Vidas passadas são tema da novela ‘Escrito nas Estrelas’. Cássia Kiss é Francisca, uma mulher que já morreu.

A personagem requer uma entrega diferente da atriz. “Todas as vezes que eu vou gravar uma cena, eu me concentro, eu fecho os olhos. Eu não costumo fazer isto em outros personagens, eu não me lembro de nenhuma vez, fechar os olhos, juntar as minhas mãos e pedir para ser conduzida da melhor maneira possível”, conta a atriz.

A busca espiritual sempre foi uma questão para Cássia. “Eu acredito em reencarnação. Eu já passei por várias crenças. Mas o espiritismo é o que mais me traz conforto.”

A ideia de reencarnação é milenar. Presente no hinduísmo e no budismo, ela foi incorporada por Allan Kardec, o francês que difundiu o espiritismo.

“Reencarnação é uma crença antiquíssima na humanidade e que significa a transmigração de uma alma. A pessoa morre e reencarna em outro corpo, mas a identidade do ser permanece a mesma”, explica a Dora Incontri, coordenadora do Congresso Educação e Espiritualidade.

Doença grave

Uma mulher que mora em São Paulo e não quer se identificar diz ter passado por experiências na vida que a fizeram sentir que já morreu e reencarnou. Primeiro, foi uma doença grave que não foi diagnosticada, que teve inicio aos 20 dias de vida.

Sem explicação, ela ficou curada três meses depois, mas a doença deixou marcas que foram estudadas pela equipe do psiquiatra Ian Stevenson. Na época, ela relatou aos pesquisadores pesadelos constantes com trilhos e uma visão: o momento exato em que foi atropelada por um trem, o que justificaria as marcas.

“Veio assim, pronto e acabado, que eu havia sido colhida por um trem e morrido e agora eu estava de novo, aqui na vida reencarnada”, diz ela.

O psicólogo Jayme Roitman, que investiga fenômenos sobrenaturais, avalia que ainda não há provas suficientes da reencarnação. “Como é difícil para o ser humano dizer ‘não sei’, para os cientistas o exercício da ciência costuma ser mais fácil. Enquanto não têm evidências, eles dizem: ‘Não sei, vamos pesquisar mais’”, observa.

Mas as duas brasileiras estão convictas. “Eu acho que entre nós tem muitos reencarnados, creio eu que você seja uma reencarnação também”, acredita Yvone.

“Eu tenho uma convicção de que a reencarnação é uma lei natural que no futuro talvez se transforme na mais importante lei da biologia”, afirma a outra mulher.

« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, 08:15:25 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
Vidas passadas são tema da novela ‘Escrito nas Estrelas’. Cássia Kiss é Francisca, uma mulher que já morreu.

Sempre que sai uma novela nova com algum tema sobrenatural, logo logo começam a surgir reportagens  do tipo nos portais da globo. Normalmente passam a dar um enfoque para algum tipo de pseudo-ciência como se fôsse algo comprovado e assim tentam atrair a atenção e interesse das pessoas sobre o tema da novela.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Apesar de não ter comprovação científica
Pois não é ciencia.

Eu tenho uma convicção de que a reencarnação é uma lei natural que no futuro talvez se transforme na mais importante lei da biologia
... ou seja, questão de fé.

No mais temos um desfile de evidencias anedóticas, e só.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
No entanto, é um homem de ciência quem está realizando as pesquisas - isto não é suficiente para que se encaixe na pesquisa científica? Se sim, não é pseudo-ciência.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Pseudo-ciência e pesquisa científica são conceitos diferentes. Você pode fazer uma pesquisa científica (utilizando-se de ferramentas do método científico) dentro de uma pseudo-ciência e, no entanto, ela não é ciência. Quando ele colhe relatos dentro de alguma metodologia pré-estabelecida, os categoriza e analisa, ele está utilizando-se de ferramentas da pesquisa científica. Contudo, a amostra é pequena e não é reproduzível por outros pesquisadores: apenas uma coleção de relatos. Fora que os próprios relatos não permitem chegar a tal conclusão: alguém que sonhou que morreu em um acidente de trem? uma marca de nascença? dia do aniversário? Uma menina mal-criada? Não são indícios para provar nada. Qual a relação entre a morte (o momento e circunstância) com a presença de um sinal na pele? Uma pessoa que morreu carbonizada terá cicatrizes pelo corpo todo em uma nova vida? Todo mundo renasce sempre no mesmo dia? por quê? Se uma pessoa sonha que foi morta por um trem e depois por um carro, ela morreu em um acidente de carro ou de trem? Se uma criança for mal-educada com os pais é porque ela foi em outra vida pai de seus pais? Viu? continua sendo pseudo-ciência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
No entanto, é um homem de ciência quem está realizando as pesquisas - isto não é suficiente para que se encaixe na pesquisa científica? Se sim, não é pseudo-ciência.
Não, não é ciencia.
Para ser considerado ciencia tem que passar pelo crivo do método científico, e esses mitos religiosos de espiritismo não o atendem.
Para voce ver, não basta ser cientista.  Francis Collins, por exemplo, cientista que liderou o projeto do genoma, portanto qualificado em biologia (ao menos genética), publicou um livro religioso, que não passou em nenhum crivo científico. A comunidade científica não reconhece o livro como de valor científico, mas foi escrito por um cientista.

http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_1.html
Estelink explica o que é o método científico
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, 14:01:50 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
A Globo tá apelando.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Para ser ciência precisa ser usado o método científico e o escopo tem de ser falseável. A "pesquisa" sobre reencarnação falha nos dois itens.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
“Fizeram alguns testes e perguntaram coisas, bom, até então eu não sabia absolutamente nada da reencarnação da minha tia”, conta Yvone Martha, corretora de imóveis.
Ou seja, foi convencida pelos pesquisadores que é a reencarnação da tia-avó.
A tia-avó de Yvone morreu durante a 2ª Guerra Mundial. Ela foi atingida na nuca por estilhaços de uma bomba em Viena, na Áustria. “Morreu com uma bomba, justamente no local que eu tenho a marca”, explica.
Como ela sabe que é justamente no local? Que a marca corresponde exatamente a ferida?

E há outras coincidências: as duas nasceram no mesmo dia: 11 de setembro.
E?

“Eu tinha uns 2 anos de idade mais ou menos. Eu dormia com a minha avó e brigava com ela. Eu abria a gaveta e falava: ‘Como você é desordeira e tal’. Aí ela falava: ‘Mas como você fala assim comigo?’. Aí eu falava: ‘Você não me responda, porque eu sou sua irmã mais velha’”, lembra Yvone.

O fato de Yvone, ainda tão pequena, repetir o comportamento da tia-avó, foi mais um indício para os pesquisadores.
Ou ela simplesmente imitou alguém que viu fazendo igual. Se é que a história aconteceu exatamente desse jeito. Nossa memória costuma mudar os detalhes de pequenos fatos ocorridos durante a vida com o passar dos anos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *

Para ser ciência precisa ser usado o método científico e o escopo tem de ser falseável. A "pesquisa" sobre reencarnação falha nos dois itens.

Deveria então haver alternativas ao Método Científico. Não podemos ficar sem mais este conhecimento por ele não se encaixar neste método.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re: 2 brasileiras são parte de estudo sobre reencarnação(reencarnação é ciência ??)
« Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2010, 08:24:52 »

Me parece que ela já pensava assim quando foi motivo da pesquisa. Quem pode tê-la influenciado pode ter sido seus parentes.

Como ela sabe que é justamente no local? Que a marca corresponde exatamente a ferida?

Tá certo que a 2a GG terminou faz tempo, mas não tempo o suficiente para os parentes se esquecerem de como morreu a tal tia-avó. A marca se encontra no mesmo local por onde a tia-vó foi atingida, ou seja, na nuca.

E há outras coincidências: as duas nasceram no mesmo dia: 11 de setembro.
E?

Realmente, a data de nascimento nada tem a ver com reencarnação, mas foi uma feliz coincidência.

Ou ela simplesmente imitou alguém que viu fazendo igual. Se é que a história aconteceu exatamente desse jeito. Nossa memória costuma mudar os detalhes de pequenos fatos ocorridos durante a vida com o passar dos anos.

Sem dúvida que ela não deve se lembrar do que fazia aos 2 anos de idade - alguém contou-lhe. Ainda assim, acho muito interessante que uma criança tão nova diga coisas tão significativas. Na minha opinião, as pesquisas devem continuar, mesmo que no final não se comprove a reencarnação.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: 2 brasileiras são parte de estudo sobre reencarnação(reencarnação é ciência ??)
« Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:23:12 »
A Globo tá apelando.
Deve ser porque a audiência da novela tá baixa.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:24:30 »

Deveria então haver alternativas ao Método Científico. Não podemos ficar sem mais este conhecimento por ele não se encaixar neste método.
Então qualquer um pode inventar o método que quiser para chegar à verdade ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:29:45 »
Se em Ciência tudo evolui, também seu método deve evoluir e se adaptar a novas realidades.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:31:41 »
Colocar as conclusões antes da observação é uma ótima maneira de começar a montar um novo método ;)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:34:55 »

Não, não há outra alternativa. Pelo simples fato de que o metodo científico é um processo autocorretivo e que propiciou tudo que temos hoje em dia, da expectativa de vida superior a 30 anos até o PC que voce está usando agora.
O M.C. é uma maneira de avaliar fatos, de lidar com a realidade. Leia o link que eu postei. É uma maneira de filtrar os dados que são confiáveis, de estabelecer métodos de se testar e gerar provas ou evidencias.
As unicas "evidencias" que esse "estudo" está gerando são evidencias anedóticas.

Se o "objeto de estudo" não se encaixa à realidade, então não se encaixa no MC.

Veja, o MC não corrobora a existencia de papai-noel, duendes, fadas, fantasminhas e o Monstro do Espaguete Voador, nem por isso saímos por aí querendo inventar outro método que possa prová-los! Á ciencia não trata do que queríamos que fosse realidade, mas da realidade em si, mesmo que não gostemos dela.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:37:12 »
Se em Ciência tudo evolui, também seu método deve evoluir e se adaptar a novas realidades.

Ciencia é o Método Científico. O Método Científico evolui e se corrige, ao contrario dos pensamentos religiosos e conspiracionistas, que se baseiam nas mensmas falácias de sempre.

Leia o link que lhe passei, voce poderá constatar isso lá.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Agosto de 2010, 09:42:13 »
Metatron,
Veja esse desenho comparando o MC com o Metodo criacionista, substitua por pensamento religioso oupseudo-científico:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2010, 21:50:32 »
A Globo precisa fazer propaganda da novelinha espírita dela, ué.
"Deus prefere os ateus"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2010, 11:23:49 »

Me parece que ela já pensava assim quando foi motivo da pesquisa. Quem pode tê-la influenciado pode ter sido seus parentes.
Sim, ela deve ter "absorvido" muitas "memórias" dos parentes. Mas pelo texto ela só passou a se considerar a reencarnação da tia depois da visita e das perguntas dos pesquisadores.

Tá certo que a 2a GG terminou faz tempo, mas não tempo o suficiente para os parentes se esquecerem de como morreu a tal tia-avó. A marca se encontra no mesmo local por onde a tia-vó foi atingida, ou seja, na nuca.
Afirmar que a tia foi atingida na nuca e que ela tem um sinal na nuca é muito genérico e não quer dizer absolutamente nada, além de uma coincidência. Onde exatamente na nuca? O sinal corresponde exatamente às feridas provocadas pelos estilhaços?

Sem dúvida que ela não deve se lembrar do que fazia aos 2 anos de idade - alguém contou-lhe. Ainda assim, acho muito interessante que uma criança tão nova diga coisas tão significativas.
A questão é: ela realmente disse essas coisas quando criança? Ou são apenas memórias de fatos que nunca aconteceram? Por exemplo, ela realmente abria as gavetas da avó com 2 anos de idade (algo perfeitamente provável de acontecer), mas não falava nada. Então a avó lembrava que ela agia igualzinho a irmã e contava isso aos parentes. Com o passar dos anos e das repetições dos relatos, a história vai sendo modificada e a parte de "agir igualzinho" vira a tal frase.
Na minha opinião, as pesquisas devem continuar, mesmo que no final não se comprove a reencarnação.
O problema não é a pesquisa, mas a qualidade dela.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2010, 15:34:48 »
Apesar de não ter comprovação científica
Pois não é ciencia.

Eu tenho uma convicção de que a reencarnação é uma lei natural que no futuro talvez se transforme na mais importante lei da biologia
... ou seja, questão de fé.

No mais temos um desfile de evidencias anedóticas, e só.
Reencarnação por si só pode não ser ciência. Mas pode ser estudada pela ciência mainstream. Ou haveria algum impedimento para que cientistas de verdade a estudassem?
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Outubro de 2010, 15:40:57 »
Impedimento nenhum. Mas espero que sejam realmente cientistas de verdade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Outubro de 2010, 16:24:21 »
Reencarnação por si só pode não ser ciência. Mas pode ser estudada pela ciência mainstream. Ou haveria algum impedimento para que cientistas de verdade a estudassem?

Cientistas de verdade podem estudar qualquer coisa que possa ser evidenciada pelo método científico.

Voce conhece alguma evidência de reencarnação, obtida pelo método científico?
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!