Os alienígenas estão lá fora e da terra teve o melhor relógio para fora, pelo menos segundo Stephen Hawking. Ele sugeriu que os extraterrestres estão quase certos de existir - mas que ao invés de procurá-los, a humanidade deveria estar fazendo tudo que pode para evitar qualquer contato.
As sugestões vêm em uma série de documentários novo em que Hawking, um dos maiores cientistas do mundo, irá definir as suas reflexões mais recentes de alguns dos maiores mistérios do universo.
A vida alienígena, ele sugere, é quase certo de existir em muitas outras partes do universo: não apenas em planetas, mas talvez o centro das estrelas, ou mesmo flutuando no espaço interplanetário.
lógica de Hawking sobre os estrangeiros é, para ele, extraordinariamente simples. O universo, ele aponta, tem 100 bilhões de galáxias, cada uma contendo centenas de milhões de estrelas. Em um lugar tão grande, a Terra é improvável que seja o único planeta onde a vida evoluiu.
TIMES ARCHIVE
Nova luz sobre os buracos negros, 1976
Explosão de buracos negros, 1977
LINKS RELACIONADOS
Opa, que foi um mau call, Terra
Olá ... Será que estamos sozinhos no Universo?
"Para o meu cérebro matemática, os números só fazem pensar sobre aliens perfeitamente racional", disse ele. "O verdadeiro desafio é descobrir o que os estrangeiros possam realmente ser assim."
A resposta, sugere ele, é que a maioria será o equivalente a micróbios ou animais simples - o tipo de vida que tem dominado a Terra durante a maior parte de sua história.
Uma cena em seu documentário para o Discovery Channel mostra rebanhos de herbívoros duas pernas navegando em um alien falésia onde são escolhidos fora voando, amarelo predadores lagarto. Outra mostra brilhante fluorescente animais aquáticos que formam cardumes enormes nos oceanos pensado para a base da Europa espessa camada de gelo, uma das luas de Júpiter.
Tais cenas são especulativos, mas de Hawking usa-los para conduzir a um ponto grave: que a poucas formas de vida poderiam ser inteligentes e uma ameaça. Hawking acredita que o contato com uma dessas espécies pode ser devastador para a humanidade.
Ele sugere que os estrangeiros podem simplesmente invasão da Terra por seus recursos e, em seguida, seguir em frente: "Temos apenas de olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode evoluir para algo que não gostaria de conhecer. Imagino que possam existir nos navios enormes, tendo esgotado todos os recursos de seu planeta natal. Esses extraterrestres avançados talvez se nômades, buscando conquistar e colonizar planetas que tudo pode alcançar ".
Ele conclui que tentar fazer contato com raças alienígenas "é um pouco arriscado". Ele disse: "Se os estrangeiros sempre nos visitar, eu penso que o resultado seria muito mais como quando Christopher Columbus desembarcado pela primeira vez na América, o que não saíram muito bem para os nativos americanos."
A realização do documentário marca o triunfo do Hawking, agora com 68 anos, que está paralisado pela doença do neurônio motor e tem poderes muito limitados de comunicação. O projeto levou seus produtores e três anos, durante a qual ele insistia em grandes pedaços de reescrever o roteiro e verificando as filmagens.
John Smithson, produtor executivo do Discovery, disse: "Ele queria fazer um programa que foi divertido para o público em geral, bem como científica e que é uma tarefa difícil, dada a complexidade das idéias envolvidas."
Hawking sugeriu a possibilidade de vida alienígena, mas antes de seus pontos de vista foram esclarecidas por uma série de descobertas científicas, como a descoberta, desde 1995, de mais de 450 planetas orbitando estrelas distantes, mostrando que os planetas são um fenômeno comum.
Até agora, todos os novos planetas encontrados foram muito maiores que a Terra, mas apenas porque os telescópios utilizados para detectá-los não são suficientemente sensíveis para detectar corpos do tamanho da Terra a uma distância tal.
Outro avanço é a descoberta de que a vida na Terra tem-se revelado capazes de colonizar seus ambientes mais extremos. Se a vida pode sobreviver e evoluir lá, razão cientistas, então, talvez em nenhum outro lugar fora dos limites.
Hawking crença em extraterrestres coloca em boa companhia científica. Em seu recente Maravilhas da série do Sistema Solar BBC, o professor Brian Cox apoiou a idéia, também, sugerindo Marte, Europa e Titã, uma lua de Saturno, como locais prováveis para olhar.
Da mesma forma, Lord Rees, o astrônomo real, alertou em uma palestra no início deste ano que os extraterrestres possam revelar-se além da compreensão humana.
"Eu suspeito que possa haver vida e inteligência lá fora, em formas que não podemos conceber", disse ele. "Assim como um chimpanzé não pode compreender a teoria quântica, que pode ser, existem aspectos da realidade que está além da capacidade do nosso cérebro."
Stephen Hawking's Universe começa