Autor Tópico: Texto interessante de Danilo Gentili  (Lida 2268 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Texto interessante de Danilo Gentili
« Online: 12 de Agosto de 2010, 14:27:16 »

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está preocupado, pois entendeu que satirizar um candidato na TV gera desigualdade no processo eleitoral. Ufa! Agora os indefesos candidatos já podem respirar aliviados e se concentrarem na campanha em que, na mesma TV, durante a propaganda eleitoral gratuita, um terá 10 minutos a mais que o outro para expor suas ideias. Isso sim é democrático, igualitário e... Droga... Aqui caberia uma piada, mas não posso fazê-la.

Agora é contra a lei ridicularizar o candidato. Então, lembre-se: por mais ridículo que ele seja, guarde segredo.

Exemplo: Ainda que Collor ridiculamente ligue pra casa de um jornalista o ameaçando de agressão, por mais tentador que seja não mire sua lupa cômica nisso. Ele é candidato, e candidato aqui não fica exposto, fica blindado. O TSE nao é o feirante japonês que deixa a mercadoria exposta para que possamos apalpar e cheirar antes de levar. Ele é o coreano do Paraguai que a deixa na vitrine. Você não toca, não cheira. Apenas paga. Quando chegar em casa, reze antes de abrir a caixa.

E a discussão se essa censura é ou não constitucional? Tenho fé que em breve teremos uma resposta sensata. Logo após eles chegarem à conclusão de outra discussão que há anos os perturbam: afinal, o fogo é ou não quente?

O humorista pega a verdade e a exagera. Ao contrário do político, a verdade é imprescindivel para o sucesso de seu trabalho.. E esse é o problema. Num país onde culturalmente é bonito lucrar com a mentira, a verdade não diverte. Assusta. Indigna.

Onde já se viu um coronel permitir que manguem de sua cara em sua província? Então censuremos! Por isso, recentemente, tivemos imprensa brasileira censurada, jornalista estrangeiro expulso, repórter agredida e agora, humorista amordaçado. É melhor que o Estado defina o que pode ou não ser passado para o público, assim o público continua passando o que interessa para o Estado.

Aristófanes, pai da comédia antiga, exercia abertamente sua função de fazer o público rir, criticando instituições políticas e seus representantes. Se fosse brasileiro, hoje, Aristófanes não poderia realizar seu ofício. A visão democrática do TSE está mais atrasada que a da Grécia de 400 a.C.

Henri Bergson, filósofo francês, afirmou que "não há comicidade fora daquilo que é propriamente humano. Comicidade dirige-se à inteligência pura". Filosoficamente, o pessoal do TSE não é humano, nem inteligente o bastante para compreender o que foi escrito há quase um século atrás.

Freud, pai da psicanálise, entendeu que "rir estrondosamente, satirizar personagens e acontecimentos fazem parte da nossa experiência cotidiana e é crucial pra nossa condição humana". Um século depois, temos uma lei que impede a manifestação do cômico num evento tão importante pra sociedade como a eleição. Psicossocialmente falando, a democracia brasileira encontra-se retardada.

Estudos observam que primatas riem de boca aberta para manifestar raiva e hostilidade. A evolução preservou o instinto do riso no ser humano para que fosse a válvula de escape substituta à agressão física. A lei eleitoral quer abafar o instinto compulsivo da piada e do riso (e sabe lá Deus aonde isso vai pode explodir). Biologicamente, eles estão forçando um passo atrás na escala evolutiva.

Enquanto o Brasil se orgulha de dialogar com países desenvolvidos o suficiente para que nenhuma forma de comunicação seja restrita, a gente fica aqui rindo das imitações de Silvio Santos, porque é o que se pode fazer no momento. Claro, enquanto o Silvio Santos não for candidato.

Muito político faz chorar. Com a mesma matéria-prima o humorista faz rir. Para o TSE a segunda opção é uma ameaça e precisa ser contida.

A liberdade de expressão aqui tem o mesmo conceito de liberdade do zoológico. Faça e fale o que quiser. Você é livre! Desde que não passe os limites da sua jaula.

Não me multem, por favor. Isso não foi uma piada.

http://migre.me/14gE9
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Texto interessante de Danilo Gentili
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:01:51 »
Quem será que estavam satirizando? Queria saber o outro lado da história.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:11:57 »

Certamente o TSE, que proibiu piadas feitas sobre candidatos.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:16:25 »
Por falar em ridículo (e isso não tem nada a ver com intenção de voto), toda vez que
vejo a Dilma sorrindo me vem à mente uma cena do filme da Família Addams, quando a
Wednesday Addams resolve abrir um sorriso...

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:19:48 »

Verdade!  :histeria:

*E calma Juca, saber ou não dar risada não a torna melhor ou pior possível governante  :hihi:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:23:37 »

Verdade!  :histeria:

*E calma Juca, saber ou não dar risada não a torna melhor ou pior possível governante  :hihi:

A Dilma nunca fez questão de ser a simpatia em pessoa...

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:26:00 »
A Dilma nunca fez questão de ser a simpatia em pessoa...

Devem ter gasto uma nota na reforma que fizeram nela.
Será que foi por isso que fecharam o PAC1 e começaram o PAC2?  :biglol:

*perco o amigo mas não perco a piada!

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2010, 20:11:23 »

Certamente o TSE, que proibiu piadas feitas sobre candidatos.

Não só o TSE, mas vários políticos que agrediram a equipe deles durante alguns "Proteste Já"
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2010, 20:39:12 »
Por falar em ridículo (e isso não tem nada a ver com intenção de voto), toda vez que
vejo a Dilma sorrindo me vem à mente uma cena do filme da Família Addams, quando a

Não é somente simpatia que falta nela!
Foto USGS

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2010, 20:47:29 »

Se simpatia fosse seu único defeito, eu votaria nela... :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2010, 22:36:54 »

Meu comentário foi para a candidata governista e não para a senhorita Ricci.
Foto USGS

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2010, 18:50:25 »
TSE REFUTA TER RESTRINGIDO PROGRAMAS HUMORÍSTICOS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu nota à imprensa nesta quinta-feira, 12, em que afirma ser “absolutamente errônea a interpretação de que ele criou neste ano limitações aos programas humorísticos”.

Segundo o TSE, as restrições impostas às emissoras de rádio e TV que vedam a ridicularização de candidatos em ano eleitoral a partir de 1º de julho já constavam da Lei das Eleições (nº 9.504) de 1997.

O esclarecimento é uma resposta do tribunal à polêmica suscitada recentemente sobre a proibição da produção de conteúdo humorístico no processo eleitoral deste ano.

O TSE afirma ainda que é um “órgão do Poder Judiciário e não tem competência para legislar, podendo apenas editar resoluções com o intuito de organizar o pleito eleitoral, dentro dos parâmetros predeterminados pelas leis”.

Na nota, o TSE lembra que duas alterações foram feitas na lei, em 2006 e 2009, mas não modificou a restrição estabelecida originalmente em 2007.

Fonte: http://migre.me/14CJK

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2010, 08:22:14 »
Escutei a Dora Kramer comentar isso no rádio. Mas fiquei na mesma: o TSE diz que só não pode humilhar e ridicularizar os candidatos. Ora, mas quem é que decide isso? Se o Collor pode ameaçar agredir um repórter, porque os programas humorísticos não poderiam fazer troça -- qualquer troça?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2010, 08:37:44 »
Por outro lado, candidato não é ridicularizado, e sim exposto seu lado ridículo. Um candidato que se preze tem que saber sair de uma saia justa que um repórter o coloque, afinal, o que vai fazer em problemas *reais* como manter uma postura firme na ONU ou manter o diálogo entre empresários e operários, etc ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2010, 09:14:03 »
Também é preciso saber quem, como e quanto foi ridicularizado um candidato. Exemplo: um determinado programa de TV, começa a esculhambar o Serra de todas as formas que se possa imaginar,  de maneira recorrente, e nunca faz isso com a Dilma, alguma coisa não está certa. Não disse que ele fez isso, só estou exemplificando.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2010, 09:47:40 »
Teve essa polêmica depois que o Tom Cavalcanti fez alguns comerciais ridicularizando o Leonardo Quintão, então candidato a prefeito em Belo Horizonte.

Pra sentir a força da brincadeira, o Quintão, que estava ganhando nas pesquisas foi pro fundo do poço e pediu desculpas.

Teve também esse vídeo, que não ajudou nada:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2010, 15:22:03 »

Meu comentário foi para a candidata governista e não para a senhorita Ricci.

Eu sei, é exatamente da candidata que estou falando
Só que na hora de citar fiquei com preguiça de tirar a imagem e etc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!