Autor Tópico: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso  (Lida 2663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Online: 26 de Julho de 2005, 17:27:50 »
26/07/2005  - 11h39
Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso pela Nasa
da Folha Online

A Nasa acaba de lançar o Discovery, na primeira missão de um ônibus espacial tripulado após a tragédia do Columbia, dois anos e meio atrás. A decolagem ocorreu conforme o previsto --às 11h39 (horário de Brasília).



De acordo com a rede norte-americana CNN, a equipe da Nasa comemora o sucesso do lançamento. Os foguetes propulsores já se desconectaram do ônibus espacial.

O lançamento havia sido planejado para o dia 13 de julho, mas foi suspenso devido a uma falha em um dos quatro sensores do tanque de combustível da espaçonave. Segundo a agência espacial norte-americana, desta vez todos os sensores passaram nos testes realizados antes da decolagem.

A bordo, os sete astronautas são liderados pela comandante Eileen Collins. Nesta missão, o Discovery levará peças e suprimentos para a Estação Espacial Internacional e testar novos dispositivos de segurança além de um braço robótico de mais de 15 metros. O Discovery deve voltar à Flórida no dia 7 de agosto.

Entre os espectadores que foram a Cabo Canaveral para presenciar o lançamento, estava a primeira-dama americana, Laura Bush.

Com agências internacionais


Fonte: Folha On-line

APODman

  • Visitante
Re.: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2005, 18:42:46 »
Será que ele pousa com sucesso ? :sos:

 :twisted:

[ ]´s

Skorpios

  • Visitante
Re: Re.: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2005, 09:03:57 »
Citação de: APODman
Será que ele pousa com sucesso ? :sos:

 :twisted:

[ ]´s


Boa pergunta .

Offline José Eugênio

  • Nível 02
  • *
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Blog do José Eugênio
Re.: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2005, 12:40:16 »
Estas naves são muito antigas. A Nasa deveria ter vergonha de continuar insistindo em uma tecnologia ultrapassada. ("O projeto de construção de veículos espaciais reutilizáveis remonta de 1975, quando foram feitos os primeiros testes de um protótipo acoplado a um avião Boeing adaptado a testes de vôo a grande altitude. O objetivo foi testar a aerodinâmica e a dirigibilidade do Ônibus Espacial."). Eles contruíram 5, dois já explodiram. Será que pela estatística não dá para ver que tem algo errado.
José Eugênio

Skorpios

  • Visitante
Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2005, 13:03:14 »
Bem vindo ao forum , José Eugênio.

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2005, 13:18:40 »
Além de velho projeto não cumpre as principais metas que foram propostas quando se começou desenvolvê-los.

Segurança
Economia
Pouco tempo entre lençamentos (o menos tempo foi 3 meses com grande risco)

O ônibus espacial, não é seguro, embora reutilizável um lançamento completo custa mais caro do que um foguete e não são seguros, justamente por isso ficaram caros demais e exigem muito tempo entre um lançamento e outro.

Além do mais não são capazes de levar cargas até orbitas mais altas, tem que ficar na faixa que vai até 400Km.

Acho que dessa vez ele chega inteiro no chão, eles instalaram diversos itens de segurança e kits de reparos.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2005, 20:22:49 »
27/07/2005  - 11h46
Astronautas do Discovery inspecionam estrutura da nave[/b]
da EFE, em Cabo Canaveral (EUA)

Os astronautas do ônibus espacial Discovery começaram nesta terça-feira uma inspeção detalhada da estrutura da nave para ter certeza de que não sofreu danos durante a decolagem. Imagens da Nasa transmitidas por TVs no mundo mostraram os sete astronautas já de pé e rindo.


Astronauta Eileen Collin, comandante do Discovery

A partir de hoje e por sete horas, a tripulação usará câmeras fixas e portáteis, além de um braço robótico com um scanner e uma câmara que capta imagens tridimensionais, para observar a parte traseira, as asas, a frente e a cabine do veículo.

Os engenheiros em Terra usarão esse vídeo e os dados de informática dos sistemas a bordo da nave espacial para determinar "a saúde do escudo protetor do Discovery", informou a Nasa.

Além disso, os especialistas vão rever as seqüências captadas pelas novas câmeras instaladas na estrutura externa da nave durante o lançamento da terça-feira, que mostraram fragmentos se soltando da Discovery. Estes fragmentos poderiam ter saído da cobertura próxima à porta de saída do trem de aterrissagem do veículo, de acordo com a Nasa.

Também foi observado que outro material, possivelmente um isolante, se soltou do tanque externo poucos minutos depois do lançamento, "aparentemente" sem haver batido na nave, segundo a Nasa.

A análise das fotografias será particularmente importante porque um fragmento de espuma isolante do tanque externo foi a causa do acidente da nave Columbia, em 1 de fevereiro de 2003, quando os sete tripulantes morreram.

O fragmento perfurou a estrutura da nave e causou a desintegração da Columbia quando voltava à Terra.

A Nasa disse não ter detectado nada de anormal no Discovery, mas ainda não descartou totalmente que os fragmentos que se soltaram podem ter causado algum dano à nave. Isto é o que a Nasa tentará determinar hoje com o trabalho dos astronautas e especialistas.

Além da inspeção, os tripulantes vão se preparar para os três passeios espaciais que farão durante a viagem, e também para a chegada à Estação Espacial Internacional (ISS).

A comandante Eileen Collins ligará os motores da nave duas vezes como forma de ajustar a órbita da Discovery para o encontro com a ISS, que acontecerá às 08h18 de Brasília da quinta-feira.

Na estação, os astronautas serão recebidos pelo comandante russo Sergei Krikalev e pelo engenheiro de vôo da Nasa John Phillips, que prepararão hoje as câmeras digitais da Estação Alfa para captar imagens da aproximação da Discovery.


Fonte: Folha On-line

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2005, 20:24:31 »
27/07/2005  - 09h53
Nasa investiga pedaço solto em decolagem do Discovery
PAUL RINCON
da BBC Brasil, no Cabo Canaveral (Flórida)

A agência espacial americana, a Nasa, abriu uma investigação a respeito da queda de pedaços do ônibus espacial Discovery que se soltaram durante a decolagem na terça-feira.

O Discovery partiu do Kennedy Space Center, na Flórida, às 10h39 (horário local, 11h39 no horário de Brasília) desta terça-feira, para uma missão de 12 dias.

A agência afirma que vai tentar descobrir se o fato põe a missão sob algum tipo de risco --a queda de um pedaço do tanque na missão do Columbia, em 2003, abriu um buraco no revestimento da nave que provocou a desintegração da nave na reentrada.

A ponta do tanque de combustível externo do Discovery também se desprendeu e atingiu uma ave durante o lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida.

Os astronautas a bordo do Discovery, que está na órbita da Terra, devem sair da nave para analisar os possíveis danos. A tripulação deve usar o braço mecânico da nave que, com uma câmera, deverá inspecionar o nariz e asas do ônibus espacial.

Quando o Discovery atingir seu destino, a Estação Espacial Internacional, os tripulantes poderão também fotografar a parte de baixo do ônibus.

Esse é o primeiro vôo de um ônibus espacial da Nasa desde fevereiro de 2003, quando o Columbia explodiu ao reentrar a atmosfera.

Veja as mudanças na estrutura do Discovery para a jornada

Vídeos

O gerente de operações de vôo da Nasa, John Shannon, mostrou imagens gravadas em vídeo em que, aparentemente, um pedaço de uma placa de revestimento para proteção contra o calor se desprendia da parte de baixo do Discovery.

Com isso a nave ficou com uma espécie de mancha branca de pouco mais de três centímetros perto das portas do compartimento do trem de aterrissagem, na parte da frente do ônibus espacial.

"Isto é muito interessante e vamos conseguir fotos melhores disto no terceiro dia da missão", disse Shannon aos jornalistas.

O gerente de operações de vôo afirmou que esta parte que se desprendeu pode ser simplesmente parte da cobertura escura da parte de baixo do ônibus, que foi danificado e expôs a placa de proteção contra o calor.

Mas Shannon também afirmou que é possível que a própria placa de proteção tenha sido cortada.

Shannon também mostrou a jornalistas o vídeo em que um objeto escuro aparece se desprendendo do tanque de combustível externo.

Os especialistas ainda não podem determinar o tamanho do pedaço que se soltou, mas afirmam que não parece ter atingido o ônibus espacial.

Suprimentos

Os sete tripulantes do Discovery vão levar novos suprimentos para a Estação Espacial Internacional e testar medidas de segurança criadas após o acidente com o ônibus espacial Columbia, em 1º de fevereiro de 2003, em que morreram sete astronautas.

"Em nome de muitos milhões de pessoas que acreditam profundamente no que fazemos, boa sorte, vão com Deus e divirtam-se um pouco lá em cima", disse o diretor de lançamentos da Nasa, Mike Leinbach, à comandante Eileen Collins e sua tripulação, pouco antes da partida do Discovery.

Foi a segunda tentativa da Nasa de iniciar a missão do Discovery na atual janela de lançamentos. A tentativa anterior, em 13 de julho, teve que ser abortada devido a uma falha em um sensor de combustível.

Durante os próximos dias, uma série de injeções de combustível vão gradualmente aumentar a altitude do Discovery.

A agência espacial americana diz que aprendeu as lições de segurança deixadas pelo desastre com o Columbia, que se tornou o vôo de um ônibus espacial mais investigado da história.

O Columbia se desintegrou ao tentar reentrar na atmosfera da Terra. Gases superaquecidos entraram em um buraco aberto na asa do ônibus espacial, durante a decolagem, por um pedaço de espuma, do tamanho de uma mala, que se soltou do tanque de combustível externo.

A Nasa posicionou um número muito maior de câmeras no solo e no ar para monitorar o lançamento do Discovery com o máximo de detalhes possível.

O ônibus espacial vai levar peças e suprimentos para a estação e testar novos dispositivos de segurança como um kit de reparos para placas antitérmicas e um braço robótico de mais de 15 metros que vai inspecionar o Discovery em órbita.

A previsão é de que a missão espacial termine com a aterrissagem do Discovery no Kennedy Space Center às 5h45 (horário local) do próximo dia 7 de agosto.


Fonte: Folha On-line

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2005, 13:26:08 »
28/07/2005  - 10h52
Discovery se acopla com êxito à Estação Espacial Internacional
da EFE, em Moscou

O ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, se acoplou com êxito nesta quinta-feira à ISS (Estação Espacial Internacional), informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.

O Discovery se enganchou no módulo americano às 11h16 GMT (08h16 de Brasília), disse um porta-voz do centro citado pela agência Interfax. "O acoplamento transcorreu sem novidades. Todos os sistemas funcionaram de acordo com o programa previsto", ressaltou.

Antes do acoplamento, o Discovery fez uma manobra na qual passou a uma distância de 183 metros da ISS para que seus tripulantes, o russo Serguei Krikaliov e o americano John Philips, pudessem filmar e fotografar o casco da nave.

Este material gráfico servirá de informação adicional para que os especialistas da Nasa comprovem o estado do Discovery após o desprendimento de um fragmento de espuma isolante captado pelas câmaras da nave durante sua decolagem na terça-feira.

O Discovery leva alimentos e equipamentos para a ISS, entre eles um giroscópio, instrumento indispensável para controlar a orientação e a estabilidade do engenho espacial.

Também transporta o módulo de carga Raffaello, construído pela Agência Espacial da Itália, que será carregado com equipamentos e resíduos acumulados na ISS.

Segundo o programa de vôo, o Discovery permanecerá acoplado à ISS por oito dias, enquanto sua tripulação checará os diferentes sistemas de controle e navegação da nave, a integridade do casco e de seu revestimento térmico e realizará outras tarefas.

Durante essa missão, estão previstas três caminhadas espaciais dos astronautas Soichi Noguchi e Steve Robinson.


Fonte: Folha On-line

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2005, 13:37:51 »


Ônibus espacial Discovery passa a cerca de 180 m da Estação Espacial Internacional para que seu casco seja fotografado (11h17)

Fonte: Folha On-line

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Ônibus espacial Discovery é lançado com sucesso
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2005, 14:21:29 »
04/08/2005  - 10h48
Relatório divulgado em 2004 apontava problemas no Discovery
da Folha Online

Um relatório divulgado em dezembro de 2004 apontava problemas no ônibus espacial Discovery, que se concretizaram durante a missão. O documento citado nesta quinta-feira pelo "The New York Times" fazia advertências em relação à espuma isolante aplicada no tanque externo da nave, que, de fato, se desprendeu.

Segundo o jornal, o relatório de 23 páginas não recomendava o cancelamento da missão, mas condenava o controle de qualidade e algumas práticas adotadas pelo Centro de Montagem Michoud, em Nova Orleans.

Essa fábrica gerenciada pela Lockheed Martin, grupo ligado à Nasa, sofreu duras críticas depois do incidente da Columbia --a nave se desintegrou em 2003, deixando sete astronautas mortos.

"É óbvio que os engenheiros do tanque externo [do Discovery] não fizeram um trabalho minucioso para identificar as possíveis variações causadas quando a espuma é aplicada com as mãos", diz o relatório elaborado por Conley Perry, chefe aposentado da divisão de engenharia de qualidade do Centro Espacial Johnson.

A gerência da Lockheed Martin, afirma o documento, se preocupou com a agenda e por isso relutou em reavaliar os problemas de controle de qualidade. Isso teria acontecido apesar de a Nasa insistir que prioriza a segurança das naves, e não o cronograma dos vôos.

O relatório foi enviado em um primeiro momento aos gerentes de segurança da Nasa por e-mail. Depois, ele teria sido divulgado amplamente. A pessoa que entregou o texto ao "The New York Times", por exemplo, teve acesso ao conteúdo mesmo sem autorização do autor. O jornal não divulga o nome da fonte.


Fonte: Folha On-line

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
A reentrada do Discovery
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2005, 08:43:35 »


Em órbita

O ônibus espacial Discovery voa "de cabeça para baixo" na órbita da Terra.
Assim o aquecimento da nave é controlado.




Reentrada

Para reentrar na atmosfera, o ônibus espacial muda de direção.
Dessa forma, os motores ajudam a nave a diminuir sua velocidade.



Ângulo

Uma manobra da nave é feita pouco antes que ela entre nas camadas superiores da atmosfera da Terra.
O ângulo de reentrada tem que ser de cerca de 40 graus.



Calor

A ponta do ônibus espacial é elevada para que as placas de proteção contra altas temperaturas escorem a maior parte do calor.
As temperaturas nas asas e no nariz da nave chega a 1.650 graus centígrados.



'Avião'

Na medida em que a velocidade do ônibus espacial diminui, a nave começa a voar quase como um avião, usando os flaps das asas e da cauda para manobras.
Essas manobras ajudam a nave a diminuir ainda mais sua velocidade.



Pouso

O ônibus espacial baixa de uma altitude de mais de 360 quilômetros a alta velocidade e em um ânculo de 19 graus.
Este ângulo é muito maior do que o de aviões comerciais.
A distância entre onde a operação de pouso começou e onde a nave pára chega a quase a metade do globo terrestre.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: A reentrada do Discovery
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2005, 15:26:14 »
Já pousou
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: A reentrada do Discovery
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2005, 20:20:13 »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!