Eu sou completamente a favor de premiar os alunos com dinheiro ou outros incentivos materiais. A motivação dos estudantes é fundamental para eles se esforçarem e esse papinho de conhecimento pelo conhecimento não convence muita gente. Adam Smith estava certo também sobre as escolas, as pessoas em geral não estudam porque amam estudar, elas estudam porque visam algum objetivo. Para os jovens de classe média que estudam em escolas particulares, esse objetivo pode ser o vestibular e uma carreira, mas é uma minoria dos estudantes que sequer cogita fazer um vestibular, a maioria termina seus estudos ao fim do colegial, isso quando os termina, e não têm motivação nenhuma para estudar. Acho que prêmios como o que se paga em Minas Gerais e o que estão propondo para São Paulo são uma solução realista para o problema, o de Minas por ajudar a conter a evasão e o de São Paulo para motivar os alunos a se dedicarem mais. Entretanto, do jeito como está proposto, esse projeto paulista pode acabar mesmo só com os alunos fingindo que estudam, seria mais eficaz premiar por resultados, por exemplo, prêmio de R$ 50,00 para os 10 % alunos com melhores notas na turma. Eu aceitaria de bom grado que o dinheiro dos meus impostos virasse um telefone celular comprado com as notas de um adolescente da periferia que aprendeu que pode conquistar seus objetivos estudando, em vez de roubando ou vendendo droga.