Ok, caríssimo Arcanjo, só gostaria de ressaltar que eu jamais defendi a ditadura cubana, embora defenda a Revolução Cubana
dentro daquele contexto histórico! Nunca fui a favor da
eternidade de Fidel no poder e considero mais do que autoritário,
um ato de extrema burrice, impedir cidadãos cubanos de deixarem a ilha. Nunca entendi isso. Será que é o temor de que
todo mundo se mude para Miami? Não acredito nisso, pois milhões de africanos vivem num inferno pior ainda e nem por isso todos eles deixam ou tentam deixar a África. Teria sido melhor para a própria imagem de Fidel e a esquerda em geral se tivessem acabado com esse absurdo há muito tempo! Quem quiser viver como verdadeiro comunista que fique lá, quem não quiser que vá embora. Simples, não? O que eu tentei dizer, mas acho que não consegui, é que quem nasce num favelão aqui no
Bananão Brasil também não tem muita opção, isto é, embora o Estado não impeça o direito de ir e vir,
as condições sócio-econômicas dessas pessoas são uma barreira filha-da-puta! Como é que um garoto favelado, que muitas nem sabe quem é o pai, vivendo naquela miséria maldita vai conseguir alguma coisa na vida? A não ser que ele seja favorecido com uma inteligência acima da média ou tenha talento nos pés, dificilmente vai sair daquela prisão. Ou vão tentar me convencer de que engraxando sapatos
(nos dias de hoje, bem entendido!), vendendo balinhas ou fazendo malabarismos em semáforos (ainda tem a opção do Cirque du Soleil

), o cara vai conseguir ascender socialmente. E se depender do
lixo em que se transformou o ensino público?
Resumindo, é isso!