Autor Tópico: França deve acessar dados telefônicos por causa do terror  (Lida 526 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
França deve acessar dados telefônicos por causa do terror
« Online: 26 de Julho de 2005, 17:53:09 »
26/07/2005  - 15h51
França deve acessar dados telefônicos para combater terrorismo[/b]
da Folha Online

O governo francês anunciou nesta terça-feira que irá adotar novas medidas para permitir às forças de segurança do país o uso de câmeras de vigilância e acesso a dados telefônicos para combater o terrorismo.

O anúncio aconteceu depois que o presidente francês, Jacques Chirac, convocou uma reunião com membros do alto escalão da segurança da França para "avaliar a ameaça terrorista" representada por indivíduos suspeitos e redes terroristas.

O presidente francês pediu ao primeiro-ministro da França, Dominique de Villepin, e a outros ministros para aplicarem as novas medidas o mais breve possível.

O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, disse que o esboço de um projeto de lei já está sendo preparado e pode ficar pronto para ser apresentado ao Parlamento francês até o fim de agosto. As novas medidas de segurança, no entanto, não foram detalhadas.

Depois dos atentados que mataram 52 pessoas em Londres, a França decidiu suspender a livre circulação de pessoas nas suas fronteiras. Segundo Sarkozy, a medida está prevista nos acordos de Schengen --firmados no âmbito da UE.

Os acordos de Schengen, assinados em 1985, estipulam a livre circulação de pessoas nas fronteiras de alguns países para os povos de nacionalidade européia, com exceção aos estrangeiros, às mercadorias e nos aeroportos. Um dos pontos do acordo, porém, permite a retomada dos controles migratórios.

"Existe uma cláusula que prevê a possibilidade de reforço do controle [nas fronteiras]. Não é nenhuma novidade. Se nós não reforçarmos os controles após a morte de 52 pessoas, eu não sei quando nós o faremos", disse Sarkozy.

No mesmo espírito, a União Européia (UE) como um todo vem intensificando suas medidas de segurança, para evitar novas ameaças terroristas. Hoje, a UE apresentou um conjunto de medidas para reforçar os controles de transferências bancárias, para evitar o financiamento de ações e grupos terroristas.

As propostas incluem a exigência de que todas as movimentações de dinheiro sejam acompanhadas de informações sobre quem realiza a transferência, como nome, endereço e número de conta. Seria monitorada a movimentação de fundos em qualquer moeda, enviados ou recebidos por um prestador de serviços de pagamento na UE, segundo a Comissão Européia (o braço executivo da UE).


Fonte: Folha On-line

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: França deve acessar dados telefônicos por causa do terr
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2005, 17:57:03 »
e é claro que vão aparecer uns pentelhos pra protestar. ou não. talvez só valha a pena protestar se a "invasão dos direitos humanos" aconteça nos eua (meter pau nos eua nunca é demais né?). parece que o terrorismo teve de ir pro solo europeu pra eles pararem de pentelhar os eua.

mas justificado. isso é um guerra! se os islâmicos têm de sofrer pela merda que suas minorias fazem, azar o deles. os terroristas que pensassem nisso antes de pôr seu povo na grelha. e quantos, apesar de não se explodirem, ficam omissos quando têm contato com algum terrorista ou até celebram atos terroristas?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!