Autor Tópico: "Há menos liberdade intelectual na ciência"[??]  (Lida 734 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
"Há menos liberdade intelectual na ciência"[??]
« Online: 18 de Agosto de 2010, 11:51:31 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/778133-ha-menos-liberdade-intelectual-na-ciencia-diz-medico-alemao.shtml


O alemão Harald zur Hausen, 74, diz, com seu tom de voz sempre baixo, que, apesar da internet, é mais difícil para um cientista jovem fazer um bom trabalho hoje. "Há enorme pressão para publicar [artigos científicos] rápido. É contraprodutivo. Precisamos dar aos cientistas jovens um período de mais liberdade, estimular alguma independência intelectual, para que desenvolvam ideias por eles mesmos." Com essa pressão, a tendência é fazer o que todos já estão fazendo - é mais garantido do que apostar alto. Hausen, que esteve em São Paulo para um encontro organizado pelo Hospital A. C. Camargo, fala por experiência própria. Quando todos achavam que o câncer no colo de útero era causado pelo vírus da herpes, ele apostou no HPV. Fracassou por cinco anos, até que, em 1983, mostrou que estava certo.

Ganhou o Nobel em 2008. Quando sua neta de três anos soube, começou a chorar. Ninguém entendeu, e ela explicou, inconsolável: "Também quero um Nobel." Se a garota quiser levar o projeto adiante, Hausen tem um conselho. "É sempre bom passar pelo menos dois anos fora do seu país de origem", diz. "Justamente para adquirir novas ideias, novas maneiras de pensar, e também um estilo de vida diferente."

Foi o que ele fez na década de 1960, quando morou nos EUA. A Alemanha, diz, tinha sofrido com a saída de bons cientistas durante o nazismo - "e leva muito tempo para um país se recuperar disso".

"Nos EUA, você discutia suas ideias, ainda que fossem loucas, com muita gente boa. Satisfação que eu não tinha, antes, na Alemanha." [...]
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: "Há menos liberdade intelectual na ciência"[??]
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:10:41 »
É verdade, a galera de ciências hoje "tem que dar produção".
Só que é meio complicado distribuir bolsas e não ter algum tipo de controle sobre isso...

É a lei do mercado chegando nas universidades!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: "Há menos liberdade intelectual na ciência"[??]
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:55:45 »
"Há enorme pressão para publicar [artigos científicos] rápido. É contraprodutivo. Precisamos dar aos cientistas jovens um período de mais liberdade, estimular alguma independência intelectual, para que desenvolvam ideias por eles mesmos."
Concordo, em partes. Mestrado, Doutorado, tá ficando muito popular...quase banal*... mas a parte boa, é que de um monte de bobagens, artigos redundantes, se misturar tudo bater no liquidificador pode até sair alguma coisa útil (que sirva para pesquisas posteriores). **


"Nos EUA, você discutia suas ideias, ainda que fossem loucas, com muita gente boa. Satisfação que eu não tinha, antes, na Alemanha." [...]
O único problema é os charlatões (auto hemoterapia, homeopatia, bicarbonato de sódio, cicatrizes de vidas passadas). :sleepy: Aí fica aquele medo/preconceito de que alguma idéia louca seja algo no estilo da homeopatia (que não adianta discutir, porque quem defende geralmente é fanático e não aceita nenhum tipo de argumento contra).


*Eu já ví uniesquina com mestrado. :o
**E antes que me joguem pedras, eu já ví engenheiro com mestrado que não sabe resolver um simples exercício de física (nem sei como os prédios que ele projeta ficam em pé :duvida:).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!