Autor Tópico: Brasília e Goiânia têm melor qualidade de vida  (Lida 920 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Brasília e Goiânia têm melor qualidade de vida
« Online: 26 de Julho de 2005, 18:07:18 »
26/07/2005  - 16h51
Brasília e Goiânia lideram ranking de qualidade de vida da FGV[/b]
Publicidade
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Os moradores de Brasília e Goiânia são os mais satisfeitos com a qualidade de vida que têm, revela pesquisa divulgada hoje pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Brasília aparece no topo do ranking do índice de condições de vida elaborado pela instituição a partir dos dados da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) que considera também outras nove regiões metropolitanas e o município de Goiânia.

A pesquisa leva em conta aspectos como renda, quantidade e qualidade da alimentação, serviços de água, iluminação, fornecimento de energia, iluminação, poluição causada por trânsito ou indústria, violência e condições de moradia da família.

Segundo Fernando Blumenschein, um dos realizadores da pesquisa, a percepção da população sobre a qualidade de vida tem impacto direto sobre a economia. "Ela tem efeito sobre a produtividade da mão-de-obra, impactos sobre a atração de capital para essas regiões metropolitanas e consequentemente sobre a capacidade de crescimento e geração de emprego e renda", afirmou.

No ranking, Brasília obteve uma pontuação 108,27% acima da média da população nacional. A liderança também foi influenciada pela metodologia: o estudo considera apenas o projeto-piloto, que não inclui as cidades satélites.

Goiânia aparece como o segundo colocada, com 27,92% acima da média. São Paulo é o sexto colocado com percentual 8,19% acima da média. A qualidade de vida percebida pela população do Rio de Janeiro se aproxima da de regiões metropolitanas no Nordeste, como Recife e Fortaleza. O Rio aparece em oitavo lugar, com patamar de 13,91% abaixo da média.

Para Ricardo Wyllie, os resultados podem ser um indicativo da importância do planejamento urbano. "As regiões metropolitanas que conseguiram melhores colocações surgiram a partir de cidades planejadas, como Curitiba, Brasília e Goiânia. Esta é uma hipótese a ser investigada", disse.

Segundo os realizadores da pesquisa, as regiões metropolitanas nordestinas apresentaram resultados sensivelmente piores do que os obtidos nas outras regiões.

Fonte: Folha On-line

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Brasília e Goiânia têm melor qualidade de vida
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2005, 18:09:33 »
Citação de: Fernando
A liderança também foi influenciada pela metodologia: o estudo considera apenas o projeto-piloto, que não inclui as cidades satélites.

Ah, daí fica fácil né...

Aposto que em AlphaVille a qualidade de vida foi boa também.  :roll:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Brasília e Goiânia têm melor qualidade de vida
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2005, 18:15:10 »
era melhor que dessem a pontuação limpa e clara. esse esquema de abaixo e acima da média parece desnecessário e impreciso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2005, 19:22:25 »
Mesmo pegando só o Plano-Piloto estou achando surpreendente essa pontuação.  Conheço muitas cidades melhores para se viver do que Brasília.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2005, 19:24:18 »
Hum, mas no Plano Piloto não tem favelas/miséria, né? Curitiba, por exemplo, eu adoraria morar lá novamente, mas vai perguntar para os favelados da nossa querida Vila Pinto...

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2005, 00:47:31 »
Uau.. e olha que Brasilia não tem um custo de vida nem um pouquinho caro..
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Re.: Brasília e Goiânia têm melor qualidade de vida
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2005, 10:48:29 »
Citação de: Ricardo M
Hum, mas no Plano Piloto não tem favelas/miséria, né? Curitiba, por exemplo, eu adoraria morar lá novamente, mas vai perguntar para os favelados da nossa querida Vila Pinto...

Tem sim.  Volta e meia há inclusive notícias sobre o desalojamento de uma ou outra favela no Plano Piloto.  Há mendigos vivendo sobre saídas de ar do metrô bem no meio do plano, e todo dia se esbarra em gente pedindo dinheiro nos sinais de trânsito.  Alguns contam histórias tristes de não ter como voltar/ir para tal ou qual lugar e precisarem de ajuda para a passagem.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Re.: Brasília e Goiânia têm melor qualidade de vida
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2005, 10:53:17 »
Citação de: Perseus
Uau.. e olha que Brasilia não tem um custo de vida nem um pouquinho caro..

Os imóveis, pelo menos, são bem caros.  E o desemprego é preocupante.  A administração pública é incompetente a ponto de entrar no campo do criminoso.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2005, 16:31:41 »
Segundo o senso de 2000, se não me engano a melhor cidade para viver era Santo André ou São Caetano, ambas no estado de São Paulo. Os critérios são renda per-capita, taxa de mortalidade, duração de vida, cidade limpa, emprego essas coisas...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!