Fazendo uma analogia entre o ato de mentir e a ovulação oculta...
"O melhor mentiroso é aquele que acredita em sua própria mentira"
Talvez a ovulação humana oculta sirva exatamente para isso, para que a mulher "escolha" sem saber que está escolhendo...
Deve ser bem custoso para uma mulher comprometida saber que o filho que está esperando provavelmente é de algum de seus amantes mais atraentes ao invés do seu companheiro fixo.
Já que o período fértil dura alguns 4-5 dias, considerando que o ciclo tem 28 dias, é mais provável que ela faça mais sexo durante o período infértil de 18 dias (já descontado os dias de menstruação, que muitos homens enojam) com o companheiro fixo, adquirindo assim um falso convencimento maior de que o filho que espera é do seu marido traído.
E essa história dos orgasmos ocorrerem com maior freqüência e "eficácia" com os amantes e no período fértil, reforçam a hipótese do objetivo da ovulação oculta que é permitir que as mulheres "enganem" os seus companheiros fixos com maior facilidade.
Talvez isso seja um indício de que na espécie humana atributos típicos "de machos-alfa" como força física, status social e financeiro, território etc., não são garantias tão forte de sucesso reprodutivo o quanto é em espécies mais primitivas.