"O gás hélio está acabando", diz físico vencedor do Nobel
[...]
O gás hélio é a segunda substância mais abundante do universo - 24% da massa da Via Lactea é formada pelo elemento - mas na Terra o único modo de obtê-la é através da exploração de rochas. A maior reserva do mundo, com um bilhão de metros cúbicos, fica nos Estados Unidos, e é controlada pelo governo americano, que mantém fixos os preços do gás.
[...]
Fonte: http://migre.me/16V87
Interessante. Qual será a explicação disto?
Pelo que sei o Hélio pode ser encontrado, na natureza, em algumas manifestações vulcânicas e em certos depósitos de gás natural. E não conheço nenhuma particularidade geológica que possa favorecer os Estados Unidos nisto.
P.S.
Pesquisando um pouco na InterNet achei
isto:
As jazidas de gás natural, tal como preservaram o metano e outros hidrocarbonetos resultantes do processamento geológico da biomassa depositada em fundos marinhos há muitos milhões de anos, também puderam preservar o hélio que foi sendo gerado por elementos pesados contidos na crosta subjacente ou emanado do manto e percolado por fraturas.
A preservação foi assegurada por rochas impermeáveis sobrejacentes aos reservatórios de gás. Apenas uma pequena fração de jazidas de gás natural contem hélio em concentrações que justifiquem a sua extração.
Atualmente ele é ainda extraído de poços em que o teor é cerca de 0,3% mas se preve extraí-lo de poços com teores até 0,1%. As reservas mundiais de hélio estão estimadas em 40 mil milhões de metros cúbicos, concentrados nos EUA, Qatar, Rússia e Argélia, que sozinhos detém 80% das reservas.