Autor Tópico: Um lembrete: no Brasil, nenhuma religião se encontra acima da lei  (Lida 1344 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Um lembrete: no Brasil, nenhuma religião se encontra acima da lei
« Online: 25 de Agosto de 2010, 21:25:07 »
Texto interessante sobre discriminação religiosa:

Fatima Oliveira

Ser escrevinhadora de O TEMPO é gratificante não só porque amo escrever e tenho pendores de memorialista - quando criança, ouvir histórias à noite era um programão -, mas pela interação. Em 4 de maio, publiquei "A riqueza da diversidade na experiência do sagrado" e, no último dia 6, um leitor de Fortaleza (CE) escreveu-me sobre a atualidade do tema para um conflito que vive.

"Meu nome é Sebastião Ramos. Sou autor de uma denúncia pioneira no Brasil, contra uma discriminação religiosa atípica, aceita pelo Ministério Público do Ceará, desde agosto de 2009 - a desassociação da Igreja Testemunhas de Jeová: uma espécie de excomunhão aplicada contra jovens, homens, mulheres e até pessoas idosas no Brasil e no mundo inteiro. A pessoa que passa pela desassociação, ou pede para sair, é isolada socialmente (...). Em abril deste ano, o Ministério Público denunciou à Justiça, por discriminação religiosa, os dois pastores que me desassociaram da referida religião".

Em outro e-mail, recebi informações complementares: "DESASSOCIAÇÃO ocorre quando um membro é expulso por cometer um pecado (ou discordar do que é ensinado pelas Testemunhas de Jeová); e DISSOCIAÇÃO acontece quando um membro exerce seu direito de escolher outra religião. Em ambas, as pessoas com quem a afastada possui laços afetivos, se são testemunhas de Jeová, sejam da família ou não, passam a tratá-la como se ela não existisse ou nunca tivesse existido". A tentativa é produzir uma morte social? É pior, é redução a nada: um dano à honra e à imagem.

O fenômeno é tamanho que foi criado o Fórum das Ex-Testemunhas de Jeová! Muita gente confunde a Igreja Adventista do Sétimo Dia com Testemunhas de Jeová. Durante anos e anos, eu não sabia diferenciar uma da outra. Antes, pontuo que não entro na polêmica de quem é igreja ou seita. É inútil, pois ter ou não ter uma religião é um direito constitucional no Brasil. Logo, devemos respeitar como religião qualquer ajuntamento de pessoas que professa uma fé deísta e se diga Igreja, Torre da Vigia, candomblé, umbanda etc. Instigada pelo e-mail do Sebastião, rememorei o que sabia sobre a religião Testemunhas de Jeová.

Em minha vivência em pronto-socorro, não é incomum encaminhar para a Justiça decidir sobre transfusão de sangue, que são contra. Tenho deferência pela autonomia de cada testemunha de Jeová, todavia, em cumprimento às leis do nosso país, entrego a decisão nas mãos da Justiça, que jamais deixou de autorizar ministração de sangue sob prescrição médica. Voltei no tempo. Era menina e ouvia o povo dizer: "Aquelas crentes das rouponas" ou "aqueles homens de terno preto, sem ser maçom", que batiam de porta em porta vendendo livros. Até já comprei uns sobre medicina natural. Se há uma coisa que admiro nos evangélicos é o trato com aparência: o ar de dignidade com que se vestem para os cultos.

No entanto, não silencio sobre o que se configura como discriminação religiosa: danos à honra e à imagem de uma pessoa por qualquer religião. A associação a uma denominação religiosa é livre - um ato de autonomia da pessoa, que vale para entrar e para sair. Às religiões que não pensam assim: saibam que em território brasileiro estão sujeitas ao cumprimento da lei, sem choro, sem vela e muito menos fita amarela! Assim sendo, nenhuma religião no Brasil está acima da lei. Então, não dá para calar quando experiências do sagrado cometem discriminações. Não podemos contemporizar com tais práticas insanas contra a cidadania.

http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=3457&id_coluna=20

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Um lembrete: no Brasil, nenhuma religião se encontra acima da lei
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:36:57 »
Deixa ver se entendi, o cara participa de um clube, fere as regras desse clube, é expulso e reclama? Ele não sabia das regras quando entrou?
E quanto ao povo ignorar a pessoa que saiu, o que podem fazer? Obrigar as pessoas a conversar com ela?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2010, 22:15:31 »
Deixa ver se entendi, o cara participa de um clube, fere as regras desse clube, é expulso e reclama? Ele não sabia das regras quando entrou?
E quanto ao povo ignorar a pessoa que saiu, o que podem fazer? Obrigar as pessoas a conversar com ela?

Você esta defendendo quem discriminou? É isso mesmo?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2010, 23:11:17 »
Não, acho totalmente errado as pessoas segregarem quem sai da religião ou é expulso, mas não vejo como evitar isso. Não tem como obrigar as pessoas a conversarem e serem agradaveis.

Ja a expulsão da igreja por descumpimento de regras eu não tenho nada contra.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2010, 23:29:25 »
Não, acho totalmente errado as pessoas segregarem quem sai da religião ou é expulso, mas não vejo como evitar isso. Não tem como obrigar as pessoas a conversarem e serem agradaveis.

Ja a expulsão da igreja por descumpimento de regras eu não tenho nada contra.

De fato, mas o clube incentivar seus sócios a segregarem essas pessoas é totalmente errado. Acho que a denúncia por discriminação religiosa e até por danos morais é pertinente. Outra coisa é que tem uma certa situação em que a analogia com um clube não vale: muitas pessoas recebem educação religiosa de seus pais sem terem exatamente direito a escolha. Imagine se você tivesse nascido numa família TJ, fosse criado nessa religião e decidisse se desvincular? Você não sabia das regras do clube quando entrou e se você decidir sair da igreja você corre sério risco de ser excluído pela sua família e pelos seus amigos. As regras do clube são imorais e merecem questionamento na justiça.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 23:32:47 por uiliníli »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2010, 23:34:58 »
Sim, provavelmente os pastores e a igreja vão ser punidos, mas a segregação do indivíduo não vai acabar. Acho que para acabar só se todos os excluidos entrassem com ações, fazendo com que o custo financeiro inviabilizasse futuras atitudes do tipo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!